Mais de 2 mil pessoas participaram da Semana da Mulher na Expo Osaka 2025

Expo Osaka 2025

Por: Comunicação ApexBrasil

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Mais de 2 mil pessoas participaram da Semana da Mulher na Expo Osaka 2025
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De 24 a 30 de agosto, a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoveu a Semana da Mulher na Expo Osaka 2025, consolidando um espaço de diálogo internacional sobre equidade de gênero, cultura e inovação. A ação integrou o programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), voltado a ampliar a participação de mulheres no comércio exterior e na economia global.  

A abertura ocorreu no Shining Hat, anfiteatro central da Expo, e atraiu 1.600 pessoas para uma noite que conectou moda, música e arte. Cinco marcas brasileiras lideradas por mulheres – Aluf, Argalji, Artemisi, Mayara Junges e Penha Maia – apresentaram suas coleções, selecionadas por meio de edital do programa Texbrasil, parceria da ApexBrasil com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). A performance teve como tema a Chuva do Caju, conceito de fertilidade e transformação, criado pelos curadores Bruno Simões e Olivia Merquior.  

O evento também contou com shows da cantora Teresa Cristina, que levou o samba brasileiro para Osaka, e de Lisa Ono, com repertório de bossa nova, e com projeção de arte generativa da artista Je Kos. A programação foi desenvolvida em conjunto com o Ministério da Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), o Ministério das Mulheres, a Rede Mulher Empreendedora, a ONU Mulheres do Brasil e a Delegação Brasileira do Women 20.  

Ao longo da semana, mais de 2.200 pessoas participaram de 10 diálogos que reuniram cerca de 50 palestrantes de nove países. Foram 17,5 horas de debates sobre justiça climática, economia do cuidado, ciência e tecnologia, empreendedorismo feminino e futuro do trabalho. A programação ainda reservou três horas para apresentações culturais, além da ativação especial com o carimbo da Semana da Mulher. 

Para Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, o encontro reforçou o papel das mulheres no desenvolvimento econômico global. “O Brasil tem mostrado ao mundo que promover a equidade de gênero é uma pauta social, e também uma agenda de competitividade e de futuro. A Semana da Mulher em Osaka nos permitiu dialogar com lideranças internacionais e mostrar a potência das mulheres”, disse. 

As atividades aconteceram no Pavilhão Brasil e também no Expo Hall e no Pavilhão da Cartier. Também conhecido como Women's Pavilion, o Pavilhão Cartier é um espaço temático dedicado à promoção do empoderamento feminino e à celebração do papel das mulheres na construção de um futuro mais equitativo e sustentável. 

Janaína Nolasco, representante do W20 Brasil, ressaltou o impacto da diversidade de vozes reunidas no evento e das parcerias. A gente percebe o quanto os problemas são universais. Ter a parceria da ApexBrasil com o W20 reforça o quanto o poder do coletivo faz toda a diferença”, destacou.  

Já Chiou Anderson, do W20 Austrália, lembrou que a equidade ainda é um desafio. “Equidade e diversidade são fundamentais para transformar realidades. Apesar do talento e da diversidade que as mulheres carregam, muitas ainda perdem oportunidades porque o caminho é mais complexo para elas”, lembrou. 

Lançamento de estudo 

Durante a Semana da Mulher na Expo Osaka 2025, foi lançado o Primeiro Estudo Conjunto Brasil-Chile sobre a Participação de Empresas Lideradas por Mulheres no Comércio Bilateral, realizado pelo MDIC, Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais do Chile (Subrei), ApexBrasil e Direção Geral de Promoção de Exportações do Chile (ProChile) 

O levantamento mostra crescimento expressivo da presença feminina no comércio entre os dois países: do Brasil para o Chile, o valor exportado por empresas lideradas por mulheres mais que dobrou entre 2021 e 2024, passando de US$ 187 milhões para US$ 397 milhões, com o número de empresas aumentando de 474 para 507. No Chile, as exportações de empresas lideradas por mulheres ao Brasil também cresceram, em média 3,8% ao ano, alcançando cerca de US$ 1,4 milhão em 2024 e diversificando sua atuação para 542 produtos diferentes. 

Para Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, os números revelam a força crescente das empresas lideradas por mulheres no comércio entre os dois países. “O levantamento mostra que a participação feminina não só cresce, como também gera inovação, desenvolvimento e impacto positivo na vida das pessoas”, afirma Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil. 

Acesse o estudo no link. 

Tema: Não se aplica
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: