Criada na China, maior rede de sucos e sorvetes bebidas do mundo, anunciou investimentos de R$ 3,2 bilhões no país, com estimativa de gerar 25 mil empregos até 2030
A empresa chinesa Mixue, considerada maior rede de sucos e sorvetes do mundo, com mais de 45 mil lojas em operação, anunciou um investimento de R$ 3,2 bilhões no Brasil, com a previsão de gerar 25 mil empregos até 2030. A iniciativa integra um pacote de R$ 27 bilhões em investimentos chineses anunciados durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, realizada entre os dias 12 e 14 de maio, com articulação e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
"Aproveitando a vinda do presidente Lula à China, firmamos um acordo com a Mixue. A rede tem 45 mil lojas espalhadas pelo país, é uma das maiores redes do mundo, maior até que o McDonald's. E agora, a partir desse acordo, vão começar a importar polpa de fruta do Brasil inteiro. Essa parceria vai movimentar o mercado de frutas brasileiro”, comemora Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Segundo Viana, a iniciativa abre portas não apenas para novos mercados, mas para a valorização do sabor e da produção regional. "Mais do que vender ou exportar um produto, estamos levando o sabor do Brasil para a China. O Nordeste tem frutas tropicais incríveis, e o Norte tem uma variedade enorme de frutas da Amazônia, como o açaí. Estamos muito contentes, porque é isso que queremos: mais investimentos no Brasil e mais negócios para o país no mundo, especialmente com a China, que é o nosso maior parceiro comercial", completou.
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participou da missão brasileira à China e é importante aliada na promoção das frutas nacionais. “O Brasil é hoje um dos maiores produtores de frutas do mundo, com uma diversidade única que inclui melão, manga, uva, limão, avocado, entre tantas outras”, lembrou Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas. Com o apoio da ApexBrasil, a Abrafrutas assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Produtos Alimentícios, Produtos Nativos e Derivados Animais (CFNA). O acordo visa fortalecer a cooperação entre os setores de frutas dos dois países, promovendo práticas sustentáveis e ampliando o comércio bilateral.
De acordo com a Abrafrutas, em 2024 o Brasil exportou mais de 1 milhão de toneladas de frutas, gerando uma receita superior a US$ 1,287 bilhão, um aumento de quase 4% em valor em comparação a 2023. A entidade, em parceria com a ApexBrasil, coordena o projeto setorial Frutas do Brasil, que promove a internacionalização da fruticultura nacional.
Sobre a Mixue
A história da Mixue começou em 1997, na província de Henan, na China, com um pequeno ponto de venda de raspadinhas. Desde então, a empresa cresceu de forma acelerada e transformou-se em uma das maiores cadeias de bebidas geladas e sorvetes do mundo. Atualmente, a rede conta com mais de 45 mil lojas espalhadas por 12 países, incluindo mercados asiáticos como Singapura e Tailândia.
Com essa ampla presença global, a Mixue ultrapassou marcas icônicas do setor de alimentação, como McDonald’s e Starbucks, em número de unidades, e se consolidou como uma potência no segmento de consumo rápido e acessível.
Missão à China
Na oportunidade da visita oficial do presidente Lula à China, a ApexBrasil vem realizando uma série de inciativas de promoção comercial no país asiático que começaram na última segunda-feira (12). A missão começou com o Seminário Empresarial China-Brasil, que reuniu mais de 700 empresários de ambos os países, e resultou em anúncio de R$ 27 bilhões em investimentos chineses no Brasil em setores como indústria automotiva, energia renovável, tecnologia, mineração, saúde, logística e alimentos.
Na quarta-feira (14), o foco das iniciativas foi na promoção do agro brasileiro. A Agência realizou o seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar, reunindo entidades setoriais do agro nacional e chinesas, inaugurou o novo escritório da carne brasileira na China, em parceria com ABIEC e ABPA, e assinou mais uma parceria com a Luckin Coffee, que agora terá 34 novas lojas temáticas do Brasil na China.
No dia 15, foi a vez do projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes, na cidade de Nanjing. O evento contou com seminário, rodadas de negócios entre 25 empresas brasileiras e 30 empresas chinesas e um jantar de gala, com o objetivo de marcar o início de uma nova estratégica de promoção da carne bovina brasileira fora dos grandes centros como Pequim e Xangai.
A missão será encerrada com a participação do Brasil na Sial China, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, que acontece entre 19 e 21 de maio, em Xangai. A delegação brasileira será composta por empresas expositoras e contará com um pavilhão nacional organizado pela ApexBrasil.