As iniciativas ocorrem durante visita oficial do presidente ao país asiático, em contexto que favorece o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países
Na oportunidade da visita oficial do presidente Lula à China, de 12 a 14 de maio, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza, ao longo deste mês, uma série de ações voltadas à promoção comercial em Pequim, Nanjing e Xangai. As iniciativas contam com o apoio dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Agricultura e Pecuária (MAPA) e outras entidades parceiras.
Entre as ações a serem realizadas estão: Seminário Empresarial China-Brasil; Seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar; inauguração do Escritório da Carne Brasileira na China; assinatura de parceria com a Luckin Coffee para lojas temáticas brasileiras; Lançamento do projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes; e abertura do pavilhão brasileiro na Sial China – a maior feira de alimentos e bebidas do mercado asiático.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, estará ao lado do presidente Lula durante a visita oficial e participará de todas as ações da Apex no país.
O maior interesse hoje dos diferentes segmentos da economia do Brasil é ter algum tipo de negócio com o mercado chinês. O presidente Lula sabe disso e acreditamos que será um momento histórico. Será o início de um momento de muita prosperidade nas relações entre China e Brasil.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
O presidente Lula terá agenda em Pequim nos dias 12 e 13, quando participa do Seminário Empresarial China-Brasil e do Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Há expectativa de assinatura de diversos acordos bilaterais durante a presença brasileira na China. Este será o terceiro encontro de Estado com o líder chinês desde que o presidente Lula voltou ao poder para um terceiro mandato. O último encontro ocorreu em novembro de 2024, quando Xi Jiping esteve em visita à capital brasileira.
Aprofundando as relações bilaterais
A China – segunda maior economia do mundo – é o principal investidor asiático no Brasil e o principal destino das exportações brasileiras, respondendo por 28% do valor total exportado e por 41,4% do superávit comercial do Brasil. Commodities como soja (33,4%), petróleo bruto (21,2%) e minério de ferro (21,1%) representaram 75,6% do total exportado pelo Brasil ao país. No ano passado, o Brasil se consolidou como o maior fornecedor de carne bovina, carne de aves, soja, celulose e açúcar para os chineses. A diversificação da pauta exportadora é um dos objetivos do governo brasileiro, que vê potencial para exportações de proteína animal, café e produtos de maior valor agregado, como alimentos industrializados e bioenergia.
Fazer negócios com a China significa acesso a um dos maiores mercados consumidores do mundo, com demanda crescente por alimentos de qualidade e produtos diferenciados.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil
Diante do cenário de crise comercial entre Estados Unidos e China, o momento é visto como oportuno para o Brasil fortalecer seus laços comerciais com o mercado chinês. “O mundo vive um momento de muita tensão, provocada pelo governo do Donald Trump, e esse tensionamento traz um cenário de muitas incertezas. Diante disso, há uma oportunidade e uma necessidade de uma maior aproximação entre o governo brasileiro e a China”, reforça Jorge Viana.
Nas últimas semanas, o presidente Trump aumentou as tarifas sobre produtos chineses até 145% e Pequim retaliou com taxas adicionais de 125% sobre produtos norte-americanos, além de suspender as compras de produtos agrícolas.
O Brasil, além de expandir suas exportações tradicionais, vê a oportunidade de diversificar sua pauta comercial, ampliando a oferta de produtos industrializados e tecnológicos para o mercado asiático. “São dois líderes importantíssimos na área do Sul global, seja para produção de alimentos, seja na produção industrial, seja, inclusive, na área de serviços”, complementa o presidente da ApexBrasil.
Seminário Empresarial China-Brasil: Fortalecendo a Parceria Estratégica
No dia 12 de maio, próxima segunda-feira, ApexBrasil, MRE e MDIC realizarão, com o apoio do Conselho Empresarial Brasil-China, o Seminário Empresarial China-Brasil: Fortalecendo a Parceria Estratégica. O encontro vai ocorrer na capital chinesa, das 9h30 às 18h (horário de Pequim), e contará com a presença do presidente Lula, do primeiro-ministro da China, Li Qiang, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, além de autoridades brasileiras e chinesas, e cerca de 400 empresários dos dois países. Este será o 14º encontro empresarial internacional que a ApexBrasil realiza desde o início do governo Lula.
O objetivo do Seminário é discutir a ampliação das relações comerciais entre os dois países. Publicado este ano, o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 400 oportunidades para exportações brasileiras na China, incluindo petróleo, ferro, soja, celulose, aço, cobre, carnes bovina e suína, trigo e centeio, açúcar, café, máquinas e equipamentos, motores e medicamentos.
A agenda inclui mesa de abertura, painéis e cerimônia de encerramento. Os painéis abordarão as seguintes temáticas: Investimentos e novas oportunidades de financiamento; Transição energética e sustentabilidade; e Segurança alimentar. Haverá também uma Sessão Ministerial com participação dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; dos Transportes, Renan Filho; e outros ministros a confirmar. Também há previsão de participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Credenciamento de imprensa para o Seminário Empresarial China-Brasil:
No dia seguinte, terça-feira (13), Jorge Viana acompanhará o presidente Lula no Fórum China-CELAC. A CELAC é um bloco regional intergovernamental formado por 33 países da América do Sul, América Central e Caribe.
Promoção do agro brasileiro
No dia 14, quarta-feira, das 9h às 12h (horário local), também em Pequim, será a vez do Seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar. O encontro será realizado pela ApexBrasil em parceria com o MAPA e contará com a presença de organizações brasileiras representativas de diversos segmentos como ABIARROZ, ABIEC, ABRAPA, ABRAFRUTAS, ABPA, BSCA, Cecafé, CropLife, IBRAFE e UNEM.
O Brasil desempenha um papel importante na segurança alimentar da China, representando mais de 20% das importações agrícolas e pecuárias do país asiático.
Da parte chinesa, participarão do encontro importadores e representantes das seguintes entidades: CFNA (Câmara de Comércio do Governo da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e de Origem Animal); ATPC (Centro de Promoção do Comércio Agrícola da China); CFMA (Associação Chinesa de Comercialização de Frutas); CNAGS (Associação Nacional da China do Setor de Grãos); e CMA (Associação Chinesa da Indústria da Carne).
No mesmo dia, na parte da tarde, ocorrerá a cerimônia de abertura do Escritório da Carne Brasileira na China. O espaço, criado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), com o apoio da ApexBrasil, servirá como base de interlocução diária com as contrapartes chinesas, facilitando as negociações para abrir e consolidar mercados. Localizado na capital chinesa, o novo escritório será um hub institucional e operacional para as associações do setor em toda a Ásia.
Em seguida, ocorrerá a assinatura de mais uma parceria da ApexBrasil com a Luckin Coffee, uma das maiores empresas da China – líder em cafeterias –que abrirá 30 novas lojas temáticas brasileiras no mercado chinês.
Promoção da carne bovina brasileira
Em parceria com a ABIEC, nos dias 15 e 16 de maio, em Nanjing, a ApexBrasil lançará uma nova etapa de promoção da carne bovina brasileira no mercado chinês com o projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes. A iniciativa marca o início do movimento de interiorização das ações promocionais, com foco em cidades estratégicas fora dos grandes centros tradicionais como Pequim e Xangai. O evento vai reunir autoridades, compradores e representantes da cadeia de proteína animal.
A programação inclui apresentações técnicas, eventos culturais e o Brazilian Beef Dinner, com participação de chefes renomados. A ação busca gerar negócios diretos e fortalecer o posicionamento da carne brasileira como produto seguro, saboroso e confiável.
Sial China 2025
Finalizando a missão na China, a ApexBrasil participa de mais uma edição da Sial China, uma das maiores exposições de alimentos e bebidas do mundo, que abrange quase todos os setores da indústria alimentícia. A feira, que ocorre de 19 a 21 de maio, em Xangai, é considerada referência para empresas que buscam fortalecer a imagem da marca e aumentar sua visibilidade na Ásia.
Organizada pela Agência, a delegação brasileira será composta por 25 empresas nacionais. Em 2024, a participação do Brasil movimentou cerca de US$ 230 milhões em negócios durante o evento e nos 12 meses subsequentes. A abertura do espaço brasileiro desta edição será no dia 19.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pelo Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka - Kansai - Japão, atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos. Em 2024, a ApexBrasil alcançou número recorde de 20.596 empresas brasileiras atendidas. Do total, 54% são de micro e pequeno porte. Das empresas apoiadas, 4.678 exportaram o total de US$ 141,5 bilhões, o que corresponde a 42% do total exportado pelo Brasil no ano passado.
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