Segunda maior economia africana apresenta mais de 180 oportunidades para exportações brasileiras

Segunda maior economia africana apresenta mais de 180 oportunidades para exportações brasileiras

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Perfil de Comércio e Investimentos Nigeria traz dados e análises sobre a macroeconomia nigeriana, o comércio bilateral e os investimentos entre Brasil e Nigéria 

 A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) publicou, nessa segunda-feira (15/07) o Perfil de Comércio e Investimentos: Nigéria 2024. Este estudo é parte de uma série de análises detalhadas sobre mercados africanos, incluindo Egito, Etiópia, África do Sul e o continente africano como um todo. A Nigéria, devido à sua importância econômica e populacional, é o foco desta nova publicação.

O país destacou-se em 2023 como a nação mais populosa da África e a segunda maior economia do continente, atrás apenas da África do Sul. Nesse mesmo ano, o Brasil ocupou a posição de 11º maior fornecedor da Nigéria, com exportações que totalizaram quase US$ 1 bilhão. 

Além do setor açucareiro, responsável por 75% das exportações para a Nigéria, outro destaque nas vendas brasileiras para o país são as Aeronaves e partes , que registraram um crescimento médio anual de aproximadamente 250% entre 2019 e 2023, sublinhando a expansão das relações comerciais entre os dois países. 

O estudo também identificou 183 oportunidades comerciais para diversos produtos brasileiros na Nigéria, destacando-se Combustíveis minerais; Máquinas e equipamentos de transporte; Produtos alimentícios e animais vivos; e Produtos químicos e relacionados. Produtos como hidrocarbonetos aromáticos; Veículos para transporte de mercadorias; Preparações alimentícias de farinhas, sêmolas e amidos; além de Ácido glutâmico e seus sais, estão entre os que apresentam maior potencial de exportação.

A ApexBrasil mantém dois Projetos Setoriais focados na Nigéria: um no setor de Alimentos e Bebidas, representado pela UNICA (Indústria de Cana-de-Açúcar), e outro no setor de Saúde, com a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos). Esses projetos visam fortalecer ainda mais a presença brasileira em setores estratégicos no mercado nigeriano.

Em termos de investimentos, embora o Banco Central do Brasil não tenha divulgado o estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) da Nigéria no Brasil em 2022, há registros da presença de três empresas com capital nigeriano no país em 2020.

Para ter acesso a todos os dados e às análises completas, baixe o estudo nesse link 

Tema: Inteligência
Mercado: América do Sul — África
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: