Com presença de Lula, ApexBrasil promove série de ações de promoção comercial na China

08/05/2025
Institucional

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Com presença de Lula, ApexBrasil promove série de ações de promoção comercial na China

Descrição da imagem: 20.11.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cerimônia oficial de chegada do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, por ocasião de sua Visita de Estado ao Brasil, no Palácio do Planalto - DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

As iniciativas ocorrem durante visita oficial do presidente ao país asiático, em contexto que favorece o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países

Na oportunidade da visita oficial do presidente Lula à China, de 12 a 14 de maio, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza, ao longo deste mês, uma série de ações voltadas à promoção comercial em Pequim, Nanjing e Xangai. As iniciativas contam com o apoio dos Ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Agricultura e Pecuária (MAPA) e outras entidades parceiras. 

Entre as ações a serem realizadas estão: Seminário Empresarial China-Brasil; Seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar; inauguração do Escritório da Carne Brasileira na China; assinatura de parceria com a Luckin Coffee para lojas temáticas brasileiras; Lançamento do projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes; e abertura do pavilhão brasileiro na Sial China – a maior feira de alimentos e bebidas do mercado asiático. 

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, estará ao lado do presidente Lula durante a visita oficial e participará de todas as ações da Apex no país.  

O maior interesse hoje dos diferentes segmentos da economia do Brasil é ter algum tipo de negócio com o mercado chinês. O presidente Lula sabe disso e acreditamos que será um momento histórico. Será o início de um momento de muita prosperidade nas relações entre China e Brasil.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

O presidente Lula terá agenda em Pequim nos dias 12 e 13, quando participa do Seminário Empresarial China-Brasil e do Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Há expectativa de assinatura de diversos acordos bilaterais durante a presença brasileira na China. Este será o terceiro encontro de Estado com o líder chinês desde que o presidente Lula voltou ao poder para um terceiro mandato. O último encontro ocorreu em novembro de 2024, quando Xi Jiping esteve em visita à capital brasileira.

 

Aprofundando as relações bilaterais

A China – segunda maior economia do mundo – é o principal investidor asiático no Brasil e o principal destino das exportações brasileiras, respondendo por 28% do valor total exportado e por 41,4% do superávit comercial do Brasil. Commodities como soja (33,4%), petróleo bruto (21,2%) e minério de ferro (21,1%) representaram 75,6% do total exportado pelo Brasil ao país. No ano passado, o Brasil se consolidou como o maior fornecedor de carne bovina, carne de aves, soja, celulose e açúcar para os chineses. A diversificação da pauta exportadora é um dos objetivos do governo brasileiro, que vê potencial para exportações de proteína animal, café e produtos de maior valor agregado, como alimentos industrializados e bioenergia. 

Fazer negócios com a China significa acesso a um dos maiores mercados consumidores do mundo, com demanda crescente por alimentos de qualidade e produtos diferenciados.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil 

Diante do cenário de crise comercial entre Estados Unidos e China, o momento é visto como oportuno para o Brasil fortalecer seus laços comerciais com o mercado chinês. “O mundo vive um momento de muita tensão, provocada pelo governo do Donald Trump, e esse tensionamento traz um cenário de muitas incertezas. Diante disso, há uma oportunidade e uma necessidade de uma maior aproximação entre o governo brasileiro e a China”, reforça Jorge Viana. 

Nas últimas semanas, o presidente Trump aumentou as tarifas sobre produtos chineses até 145% e Pequim retaliou com taxas adicionais de 125% sobre produtos norte-americanos, além de suspender as compras de produtos agrícolas.  

O Brasil, além de expandir suas exportações tradicionais, vê a oportunidade de diversificar sua pauta comercial, ampliando a oferta de produtos industrializados e tecnológicos para o mercado asiático. “São dois líderes importantíssimos na área do Sul global, seja para produção de alimentos, seja na produção industrial, seja, inclusive, na área de serviços”, complementa o presidente da ApexBrasil. 

 

Seminário Empresarial China-Brasil: Fortalecendo a Parceria Estratégica

No dia 12 de maio, próxima segunda-feira, ApexBrasil, MRE e MDIC realizarão, com o apoio do Conselho Empresarial Brasil-China, o Seminário Empresarial China-Brasil: Fortalecendo a Parceria Estratégica. O encontro vai ocorrer na capital chinesa, das 9h30 às 18h (horário de Pequim), e contará com a presença do presidente Lula, do primeiro-ministro da China, Li Qiang, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, além de autoridades brasileiras e chinesas, e cerca de 400 empresários dos dois países. Este será o 14º encontro empresarial internacional que a ApexBrasil realiza desde o início do governo Lula.

