Em Milão, marcas nacionais terão a oportunidade de apresentar suas coleções, se conectar diretamente com compradores internacionais e acompanhar as tendências do mundo da moda
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está levando um total de 23 marcas brasileiras engajadas com a sustentabilidade e o design consciente para a Semana de Moda de Milão, evento que ocorre de 20 a 29 de setembro e está entre os principais do universo fashion. Na capital mundial da moda, a ApexBrasil apoiará a participação brasileira em duas ações: a Feira Milano Fashion & Jewels, de 20 a 23 de setembro, junto com o Desfile Beyond the Claim – Friends of the Earth, e a Feira White Milano, que acontece de 25 a 28 de setembro.
Realizada semestralmente, a Semana de Moda de Milão apresentará, nesta edição de setembro, as coleções de primavera e verão. Para a gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso, a Agência tem o compromisso de fortalecer a visibilidade da moda brasileira no cenário internacional. “A moda nacional se destaca pelas cores, inovação e sustentabilidade. É um setor que gera empregos, renda, tem competitividade e está aberto a novos mercados. Neste contexto, a Apex entra para transformar esse potencial em oportunidades concretas de negócios para as empresas. Em 2024, a moda “Made in Brazil” exportou cerca de US$ 1,3 bilhão e já está presente em mais de 100 países”, ressalta.
A Semana de Moda de Milão promete uma edição histórica ao reunir tradição, inovação e renovação com a estreia de novos diretores criativos em grandes grifes. O evento também celebra os 50 anos de carreira do estilistas Giorgio Armani.
Brasil na Semana da Moda Milão
Na feira Milano Fashion & Jewels, a delegação apoiada pela ApexBrasil conta com seis marcas, cujas peças são produzidas dentro dos critérios de preservação ambiental, por meio do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e a ApexBrasil.
O evento é considerado uma das principais vitrines da moda e de acessórios na Europa, reunindo compradores, designers e marcas de todo o mundo. Além de apresentar suas coleções no estande coletivo da Friend of the Earth, as participantes estarão no desfile na 4ª edição do Beyond the Claim, promovido por esta organização ligada à rede Friends of the Earth International, que promove globalmente modelos responsáveis de produção e certifica empresas sustentáveis. As marcas do Brasil participantes nesta edição são: Ana de Jour, Alina Amaral, Celeste, Ludimila, Natural Cotton Color e Vila Dharma.
Já para a Feira White Milano, por meio do programa Fashion Label Brasil, parceria entre a ApexBrasil e a Associação Brasileira de Estilistas (Abest), a Agência levará 17 marcas nacionais. Com cerca de 800 expositores, esta feira é considerada líder no badalado cenário fashion de Milão e um dos principais espaços de networking para se conectar novas marcas ao mundo contemporâneo da moda autoral internacional. As marcas brasileiras participantes são: Água de Coco, B.Muller, Cattu Eyewear, Cristina Sabatini, Cupido Style, Dvaz Alta Costura & Resortwear, Gabriela Fiuza Jeans do Bem, Joanne, Líquido international, Linking Dotz, Maria Pavan, Melissa Mhar Handmade, Mos Beachwear, Naked Swimwear e Patú.
Sobre o Fashion Label Brasil
O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado da Abest e da ApexBrasil, criado há mais de 17 anos, atua para posicionar a moda brasileira no exterior, valorizar a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. A iniciativa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, como feminino e masculino, moda praia, activewear, calçados e acessórios, joias e bijuterias, com o objetivo de auxiliar na ampliação da atuação no mercado internacional.
Sobre o Texbrasil
O TexBrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$ 9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit e a ApexBrasil.
Serviço:
Data: De 20 a 23 de setembro 2025
Local: Fiera Milano - Milão - Itália
Informações: www.milanofashionjewels.com/en/
Desfile na 4ª edição do Beyond the Claim - Friend of the Earth
Data: 25 de setembro de 2025
Local: Istituto dei Ciechi - Milão - Itália
Data: De 25 a 28 de setembro de 2025
Local: Tortona Fashion District - Milão - Itália
Informações: www.whiteshow.com/en/