Exporta Mais Brasil na FICOMEX 2025 gera US$ 1,5 milhão em negócios para o setor de alimentos e bebidas

22/09/2025
Exporta Mais Brasil
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Exporta Mais Brasil na FICOMEX 2025 gera US$ 1,5 milhão em negócios para o setor de alimentos e bebidas
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Rodadas de negócios conectaram 60 empresas brasileiras a 12 compradores internacionais de 10 países, em Goiânia 

Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Sebrae, o Exporta Mais Brasil Edição alimentos e bebidas industrializadas aconteceu no âmbito da FICOMEX 2025, em Goiânia (GO). A iniciativa reuniu 60 empresas brasileiras de alimentos e bebidas industrializados e 12 compradores internacionais e reforçou a vocação do evento como ponte para a internacionalização de empresas brasileiras.  

Ao todo, foram promovidas 337 reuniões de negócios, entre os dias 4 e 6 de setembro, que resultaram em US$ 1,5 milhão (R$ 8,08 milhões) em negócios imediatos, além de perspectivas de novas parcerias no médio prazo. 

Experiências dos empresários 

Para os empreendedores brasileiros, a oportunidade foi única para ampliar contatos e conquistar novos mercados. As empresas, vieram de várias partes do país para participar de rodadas de negócios com 12 compradores, vindos do México, Portugal, Chile, Indonésia, Turquia, Índia, Jordânia, Catar, África do Sul e Moçambique. 

Bruno Silva, Diretor Presidente da empresa Sabor de Coco, veio diretamente de Natal (RN) para participar das rodadas. A empresa foi uma das beneficiadas por passagens aéreas e diárias fornecidas pelo Sebrae. Ele destacou a relevância da ação: 

“Tivemos aproximações bem fortes com o mercado chileno e o mercado de Portugal. A Apex está fomentando realmente a economia, gerando emprego e renda. Tenho muito a agradecer e obrigado pela oportunidade.” 

Andréa Ribas, representante da empresa Dona Cuca Pão de Queijo, empresa fabricante de pão de queijo congelado artesanal em Brasília, participou pela primeira vez de rodadas presenciais e ressaltou a receptividade internacional ao produto brasileiro: 

“É um universo novo para mim, que eu estou adorando conhecer: esse contato com pessoas de outras culturas, outros países, outros interesses. Estou gostando de ver o quanto eles apreciam o produto brasileiro, o quanto eles têm interesse no que nós fabricamos aqui. Quem sabe levar os pães de queijo pro outro lado do oceano seja uma boa pedida?” 

Olhar dos compradores internacionais 

Os compradores também demonstraram entusiasmo com a diversidade da oferta brasileira. A mexicana Viridiana Fernández, CEO da plataforma QueVaLlevar, que atua na Central de Abasto da Cidade do México, destacou o potencial de novos sabores no mercado local: 

“O açaí e o guaraná chamaram muito a minha atenção. Sinto que o açaí pode ser um produto inovador pelo seu sabor no México, já que lá não é conhecido. Acho que pode ter muito potencial.” (tradução livre) 

Consolidação do programa 

O Exporta Mais Brasil tem se consolidado pelos resultados expressivos que tem alcançado desde o seu início, em 2023. O programa já contabiliza 39 edições e milhares de empresas atendidas em diferentes estados e setores. A realização dessa edição em Goiânia reforça também o papel estratégico do Centro-Oeste no comércio exterior brasileiro. 

A expectativa é de que, além dos contratos já firmados durante as rodadas, novas vendas sejam confirmadas ao longo dos próximos 12 meses, ampliando ainda mais os resultados para as empresas participantes e fortalecendo a internacionalização da empresas brasileiras. 

Sobre o Exporta Mais Brasil 

Realizado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos. Desde o lançamento, em 2023, o Exporta Mais Brasil completou, em 2024, 28 rodadas pelo país dedicadas a diferentes setores produtivos. Foram cerca de seis mil reuniões de negócios entre mais de 878 empresas brasileiras e mais de 305 compradores internacionais de 65 países com uma expectativa de geração de negócios que ultrapassou a marca de meio milhão de reais – totalizando R$ 553 milhões em negócios gerados entre 2023 e 2024. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: