Serão apresentados os principais resultados da Missão de Inteligência de Mercado ao Canadá, realizada em setembro de 2022, sobre o funcionamento do ecossistema canadense de games.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) irá realizar, no dia 17/11 às 17h (hora de Brasília) um webinar para empresas brasileiras sobre o setor de games no Canadá. Na ocasião, serão apresentados os principais resultados da Missão de Inteligência de Mercado ao Canadá, realizada em setembro de 2022, e que buscou conhecer, em detalhes, o funcionamento do ecossistema canadense de games.
As informações apresentadas no webinar serão posteriormente consolidadas em um estudo de mercado inédito. O evento irá abordar dados relevantes sobre o mercado, as características do funcionamento do ecossistema local e as oportunidades de expansão de negócios para o Canadá. Além dos analistas de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, o webinar também contará com a participação de estúdios brasileiros de games, que falarão sobre sua experiência no país, e de representantes do Consulado do Brasil e do Escritório da ApexBrasil para América do Norte, que podem apoiar as empresas brasileiras que têm interesse em atuar nesse mercado.
A indústria de games no Canadá remonta aos anos 1980, quando a transformação da economia do país, em virtude das indústrias criativas e de alta tecnologia, permitiu que ali se criasse o ambiente e a oferta de recursos humanos necessários para o nascimento de um verdadeiro ecossistema. Atualmente, o setor de games canadense é o terceiro mais relevante do mundo, tendo atraído estúdios de gigantes da indústria, como Ubisoft e Electronic Arts, para o país. O Canadá pode ser um país fundamental para a estratégia das empresas brasileiras do setor que têm interesse em atuar como provedores de serviços (modalidade conhecida como external development), mas também para aquelas que enxergam a abertura de um estúdio em outro país como o próximo passo em seu desenvolvimento.
Missão de Inteligência de Mercado
A missão percorreu Vancouver, Toronto e Montreal e contou com o apoio dos Setores de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (SECOMs) nas respectivas cidades, do Escritório da ApexBrasil para América do Norte e da ABRAGAMES. Além de visitas técnicas e de presença ao External Development Summit 2022, compuseram a agenda da missão entrevistas a diversos especialistas e profissionais do setor, desde empresas brasileiras com experiência no mercado do Canadá até consultorias especializadas, associações comerciais e agências do governo canadense.
SERVIÇO
Oportunidades para empresas brasileiras do setor de games no Canadá
Quando: 17/11, às 17h (horário de Brasília)
Inscrições: até 17/11
Link de inscrições: veja aqui
PROGRAMAÇÃO
17h a 17h05 – Ulisses Pimenta (Coordenador de Análise de Mercado – ApexBrasil)
17h05 a 17h10 – Eliana Russi (ABRAGAMES)
17h10 a 17h20 – Cristiano Laux (Escritório para América do Norte da ApexBrasil)
17h20 a 17h40 – Rodrigo Wutke, Análise de Mercado
17h40 a 18h00 – Zimmer Gomes, Acesso a Mercado
18h00 a 18h10 – Embaixador Nedilson Jorge (Consulado-Geral em Montréal)
18h10 a 18h20 – Felipe Souza (Gazeus Games)
18h20 a 18h30 – André Faure (Gameplan)
18h30 a 18h40 – Perguntas e respostas