Com o objetivo de ampliar a presença de produtos e serviços brasileiros no mercado cubano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promove, nos dias 22 e 23 de setembro de 2025, a Missão Empresarial em Cuba, na capital Havana.
A iniciativa conta com parceria da Embaixada do Brasil em Havana e apoio da Câmara Empresarial Brasil-Cuba, reunindo uma delegação de 18 empresas brasileiras e 69 importadores cubanos, dos setores de Alimentos & Bebidas, Casa & Construção e Higiene & Limpeza e Moda, incluindo empresas que concluíram o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil nos últimos dois anos.
Os participantes da missão participam de rodadas de negócios com importadores cubanos e visitas técnicas para conhecer o processo de importação, distribuição e comercialização atacadista e varejista nos setores estatal e privado em Cuba. A agenda também inclui solenidades e seminários com a presença do ministro de Investimentos e Comércio Exterior de Cuba, Oscar Perez-Oliva; da gerente-geral do Escritório da ApexBrasil em Bogotá, Camila Rey; Embaixador do Brasil em Havana, Christian Vargas; presidente da Câmara de Comércio da República de Cuba, Antonio Carricarte; o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Laudemir Müller; o presidente da Câmara Empresarial Brasil-Cuba, Vladimir Guilhamat e o CEO da Desidratados Habana, Oscar Fernández Estrada.
Potencial de negócios
Com uma população de 11,3 milhões de pessoas, Cuba mantém relações comerciais com o Brasil desde 1985. Em 2024, o comércio bilateral alcançou US$ 276,8 milhões, mas ainda há grande margem para crescimento, especialmente considerando a capacidade industrial brasileira e o interesse mútuo dos dois países em estreitar laços econômicos, políticos e culturais.