Ampliar exportações e negócios, e apresentar a inovação e tradição próprias do país estavam entre os objetivos dos vitivinicultores no evento
Prospectar clientes e consolidar a imagem e o posicionamento dos vinhos brasileiros no cenário global foi o que levou o Wines of Brazil a participar, mais uma vez, da ProWein Düsseldorf, maior feira mundial do setor vitivinícola, de 16 a 18 de março, na Alemanha. Nesta edição, as perspectivas de negócios durante a feira giraram em torno de USD 440.00,00. Um dos destaques foi a comercialização de produtos zero álcool, apresentados pelas vinícolas Casa Valduga e Garibaldi. Em relação aos próximos 12 meses, as expectativas são ainda mais animadoras, com a projeção de negócios em USD 3.480.000,00, um aumento de 138% em relação ao ano anterior.
O Wines of Brazil é um projeto setorial do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Desde 2004, vem consolidando a imagem e o posicionamento dos vinhos brasileiros no cenário global, demonstrando a qualidade e diversidade dos rótulos nacionais.
Na edição deste ano da ProWein Düsseldorf, oito vinícolas de regiões produtoras no Rio Grande do Sul e Minas Gerais representaram o país: Barbara Eliodora, Casa Pedrucci, Casa Valduga, Garibaldi, Miolo, Pizzato, Ponto Nero e Salton. Durante o evento, com estande próprio, as marcas promoveram ativações estratégicas com o intuito de ampliar a visibilidade e a comercialização dos vinhos e espumantes brasileiros. O Brasil também foi representado pelo wine educator Maurício Roloff, considerado destaque das masterclasses, educando o trade sobre pujança do setor, denominações de origem, indicações geográficas, técnica de dupla poda para vinhos de inverno e vinhos tropicais com colheita dupla.
O casamento entre tradição e inovação vem cada vez mais fortalecendo a imagem do país. Ações do projeto e das próprias vinícolas, que exponencialmente têm investido em áreas que contemplem o mercado internacional, como a contratação de brand ambassadors em alguns países, ratificam o Brasil como grande produtor de vinho para o mundo. Este posicionamento é celebrado pela gestora do projeto na ApexBrasil, Rafaela Albuquerque:
Organizar o pavilhão brasileiro na Prowein Düsseldorf é mais do que reunir vinícolas — é posicionar o Brasil como referência em vinhos e espumantes no cenário internacional. Ter empresas de diferentes regiões e portes em um dos maiores encontros do setor potencializa negócios e mostra ao mundo a pluralidade, autenticidade e qualidade da nossa produção.
Rafaela Albuquerque, gestora do projeto na ApexBrasil
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
25 de março de 2025
Consevitis-RS | Assessoria de Imprensa
Sublinha! Comunicação
diegoadami@sublinha.com.br | (54) 98111-6007