Por: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec)
Com o objetivo de expandir as exportações de carne bovina nacional para o mercado africano, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) integrou a comitiva nacional da Missão Empresarial à África 2024, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a missão conta com o apoio do Ministério de Relações Exteriores (MRE) e da Câmara de Comércio Afro-Brasileira (AfroChamber). Nos dias 19 e 23 de agosto, foram visitados os países Namíbia e Botsuana. As atividades para fortalecer as relações comerciais continuam com reuniões agendadas em Moçambique e Tanzânia, de 26 a 30 de agosto.
“Na Namíbia, foi realizado um encontro setorial entre autoridades brasileiras e namibianas, no qual foram discutidas as trocas comerciais atuais e as oportunidades futuras entre os dois países, levando em conta a proximidade via marítima”, afirmou Paulo Ricardo Campani, Relações Institucionais da Abiec.
A África é um dos mercados consumidores que mais cresce no mundo, com uma população que deve alcançar 2,5 bilhões até 2050, se configurando um mercado em expansão com forte potencial de crescimento para as exportações nacionais, para produtos como a carne bovina. Em 2023, segundo dados da ApexBrasil, o comércio bilateral entre Brasil e África atingiu o recorde de US$ 20,4 bilhões.
Durante a missão, os integrantes da comitiva brasileira realizaram visitas técnicas, participaram de seminários sobre o mercado africano, eventos de networking e de uma visita à Feira Internacional de Maputo (FACIM).
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre o Brazilian Beef
Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre ApexBrasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 20 anos, já foram firmados dez projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.