Uma comitiva com cerca de 60 estúdios brasileiros de desenvolvimento de jogos está prestes a atravessar o Atlântico para levar ao mercado global grandes novidades, experiências e produtos da indústria nacional. Liderada pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), por meio do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) –, a delegação participará de dois dos principais eventos de games da Europa: a devcom (Developer Conference), que tem foco no ecossistema de desenvolvedores e acontece de 20 a 22 de agosto, e a gamescom, o maior evento de games do mundo para consumidores e a maior plataforma de negócios do setor na Europa, que acontece entre 23 e 27 de agosto. Ambos os eventos acontecem em Colônia, na Alemanha.
“A viagem deste ano tem um significado muito especial para a indústria brasileira de desenvolvimento de games. Além de contar com a incrível presença de quase 60 estúdios – um crescimento de cerca de 26% em relação ao ano passado –, o Brasil será o grande homenageado da gamescom em reconhecimento ao importante polo de desenvolvimento em que o País tem se transformado”, comemora Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
O tributo à indústria nacional de games é fruto de uma parceria liderada pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) com a Associação da Indústria Alemã de Games, também por meio do Brazil Games. Com isso, o país terá grande destaque no pavilhão de exposições da feira em Colônia/Alemanha, participando da cerimônia de abertura, tendo um estande com a presença dos estúdios nacionais e cumprindo uma extensa agenda de compromissos.
Entre outras atividades, estão previstas reuniões, rodas de conversas, rodadas de negócios, apresentações de projetos e palestras. Na devcom o Brasil coordena um painel no dia 22 sobre Como Fazer Negócios com o Brasil; participam Rodrigo Terra, presidente da Abragames, Gustavo Steinberg, CEO do BIG Festival, Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, e Fábio Cesnik, da CQS/FV Law Firm. Ainda no dia 22, alguns estúdios brasileiros vão expor seus jogos no Courage Cologne @devcom Developer Night - o evento acontecerá das 19h às 23h50.
Já no dia 23, além de um evento de início das atividades da gamescom no próprio estande do Brazil Games, serão realizadas reuniões importantes, como com o Google, e um almoço de networking promovido pelo estado do Rio Grande do Sul. No dia seguinte, o destaque será para o painel “O Poder do Brasil. Reconstruindo o setor audiovisual por meio dos games e da diversidade”, que terá a participação do presidente da Abragames, Rodrigo Terra, e parceiros como Gustavo Steinberg, do BIG Festival; Ricardo Chantilly, da organização não governamental Afrogames; Cláudia Gonçalves, do Ministério da Cultura do Governo Federal, e Eros Silva, da ApexBrasil
Para mostrar um pouco mais sobre as raízes e cultura brasileiras, a ONG Afrogames, que também integrará a delegação, levará cinco influenciadores de games à Alemanha. Os convidados vão compartilhar suas experiências e falar sobre diversidade na indústria nacional. A ação será realizada em conjunto com o TikTok e tem como objetivo impulsionar e dar visibilidade a criadores de conteúdo de comunidades do Rio de Janeiro.
Entre os jogos que serão exibidos durante a gamescom estão: Horla (Mr. Dev Studio), Cangaceiro (Ignite Game Studio), Midnight Dreams (Extraordinary Games), MATINTA (Eter Games), BlackThorte Keeps - Chronicles (Limiar Studios), Manchester City Freestyle Academy (HERMIT CRAB GAME STUDIO), Tower of Samsara: Hidden Treasures (Ilex Games), O.U.T.T (Ilex Games), Lux Ex: Cyber Initiation (Ilex Games), Chessarama (Minimol Games), Winged (Druzina Content), LAIzy Picture Phone (Canvas Games), Music Rush (Canvas Games), The Light of the Darkness (QUARTOMUNDO), Gaucho and the Grassland (Epopeia Games).
Após a devcom e a gamescom, 11 dos estúdios da delegação brasileira embarcam para a Missão Finlândia, uma viagem ao país nórdico que também tem como objetivo gerar novos negócios e dar amplitude aos projetos brasileiros. Em Helsinque, os desenvolvedores terão uma agenda repleta de encontros e reuniões com figuras importantes para o ecossistema local, muito conhecido por grandes empresas de games, especialmente no segmento mobile. A Missão Finlândia é uma realização da Business Finland com o apoio da Abragames.
Os 54 estúdios que fazem parte da comitiva da viagem à Alemanha são:
- Aiyra (RJ)
- AOCA Game Lab (RS)
- ARVORE Immersive Experiences (SP)
- Beta2 (RS)
- BIG Festival (SP)
- Canvas Games (RS)
- Clap Clap Games (RS)
- Coffeenauts (SP)
- Cyan Heart Studio (RE)
- Druid (SP)
- Druzina Content (RS)
- Epopeia Games (RS)
- Eter Games (SP)
- EVO Games Studio (RN)
- Extraordinary Games (SP)
- Flutu Music (SP)
- Flux Games (SP)
- Fogo Games (SP)
- Games Dev Hub (RJ)
- HAMMER95 (RS)
- HERMIT CRAB GAME STUDIO (RS)
- Hyper Dive (RS)
- Ignite Game Studio (SP)
- Ilex Games (SP)
- Infinity Green Game Studio (SP)
- IzyPlay (RS)
- Kokku (PE)
- Kreativitas (RS)
- Lab Secreto (SP)
- Limiar Studios (RJ)
- Luski Game Studio (SP)
- Mad Mimic Interactive (SP)
- Main Leaf (SP)
- Memy (SP)
- Minimol Games (RJ)
- Mr. Dev Studio (RS)
- Nuuvem (RJ)
- PETIT FABRIK (AM)
- Pulsatrix Studios (SP)
- QUARTOMUNDO (RJ)
- Radioativa Game Sounds (RS)
- Rockets Audio (SP)
- Rogue Snail (MG)
- RoundTable Studio (RS)
- Savegame (SP)
- Smash Mountain Studio (RJ)
- Sorora (RS)
- Split Studio (SP)
- Tempo Filmes (SP)
- Theogames (SP)
- The Glitch Factory (DF)
- Webcore Games (SP)
- White Wolfy (SP)
- Yellow Panda Games (SC)
Para mais informações sobre a Abragames, visite o site oficial.
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Informações para a imprensa:
DRONE Comunicação
Julia Carmona
+55 11 97167.3513
julia@agenciadrone.com.br
Caio Matta
+55 11 3672.3531
caio@agenciadrone.com.br
Victor Ribeiro
+55 11 3672.3531
victor@agenciadrone.com.br