Exporta Mais Brasil chega à 40ª edição e abre caminho para pequenos negócios no exterior

22/09/2025
Exporta Mais Brasil

Por: Comunicação ApexBrasil

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Programa da ApexBrasil já movimentou R$ 665 milhões em expectativa de negócios e levou empresas de diferentes regiões ao mercado internacional. Neste ano, até agora, 11 edições do Exporta Mais Brasil foram realizadas. A próxima será no Acre, focada em produtos amazônicos

A artesã e empreendedora Lídia Abrahim viu na borracha das seringueiras e nos caroços de açaí muito mais do que matéria-prima: encontrou uma oportunidade de transformar tradição em um negócio sustentável. À frente da Seiva Amazon Design, no Pará, ela produz biojoias em parceria com 40 mulheres de comunidades ribeirinhas. O sonho de exportar parecia distante até que, em 2024, a participação no programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levou suas peças a compradores internacionais. Pouco tempo depois, a marca conquistou sua primeira venda para a Itália.

“A Apex tem se mostrado uma instituição que nos apoia, que apoia as pequenas empresas. A minha é uma pequena empresa, e é possível, sim, que a pequena empresa também exporte para o mundo todo”, conta Lídia Abrahim.

O caso da Seiva Amazon Design, que já participou de duas edições do programa, uma voltada para o setor de moda e confecções (em 2025) e outra para os setores de artesanato e moda (em 2024), mostra o impacto que o programa tem gerado em todo o país. Neste ano, até o início de setembro, o Exporta Mais Brasil já realizou 11 edições, reunindo 345 empresas nacionais com 87 compradores internacionais de 27 países. Foram 1.560 reuniões de negócios, com a expectativa de movimentar R$ 112 milhões em exportações imediatas e para os próximos meses. Em 2025, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o programa contemplou empresas de diversos estados brasileiros, como Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e setores como moda e confecções, e-commerce, frutas frescas, alimentos e bebidas, tecnologia de informação, comércio transfronteiriço e máquinas e equipamentos agrícolas. Por meio do programa, compradores internacionais vieram de países como Estados Unidos, Colômbia, Chile, Rússia, Estônia, China, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Moçambique, Canadá, Índia, Argentina, Peru, Finlândia, Israel, Inglaterra, Arábia Saudita, Guiana, Trinidad e Tobago, República Dominicana, Venezuela, Uruguai, Singapura, Grécia, México, Jordânia e Catar para conhecer de perto e comprar os produtos brasileiros.

“O Exporta Mais Brasil mostra que internacionalizar não é privilégio das grandes empresas. Estamos construindo oportunidades reais de negócios para pequenos e

médios empreendedores de todas as regiões do país”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

Histórico do programa

Desde a estreia, em 2023, o programa soma 39 edições em todas as regiões do Brasil, conectando 1.220 empresas a 392 compradores estrangeiros de 69 países. A iniciativa contabiliza mais de 8 mil reuniões e uma expectativa de R$ 665 milhões em negócios gerados. “Além dos números, o grande diferencial do Exporta Mais Brasil é permitir que pequenas e médias empresas – muitas delas lideradas por mulheres – se conectem diretamente a compradores globais, sem precisar sair do país. Tudo é organizado pela Agência de forma estratégica, com agendas de negociação preparadas de acordo com o perfil dos participantes”, explica Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.

Foi o que aconteceu também com a Raff Company, marca independente de moda praia e fitness. Fundada por Raffaella Russo, a empresa já exportava para a Espanha, mas encontrou no Exporta Mais Brasil um espaço para expandir mercados. “Esse evento foi fundamental para ampliar nosso entendimento sobre mercado, tributação e logística, além de facilitar o contato com compradores internacionais”, afirma a empreendedora, que participou da edição voltada para o setor de e-commerce, realizada pela Agência dentro do Fórum E-commerce Brasil, em São Paulo.

Do lado dos compradores, o moçambicano Fernando Titosse, representante da Technical Marine Suppliers, saiu satisfeito com as rodadas de negócios da edição Náutica do Exporta Mais Brasil, realizada em julho, em Santa Catarina. “Viemos para o Brasil a convite da ApexBrasil à procura de fornecedores de equipamentos, e foi muito satisfatório. Estamos surpreendidos com a impressão positiva por termos encontrado tudo que estávamos à espera”, destacou.

40ª edição

Agora, o programa se prepara para uma edição simbólica: a 40ª rodada será dedicada aos produtos amazônicos, dentro do Exporta Mais Amazônia, que acontece de 28 de setembro a 2 de outubro, em Rio Branco (AC). A iniciativa reunirá mais de 60 empresas brasileiras com 20 compradores internacionais de cinco continentes (China, Bulgária, Indonésia, Irlanda, Holanda, Reino Unido, Rússia, Suíça, Colômbia, África do Sul, Peru, Chile, Japão, Índia e Moçambique) interessados em produtos como artesanato, madeira sustentável, açaí, castanha-do-brasil, café Robusta amazônico, farinha de mandioca, frutas processadas e carnes bovina e suína.

Além das rodadas de negócios, os visitantes terão a oportunidade de conhecer indústrias locais e participar de imersões em comunidades extrativistas. Criado em 2023 junto com o Exporta Mais Brasil, o Exporta Mais Amazônia tem como objetivo

específico fomentar as exportações de setores compatíveis com a floresta e de alto valor agregado da Amazônia brasileira. Focado nos estados da Região Norte, o programa já realizou duas edições, movimentando mais de R$ 85 milhões em negócios. Nesta terceira edição, o programa se consolida como uma verdadeira vitrine internacional da produção amazônica.

Próximas edições

Ainda este ano, outras duas edições do Exporta Mais Brasil estão previstas. Uma delas é voltada para o segmento de cafés especiais e será realizada de 2 a 14 de novembro, com diversas sessões de cupping nos estados do Acre, Minas Gerais e Espírito Santo. A outra com foco em cooperativas, será realizada em dezembro e deverá ter inscrições divulgadas nos próximos dias, no site da ApexBrasil.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: