Crédito: Rogério Von Kruger 

Corporate Venture in Brasil: 8ª Edição teve início nessa terça-feira e traz braços de investimento de grandes corporações para conhecer o ambiente de negócios brasileiro

Corporate Venture in Brasil: 8ª Edição teve início nessa terça-feira e traz braços de investimento de grandes corporações para conhecer o ambiente de negócios brasileiro

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

CEO da LG Technology Ventures e Sócia do Amazon Climate Pledge Fund vem ao Brasil pela primeira vez, durante principal evento de inovação aberta da América Latina

O evento Corporate Venture in Brasil 2024 é uma imersão no mundo do Corporate Venture Capital (CVC) e está reunindo grandes nomes do setor para compartilhar experiências, tendências e cases de sucesso que estão moldando o futuro dos investimentos corporativos. Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Global Corporate Venturing (GCV), o evento - que começou ontem e termina hoje, quarta-feira, 30 de outubro - tem como objetivo consolidar o ecossistema de venture capital brasileiro por meio da expansão de fundos de CVCs internacionais no país.

Dentre a programação, que conta com painéis, pitch sessions, workshops e mesas de negócio, destaca-se a presença do painelista Dong-Su Kim, CEO da LG Technology Ventures, que veio pela primeira vez no Brasil, explorar o ambiente de negócios: “Essa é minha primeira vez no Brasil e eu estou aqui para aprender sobre o quão vibrante é o mercado de capitais aqui. Eu estou achando o país muito interessante, pois mistura uma tecnologia única, muita criatividade e pessoas inovadoras, além das fontes naturais que o Brasil possui. O cenário é muito promissor”, destacou Dong-Su Kim.

O evento vem trazendo discussões interessantes no ecossistema de Corporate Venture Capitals. O painel “Co-investing with a venture capitalist” ("Co-investir com um capitalista de risco"), trouxe os desafios e oportunidades de se investir de forma conjunta: “Quando a gente coloca o investidor no centro, a aliança entre VCs e CVCs se unindo na mesma rodada de investimento, além de trazermos mais ferramentas e opções para o investidor, a gente mitiga riscos. É muito saudável quando você consegue fazer uma rodada onde você traz esse mix de investidores”, pontuou o painelista Gustavo Cavenaghi, chefe de investimentos da Kortex Ventures.

Os investimentos feitos por meio de Corporate Ventures permitem que, ao invés de apenas desenvolver ou aprimorar um produto, serviço ou processo, seja possível criar um novo negócio dentro da empresa, explorando mercados e nichos diferentes daquele em que ela tradicionalmente atua.

E dentre as principais tendências em termos de busca por novas soluções, destaca-se a temática da transição energética, na busca contínua por soluções que promovam energia limpa. Paula Rizzi, da Suzano Ventures, destaca que a empresa aprovou investimentos no montante de 70 milhões de dólares para investir em startups em early stage. A empresa está buscando startups que os auxiliem a avançar tecnologicamente em relação às quatro verticais prioritárias da empresa, que incluem uso de biomassa de eucalipto para produzir novos biomateriais, produção de embalagens sustentáveis, forcetech e tecnologias voltadas para a cadeia de carbono.

O Brasil segue na liderança do ecossistema de CVC na América Latina e nosso ambiente de negócios cada vez mais favorável tem atraído a atenção de fundos de investimento renomados. Phoebe Wang, Sócia do Amazon Climate Pledge Fund, esteve também pela primeira vez no Brasil durante o Corporate Venture in Brasil e destacou a atual estratégia da Amazon para um futuro com zero emissões de carbono. Nesse sentido, destacou o olhar do fundo - que destina 2 bilhões de dólares para corporações que revertem as mudanças climáticas – para empresas que promovam soluções tecnológicas sustentáveis e os auxiliem a reduzir as emissões de carbono.

O evento ainda contou ainda com firechats, espaço descontraído onde especialistas compartilham visões sobre temas quentes do mercado, e unpanels, modalidade inovadora de debate que contou com especialistas em debates de temas importantes para o mercado de investimentos. Como criar valor para empresas do portfólio; como escalar com Venture Building e como conectar universidades, cientistas e CVCs para bons negócios foram alguns dos temas escolhidos para as discussões desse ano.

Tema: Outros
Mercado: Outros
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: