Programa de atração de startups internacionais conta com empresas de Israel, Singapura e Japão. Finlândia irá aderir a partir do próximo ano
O ScaleUp in Brazil, programa de atração de startups internacionais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), irá começar mais uma imersão das empresas selecionadas no Brasil. Serão 15 startups que embarcarão no mercado brasileiro. O programa tem o apoio das agências parceiras JETRO (Japão), Enterprise Singapore e Missão Econômica de Israel. A Finlândia acaba de se juntar à iniciativa e irá participar a partir de 2026.
Em sua 5ª edição, o programa trará ao Brasil 9 empresas israelenses, 4 japonesas e 2 singapurenses de alta tecnologia interessadas em expandir suas operações para o país. A missão de imersão ocorrerá entre os dias 5 e 23 de maio, com visitas a São Paulo, Campinas, Florianópolis e Curitiba. Está prevista uma série de atividades, desde a abertura oficial em São Paulo, passando por um Demoday em Curitiba no formato “Shark Tank” até a cerimônia de encerramento da missão com pitches finais das startups e entrega de certificados na capital paulista.
Além das agendas em São Paulo e Curitiba, as startups irão participar de eventos em Florianópolis e Campinas, como visitas a Parques Tecnológicos, encontros de negócios e compromissos institucionais. A abertura no escritório ApexBrasil de São Paulo será marcada pelos treinamentos de “pitches” onde as empresas receberão insights sobre o mercado brasileiro e as estratégias para se estabelecer no contexto tecnológico brasileiro.
O Scale Up tem quatro etapas: na primeira, as empresas estrangeiras são apresentadas ao mercado brasileiro e conhecem as regras e leis do país para que entendam, por exemplo, o que é preciso para abrir um negócio e acessar talentos. Essas empresas também recebem um relatório de mercado personalizado para os seus setores. Ao final desta etapa, elas são avaliadas por uma banca de investidores e corporações que selecionam as melhores empresas para continuar seu processo de aceleração.