Participe da edição virtual na primeira semana de setembro; temas como autocertificação de origem, acordos comerciais e crescimento acelerado do comércio eletrônico na América Latina são destaques
O E-Xport Meeting é o principal ponto de encontro para empresas brasileiras que buscam se inserir no comércio eletrônico internacional. Promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento reúne especialistas, empresários e representantes institucionais em três dias de debates. Confira de 2 a 4 de setembro os principais momentos deste encontro.
O E-xport meeting 2025 contou com mais de 30 palestrantes, entre os quais se destacaram especialistas da ApexBrasil, como a diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, a gerente de Competitividade, Clarissa Furtado, o gerente de Inteligência de Mercado, Gustavo Ribeiro, o gerente de Transformação Digital, Daniel Parente, especialistas internacionais, tais como representantes da Euromonitor, Grupo Alibaba, Mercado Livre, Shoppe e empresas que compartilharam sua jornada de sucesso. Ao todo, participaram das sessões mais de 900 pessoas.
A programação reforçou o papel do e-commerce como vetor de internacionalização, especialmente diante de novos mecanismos de facilitação do comércio e do dinamismo dos mercados latino-americanos. Painéis com grandes empresas e entidades mostraram como a inteligência comercial, a tecnologia e a integração regional estão moldando as oportunidades para os exportadores brasileiros.
E, para ampliar o alcance dessas discussões, a ApexBrasil promoverá, em setembro de 2025, a edição virtual do E-Xport Meeting, permitindo que quem não esteve presente em São Paulo — ou deseja rever os conteúdos — tenha acesso às principais reflexões e estratégias apresentadas.
Confira alguns destaques dos seminários
Durante palestra do dia 30 de julho - Acordos Comerciais e Autocertificação de Origem – especialistas detalharam como os mais de 20 acordos comerciais já em vigor permitem que produtos brasileiros alcancem mais de 100 países com tarifas reduzidas ou isentas. Vitória Sauthier (CNI) explicou as mudanças introduzidas pelo novo Regime de Origem do Mercosul, que desde 2024 permite às empresas realizar a autocertificação de origem, simplificando processos e aumentando a competitividade e Gabriela Zottele (Shipsmart) trouxe o caso da marca Farm, que utilizou soluções digitais para aplicar a autocertificação, reduzindo custos, acelerando operações e garantindo conformidade regulatória em suas exportações via e-commerce.
No painel desvendando a América Latina, realizado também no dia 30 de julho, especialistas trouxeram um panorama do comércio eletrônico latino-americano, que desponta regiões mais promissoras do mundo .como umas das Com crescimento médio anual de 27,1% entre 2019 e 2024, o comércio eletrônico latino-americano movimentou US$ 153,3 bilhões em 2024, segundo dados da Euromonitor. Os painelistas Eduardo Oliveira (GoDeep), Rafael Weldo (Shipsmart) e André Reis (Harman) analisaram os principais setores em expansão — como moda, eletrônicos e saúde e beleza — e ressaltaram a força dos marketplaces, responsáveis por mais de US$ 60 bilhões em vendas. Também destacaram quatro mercados prioritários para empresas brasileiras que querem expandir suas vendas para a região e discutiram estratégias logísticas e de adaptação de produtos para atender às preferências regionais.
Com resultados expressivos e debates de alto nível, o E-Xport Meeting reforçou a importância do e-commerce como plataforma estratégica para a internacionalização das empresas brasileiras. A edição virtual de setembro ampliará esse impacto e permitirá que ainda mais empreendedores tenham acesso a conteúdo e ferramentas essenciais para expandir sua atuação global. Inscreva-se aqui e participe!
Serviço
E-Xport Meeting – Edição Virtual
Inscrições: até dia 01/09
Link de inscrições: clique aqui
Datas do evento: 02, 03 e 04/09 às 9h.