Tradição, afeto e protagonismo: Rui Galopim de Carvalho fala sobre a experiência de mediar o ICA Congress no Brasil

14/05/2025
Notícias do Agro
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Tradição, afeto e protagonismo: Rui Galopim de Carvalho fala sobre a experiência de mediar o ICA Congress no Brasil
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Empresas do Precious Brazil também estarão em evento que reunirá líderes globais do setor de gemas de cor

O Brasil volta a sediar, em maio de 2025, um dos encontros mais importantes do setor global de gemas de cor: o ICA Congress. O evento contará com a presença de empresas brasileiras participantes do projeto Precious Brazil, uma iniciativa conjunta do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem como objetivo posicionar o setor no mercado internacional por meio de ações estratégicas de promoção comercial e institucional. Para o gemólogo português Rui Galopim de Carvalho, mestre de cerimônia do congresso, a presença brasileira será um dos pontos altos do evento, justamente pelo valor humano, histórico e simbólico que o país representa na indústria global.

Com vasta experiência internacional, o gemólogo português será mais uma vez mestre de cerimônia do ICA Congress, desta vez em Brasília, de 19 a 22 de maio de 2025. Ele já atuou nesse papel na edição de Dubai e participou de outras edições realizadas no Brasil, como em 2011 e nos anos 1990. Em entrevista exclusiva para o Precious Brazil, Rui compartilhou suas impressões sobre a evolução do congresso, a importância do evento para o setor e seu carinho pela história que une Brasil e Portugal no universo das gemas.

Rui destaca que o ICA Congress é um evento único pela amplitude de temas abordados — ciência, mercado e sustentabilidade — e pela diversidade de vozes que o compõem: “É um retrato muito abrangente daquilo que é o setor da pedra corada a nível mundial”. Para ele, porém, o que realmente diferencia o congresso é o espaço de convivência entre os profissionais mais destacados do mundo, com uma atmosfera acolhedora que favorece conexões reais. “É um fórum onde as pessoas estão sempre muito descontraídas, o nível de formalidade é sempre muito relativo e, portanto, existe a atmosfera adequada, muito mais então no Brasil, onde é fácil de ter uma atmosfera alegre e descontraída para fazermos contatos privilegiados com nomes da nossa nosso setor, da nossa indústria, que normalmente nós só vemos na imprensa, vemos nos artigos, vemos nos livros e eles estão lá”.

O retorno do congresso ao Brasil, segundo ele, tem um significado especial. “Eu sou suspeito porque o Brasil é país irmão”, disse. “Aquilo que mais diferencia o anfitrião brasileiro é a alegria. A alegria do povo, o sorriso, a predisposição positiva. É um ambiente muito favorável para avançar nos negócios e no setor.” Para Rui, o cenário atual, de desafios econômicos e de competitividade global, exige união e responsabilidade da indústria. E o Brasil tem um papel central nisso: “Nós somos um setor que cumpre e que tem preocupações sociais, éticas e ambientais que são reais e não só apenas e só narrativas”.

Ao refletir sobre os desafios que o setor enfrenta, ele é enfático ao apontar a competição com outras indústrias de luxo como um dos principais pontos de

atenção. Para superá-la, segundo ele, será necessário reforçar a diferenciação da cadeia de gemas de cor: “Criamos muitos postos de trabalho e ajudamos a combater desigualdades nos países produtores. Temos uma mineração artesanal muito mais presente do que, por exemplo, no setor de diamantes. Apoiar essas comunidades é também uma forma de fortalecer o setor.”

Com sua experiência como educador e comunicador, Rui também ressaltou o poder transformador do encontro: “Temos uma empatia entre os colegas que é rara. O ICA Congress é mais do que um evento técnico, é um lugar onde se criam vínculos, onde há amizade, amor e carinho”.

Por fim, Rui lembrou a história que liga Brasil e Portugal desde os primórdios da mineração no país. Segundo o gemólogo, o setor da pedra corada no Brasil começa, de fato, no século 18, com a descoberta de diamantes em Diamantina, em Minas Gerais, que depois impulsionou a busca por outras gemas, como topázio, granada, água marinha e ametista. E isso teve grande impacto na ourivesaria portuguesa e europeia. Para ele, celebrar esse passado em um evento como o ICA é motivo de orgulho: “Temos uma história comum que tanto nos liga. E isso merece ser lembrado”.

O ICA Congress acontece de 19 a 22 de maio de 2025, no Royal Tulip Brasília Alvorada. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site oficial: icacongress.com

 

Sobre a ApexBrasil

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

 

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.

Tema: Não se aplica
Mercado: Não se aplica
Setor de Investimento: Outros
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: