Pavilhão brasileiro recebeu 13 empresas com foco em inovação tecnológica, um número recorde de instituições participantes. Evento em Abu Dhabi é uma das mais importantes exposições de petróleo e gás com foco em transição energética
A Abu Dhabi International Petroleum Exhibition & Conference - ADIPEC 2023 - encerrou sua 39ª edição com excelentes perspectivas de negócios entre as empresas participantes. A feira ocorreu entre os dias 2 e 5 de outubro nos Emirados Árabes e é considerada uma das mais importantes para o setor de óleo e gás, oferecendo debates relevantes sobre transição energética e descarbonização.
Para compor o Pavilhão Brasil, a ApexBrasil selecionou 13 empresas com foco em inovação tecnológica – um número recorde de participantes. O presidente da Agência, Jorge Viana, marcou presença na cerimônia de abertura do estande brasileiro. “A ADIPEC é uma das maiores feiras de negócio ligado a petróleo, gás, e, especialmente, descarbonização: essa transição energética que o mundo precisa fazer para enfrentar as mudanças climáticas. Trouxemos 13 empresas inovadoras que trabalham nessa cadeia produtiva que procura descarbonizar o mundo”, declarou. Em 3 dias de feira, a expectativa é de mais de 50 milhões de dólares em negócios para os próximos 12 meses. “Seguimos fazendo com que as empresas brasileiras possam vender mais para o mundo e fazer com que o mundo possa investir mais no Brasil”, complementa.
Os Emirados Árabes Unidos possuem a sexta maior reserva de petróleo do mundo e um alto poder aquisitivo. A região também conta com a presença de fundos de investimentos bilionários, dispostos a identificar oportunidades de investimentos em novas tecnologias – um cenário perfeito para o Brasil apresentar suas soluções inovadoras e promover a imagem do país.
A Deep Seed Solutions, empresa de base tecnológica com o objetivo de apoiar a transformação digital na indústria de petróleo e gás, foi uma das agraciadas pela ApexBrasil para cumprir esta missão. O CEO Leandro Basílio descreve como foi a participação na feira. “Foi uma experiência fantástica. Estamos conhecendo um mercado muito promissor a ser explorado. E esse suporte da ApexBrasil tem sido crucial para o desenvolvimento dos negócios internacionais da empresa. Esse é um espaço privilegiado, capaz de demonstrar nosso serviço, nossa tecnologia, e alavancando nossos negócios no Oriente Médio”.
A empresa de consultoria em engenharia e gestão Sandech, representada pelo sócio Antônio Marques, inaugurou sua primeira participação na feira de petróleo e gás. “A partir desse apoio da ApexBrasil, conseguimos chegar a novos países, novas culturas, nos colocando no mercado local para apresentar o que temos de diferente em termos de novos serviços e tecnologias”, declara.
Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos e onde acontece a ADIPEC, fica a aproximadamente 130 km de Dubai, onde a ApexBrasil possui um escritório internacional – um dos primeiros criados pela Agência, em 2006. Durante o período de realização da feira, a delegação da ApexBrasil aproveitou para visitar o escritório no Oriente Médio, que trabalha auxiliando exportadores brasileiros a prosperarem na região.
O aumento da visibilidade brasileira nos Emirados Árabes foi evidenciado na ADIPEC; em três anos, o Pavilhão Brasil na feira triplicou de tamanho. E a ideia é continuar crescendo, no que depender do diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro. “É a presença do Brasil no mundo árabe de petróleo e gás. As pequenas empresas e startups que trabalham na cadeia produtiva de petróleo e gás estiveram aqui para oferecer seus serviços e produtos altamente tecnológicos e inovadores para o mundo com o apoio da ApexBrasil. É a nossa tecnologia para o mundo”, explica.
Sobre a ADIPEC
A Abu Dhabi International Petroleum Exhibition & Conference – ADIPEC - é uma das exposições mais importantes do mundo voltadas para o setor de óleo e gás, com foco nos segmentos de upstream, downstream, marítimo, smart manufacturing, transformação digital, soluções para transição energética e descarbonização.
Em 2021, a ApexBrasil organizou pela primeira vez a participação brasileira na feira. A delegação contou com a presença de oito empresas, além de autoridades do Ministério das Minas e Energia, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e da Petrobras. No ano seguinte, foram 9 as empresas brasileiras selecionadas pela Agência. E 2022, no total, a ADIPEC contou com cerca de 2.200 empresas expositoras, incluindo 54 empresas do setor de energia (NOCs, IOCs, NECs and IECs) e 28 pavilhões internacionais.
Na ocasião, mais de 160.000 profissionais da área de energia de mais de 55 países proporcionaram um ambiente favorável às exportações, formação de parcerias internacionais e atração de investimentos.
ApexBrasil
Além de promover as exportações brasileiras, a ApexBrasil também busca atrair investimentos para setores estratégicos da economia, como o de petróleo, gás natural e biocombustíveis.
Entre os novos objetivos estratégicos elaborados pela Agência para os próximos anos, consta ampliar a participação dos negócios brasileiros no exterior, desconcentrando origens e destinos, diversificando o perfil das empresas e promovendo a sustentabilidade.
Com isso, a ApexBrasil busca ser uma agência reconhecida pelos seus clientes no Brasil e no mundo como principal parceira na promoção de negócios internacionais sustentáveis em termos econômicos, ambientais, sociais e de governança.
Assessoria de imprensa ApexBrasil imprensa@apexbrasil.com.br