O objetivo do Seminário é discutir a ampliação das relações comerciais entre os dois países. Publicado este ano, o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 400 oportunidades para exportações brasileiras na China, incluindo petróleo, ferro, soja, celulose, aço, cobre, carnes bovina e suína, trigo e centeio, açúcar, café, máquinas e equipamentos, motores e medicamentos.

A agenda inclui mesa de abertura, painéis e cerimônia de encerramento. Os painéis abordarão as seguintes temáticas:  Investimentos e novas oportunidades de financiamento; Transição energética e sustentabilidade; e Segurança alimentar. Haverá também uma Sessão Ministerial com participação dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; dos Transportes, Renan Filho; e outros ministros a confirmar. Também há previsão de participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. 

Credenciamento de imprensa para o Seminário Empresarial China-Brasil: 

No dia seguinte, terça-feira (13), Jorge Viana acompanhará o presidente Lula no Fórum China-CELAC. A CELAC é um bloco regional intergovernamental formado por 33 países da América do Sul, América Central e Caribe. 

 

Promoção do agro brasileiro 

No dia 14, quarta-feira, das 9h às 12h (horário local), também em Pequim, será a vez do Seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar. O encontro será realizado pela ApexBrasil em parceria com o MAPA e contará com a presença de organizações brasileiras representativas de diversos segmentos como ABIARROZ, ABIEC, ABRAPA, ABRAFRUTAS, ABPA, BSCA, Cecafé, CropLife, IBRAFE e UNEM. 

O Brasil desempenha um papel importante na segurança alimentar da China, representando mais de 20% das importações agrícolas e pecuárias do país asiático. 

Da parte chinesa, participarão do encontro importadores e representantes das seguintes entidades:  CFNA (Câmara de Comércio do Governo da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e de Origem Animal);  ATPC (Centro de Promoção do Comércio Agrícola da China); CFMA (Associação Chinesa de Comercialização de Frutas); CNAGS (Associação Nacional da China do Setor de Grãos); e CMA (Associação Chinesa da Indústria da Carne).

No mesmo dia, na parte da tarde, ocorrerá a cerimônia de abertura do Escritório da Carne Brasileira na China. O espaço, criado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), com o apoio da ApexBrasil, servirá como base de interlocução diária com as contrapartes chinesas, facilitando as negociações para abrir e consolidar mercados.  Localizado na capital chinesa, o novo escritório será um hub institucional e operacional para as associações do setor em toda a Ásia. 

Em seguida, ocorrerá a assinatura de mais uma parceria da ApexBrasil com a Luckin Coffee, uma das maiores empresas da China – líder em cafeterias –que abrirá 30 novas lojas temáticas brasileiras no mercado chinês. 

 

Promoção da carne bovina brasileira

Em parceria com a ABIEC, nos dias 15 e 16 de maio, em Nanjing, a ApexBrasil lançará uma nova etapa de promoção da carne bovina brasileira no mercado chinês com o projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes. A iniciativa marca o início do movimento de interiorização das ações promocionais, com foco em cidades estratégicas fora dos grandes centros tradicionais como Pequim e Xangai. O evento vai reunir autoridades, compradores e representantes da cadeia de proteína animal.

A programação inclui apresentações técnicas, eventos culturais e o Brazilian Beef Dinner, com participação de chefes renomados. A ação busca gerar negócios diretos e fortalecer o posicionamento da carne brasileira como produto seguro, saboroso e confiável. 

 

Sial China 2025

Finalizando a missão na China, a ApexBrasil participa de mais uma edição da Sial China, uma das maiores exposições de alimentos e bebidas do mundo, que abrange quase todos os setores da indústria alimentícia. A feira, que ocorre de 19 a 21 de maio, em Xangai, é considerada referência para empresas que buscam fortalecer a imagem da marca e aumentar sua visibilidade na Ásia. 

Organizada pela Agência, a delegação brasileira será composta por 25 empresas nacionais. Em 2024, a participação do Brasil movimentou cerca de US$ 230 milhões em negócios durante o evento e nos 12 meses subsequentes. A abertura do espaço brasileiro desta edição será no dia 19. 

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pelo Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka - Kansai - Japão, atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos. Em 2024, a ApexBrasil alcançou número recorde de 20.596 empresas brasileiras atendidas. Do total, 54% são de micro e pequeno porte. Das empresas apoiadas, 4.678 exportaram o total de US$ 141,5 bilhões, o que corresponde a 42% do total exportado pelo Brasil no ano passado.

 

Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br

Paula Roberta (31) 99406-4565

Lorena Quintas (61) 99951-7175 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: