O novo escritório dará suporte direto às empresas associadas, facilitará o relacionamento com autoridades locais e fortalecerá ações de promoção comercial, incluindo as ações promovidas pelos projetos setoriais Brazilian Beef, Brazilian Chicken, Brazilian Pork e Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck, mantidos pelas entidades em parceria com a ApexBrasil.
A China manteve sua posição como principal mercado das carnes brasileiras no primeiro trimestre de 2025. Somente de carne de frango, o país asiático importou 140,4 mil toneladas. As compras de carne suína chegaram a 53,4 mil toneladas no mesmo período.
“Estabelecer uma estrutura fixa na capital chinesa é uma iniciativa fundamental para garantir mais previsibilidade e agilidade na interlocução com o governo local, especialmente em temas sanitários, regulatórios e comerciais”, destaca Roberto Perosa, presidente da ABIEC.
Já o presidente da ABPA, Ricardo Santin, ressalta o fortalecimento do papel do Brasil como parceiro confiável. “Este é um movimento estratégico para ampliar o protagonismo do Brasil como parceiro confiável da segurança alimentar mundial. A base em Pequim funcionará como uma ponte entre os setores produtivos brasileiros e os mercados asiáticos, favorecendo a construção de parcerias de longo prazo e a resposta a demandas comerciais e sanitárias com mais agilidade e proximidade”, afirma.
Parceria com a Luckin Coffee
Encerrando a agenda do dia, foi firmada uma nova parceria entre a ApexBrasil e a gigante chinesa Luckin Coffee, a maior rede de cafeterias do país. O acordo prevê a abertura de 34 lojas temáticas com identidade brasileira, ampliando a visibilidade dos produtos do Brasil no varejo chinês e promovendo a cultura e os sabores nacionais ao consumidor local.
“A parceria com a Luckin Coffee me enche de orgulho e alegria, porque café é sinônimo de Brasil no mundo”, afirmou Jorge Viana durante inauguração de uma das lojas temáticas para promover o Brasil, localizada em centro estratégico de Pequim. "Promover o café brasileiro aqui em Pequim é mais do que vender um produto, é levar o gosto do Brasil, é levar o nosso país. Com mais de 30 cafeterias temáticas, estamos espalhando a nossa cultura e fortalecendo a imagem do Brasil entre os chineses", acrescentou.
Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de participar de um momento de degustação e de competição sobre o sabor do café brasileiro com a presença de Dionatan Almeida, campeão do World Cup Tasters Championship 2024. O brasileiro é provador e classificador de cafés nas Fazendas Caxambu e Aracaçu, ambas localizadas em Três Pontas (MG).
Missão à China
A programação do dia 14 integra a missão do Brasil à China, marcada pela presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e série de eventos no país. Organizada pela ApexBrasil, a agenda de promoção comercial e atração de investimentos segue nas cidades de Nanjing e Xangai. As ações contam com o apoio do MRE, MDIC e do MAPA, além de entidades parceiras.
Nos dias 15 e 16, em Nanjing, será lançado o projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes, voltado à promoção da carne bovina brasileira fora dos grandes centros.
A missão se encerra com a participação do Brasil na Sial China, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, que acontece entre 19 e 21 de maio, em Xangai. A delegação brasileira será composta por empresas expositoras e contará com um pavilhão nacional organizado pela ApexBrasil.