ApexBrasil sedia 2º Fórum de Cooperação Financeira Brasil-China

17/09/2025
Inteligência de mercado

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil sedia 2º Fórum de Cooperação Financeira Brasil-China
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O escritório da ApexBrasil em São Paulo foi palco ontem (16) do 2º Fórum de Cooperação Financeira Brasil-China, iniciativa que reuniu autoridades governamentais, líderes empresariais e representantes do setor financeiro dos dois países. O encontro, coorganizado pelo Ministério da Fazenda, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e Banco de Desenvolvimento da China (CDB), teve como foco o aprofundamento da cooperação bilateral em regulação, uso de moedas locais e financiamento sustentável.

A cerimônia de abertura contou com a presença da embaixadora e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito; do vice-ministro de Finanças da China, Liao Min; do diretor executivo do BNDES, Nelson Barbosa; do embaixador e presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, Luiz Augusto de Castro Neves; do diretor de Cooperação Internacional do Banco de Desenvolvimento da China, Shi Taifeng; e da chefe do escritório regional Sudeste da ApexBrasil, Márcia Nejaim.

Para Nejaim, a cooperação financeira entre China e Brasil impacta diretamente o trabalho da ApexBrasil, principalmente no apoio às empresas brasileiras que exportam e no suporte a investidores interessados em aplicar no Brasil. “A China é o nosso principal parceiro comercial e, no nosso trabalho de promoção, atuamos em parceria com cerca de vinte e cinco setores brasileiros, que têm o país como mercado prioritário para exportação, cooperação e atração de investimentos. A Apex tem trabalhado para aumentar o comércio bilateral entre os países e para a diversificação da pauta exportadora do Brasil”, pontuou.

“Um exemplo recente foi o acordo que desenvolvemos com a rede chinesa Luckin Coffee para compra de café brasileiro no valor de US$ 2,5 bilhões entre 2025 e 2029. Adicionalmente, identificamos quatrocentas possibilidades de novos produtos a serem exportados para a China, comprovando grandes oportunidades que ainda podemos desenvolver”, complementou.

A embaixadora Tatiana Rosito celebrou o aniversário de cinquenta anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China e destacou a centralidade do setor empresarial na construção dessa trajetória. “É motivo de grande satisfação constatar, entre os painelistas e instituições presentes, representantes de empresas pioneiras que, desde o início, contribuíram para transformar as relações bilaterais em uma parceria sólida e produtiva”, destacou.

“Buscamos estruturar os trabalhos de forma a aprofundar o conhecimento mútuo sobre os mercados, explorar suas potencialidades, ampliar a conectividade financeira e mobilizar recursos privados para o financiamento sustentável.”

Ao longo da programação, os painéis abordaram temas estratégicos como regulação, integração financeira, uso de moedas locais e finanças sustentáveis. Especialistas brasileiros e chineses, além de executivos de instituições como Bradesco, B3, Vale, Bank of China e ICBC, apresentaram visões sobre marcos regulatórios e potenciais de expansão financeira e debateram instrumentos para facilitar transações e ampliar a conectividade entre os mercados.

O evento foi encerrado com um jantar oficial, que contou com apresentação do violonista João Camarero. O encontro reforça a dimensão estratégica e de aproximação entre Brasil e China, em um espaço de diálogo de alto nível que fortalece a cooperação bilateral e explora caminhos para maior integração financeira e promoção de investimentos sustentáveis entre os países.

Tema: Promoção Comercial — Expansão Internacional — Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Eurásia
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português
Erro: