Validação do acordo pode ajudar a dobrar fluxo de comércio atual entre os dois países
Mais de 200 líderes governamentais, autoridades institucionais e representantes de mais de 35 empresas brasileiras de 25 setores participaram nesta quinta-feira (18), em Bucareste, capital romena, do II Fórum de Negócios Brasil-Romênia, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria da Romênia (CCIR), em parceria com a Embaixada do Brasil em Bucareste, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Com uma corrente de comércio bilateral de mais de US$ 567,5 milhões, os dois países buscam fortalecer os laços comerciais e ampliar a pauta exportadora.
Na abertura, o chefe de Assuntos Estratégicos do Escritório da ApexBrasil em Bruxelas, na Bélgica, Aloysio Nunes, falou sobre a importância do fortalecimento dos laços entre o Brasil e União Europeia. A ApexBrasil tem ampliado a atuação na Europa Central para estimular fluxos de comércio e investimento entre empresas brasileiras e romenas e criar novas pontes de cooperação. “Esta iniciativa é fruto de uma visão mais ampla. Em uma reunião recente entre o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e os diferentes postos diplomáticos na Europa, surgiu a ideia de dar um novo dinamismo às nossas relações com a Europa Central e Oriental. Esta iniciativa é a prova de nossa intuição: de que o Brasil e a União Europeia devem continuar buscando novos caminhos de cooperação, especialmente em um momento em que ambos enfrentam pressões externas, barreiras comerciais e até críticas de outros atores globais. Em tal contexto, é vital que blocos que compartilham valores comuns encontrem nova força uns nos outros”, destacou.
Ao declarar o apoio ao Acordo União Europeia–Mercosul, o presidente da CCIR, Mihai Daraban, reforçou que a união destes dois blocos será um passo adiante no desenvolvimento dos negócios no espaço europeu. “A abertura de mercados e estímulo à concorrência vão impulsionar a economia europeia, criando novas oportunidades especialmente para empresas romenas nos setores voltados para exportação e produção industrial”. Segundo o embaixador do Brasil em Bucareste, Ricardo Guerra, o Acordo UE-Mercosul abre espaço para futuras cooperações. “Os benefícios deste acordo vão superar os desafios”. O Acordo pode ajudar a dobrar o atual fluxo comercial entre Brasil e Romênia.
Fortalecimento das relações Brasil - Romênia abrem novas oportunidades
As relações bilaterais entre os dois países, estabelecidas há mais de 90 anos, ganham novo impulso com a estratégia da ApexBrasil de ampliar a presença brasileira na Europa Central e Oriental. Segundo o Perfil de Comércio e Investimento Brasil-Romênia, elaborado pela equipe de Inteligência da ApexBrasil, há espaço para futuros investimentos em áreas como tecnologia da informação, bioeconomia e indústrias criativas. Esse estudo identificou 215 oportunidades para o Brasil na Romênia, com destaque para os segmentos de automóveis, autopeças e produtos alimentícios. Dentro da perspectiva de diversificação da pauta exportadora brasileira para a Romênia, hoje concentrada em farelo de soja, veículos ferroviários, café, tabaco e papel, foram identificadas oportunidades para madeira compensada, papel e cartão, tubos e perfis de ferro ou aço entre outros produtos. A realização desta segunda edição do Fórum marca mais um passo na construção de um futuro em que Brasil e Romênia possam trabalhar juntos de forma mais próxima dentro de uma parceria mais ampla entre Europa e Mercosul.