Concerto internacional organizado pela ApexBrasil destaca projeto social brasileiro reconhecido pela ONU e Unesco
O Pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será palco de um espetáculo especial no dia 5 de outubro. Intitulado “Concertos pela Paz”, o evento reunirá 25 jovens músicos do Brasil, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Rússia, Ucrânia, Israel e Irã – alguns deles vindos de países em guerra ou que perderam familiares em conflitos.
Do lado brasileiro, a participação ficará por conta da Orquestra Criança Cidadã, projeto social sediado em Recife (PE) e idealizado pelo juiz João José Rocha Targino. Criada em 2006, a iniciativa promove inclusão social por meio da música, atendendo cerca de 450 jovens entre 6 e 21 anos com aulas e acompanhamento de saúde.
Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a orquestra como exemplo de boa prática de inclusão social e, em 2015, o grupo passou a integrar o Programa de Escolas Associadas da Unesco.
Antes da apresentação na Expo Osaka 2025, os músicos brasileiros farão concertos em Hiroshima e na Coreia do Sul. Já no dia 8 de outubro, será a vez de uma apresentação no Vaticano.
Programa do concerto:
Heitor Villa-Lobos: Bachianas brasileiras No.4, W264, 424
Johann Sebastian Bach: Concerto for 2 Violins in D minor, BWV 1043
Itay Dayan: Rhapsody of the Nations
Mozart Camargo Guarnieri: Concerto para orquestra de cordas e percussão
Astor Piazzolla: Fuga y Misterio
Medley (arranjo: Nilson Lopes)
Marcos Valle: Samba de Verão
Zequinha de Abreu: Tico-Tico no fubá
Ary Barroso: Aquarela do Brasil
SERVIÇO
Concertos pela Paz: participação Orquestra Criança Cidadã
Data: 5 de outubro, às 17h (horário Osaka)
Local: Pavilhão Brasil, na Expo Osaka 2025, Osaka - Japão