E-Xport Meeting 2024: vai começar, em São Paulo, o maior encontro de e-commerce internacional do país

E-Xport Meeting 2024: vai começar, em São Paulo, o maior encontro de e-commerce internacional do país

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Evento da ApexBrasil ocorre dentro do Fórum E-commerce Brasil, de 30 de julho a 1º de agosto, e vai reunir especialistas do comércio virtual global. O objetivo é ampliar a participação do Brasil no e-commerce mundial

Começa na próxima terça-feira (30), em São Paulo, mais uma edição do E-Xport Meeting, evento realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dedicado às empresas brasileiras que desejam expandir seus negócios para o mercado internacional por meio do comércio eletrônico. O encontro compõe a programação do Fórum E-commerce Brasil – o principal fórum de e-commerce da América Latina -, que ocorre de 30 de julho 1º de agosto, no Distrito Anhembi, e vai reunir especialistas, autoridades e líderes do mercado virtual para discutir e planejar o futuro do e-commerce internacional. 

“O e-commerce é uma ferramenta valiosa para empresas brasileiras conquistarem o mundo”, afirma a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, que estará presente no evento. “Ele pode facilitar o acesso a novos mercados, reduzir custos, permitir uma escalabilidade eficiente e oferecer uma série de ferramentas de marketing e análise de dados. Com a estratégia correta, o e-commerce pode ser um verdadeiro motor de crescimento internacional das empresas”, complementa Repezza. 

O comércio internacional por meio digital no país vem crescendo - em 2023, segundo dados da Euromonitor, o valor do e-commerce brasileiro chegou a US$ 50,6 bilhões, representando 1,3% do total mundial. Entre 2019 e 2023, o crescimento médio anual brasileiro desse segmento foi de 32,2%, uma das maiores taxas desse período entre os principais players globais.

Por meio do E-Xport - programa criado em 2017 pela ApexBrasil, com o objetivo de capacitar e conectar empresar nacionais com as principais plataformas de comércio virtual do mundo -, a Agência vem promovendo e ampliando a participação brasileira no e-commerce internacional. O programa apresenta tecnologias e tendências para as empresas por meio de palestras, casos de sucesso, rodadas de negócios e oficinas voltadas para o comércio eletrônico. De 2017 a 2023, foram mais de 4.500 empresas sensibilizadas pelo E-Xport, 550 empresas aceleradas e 180 palestras realizadas para capacitação das empresas. 

Esta edição do E-Xport Meeting receberá o dobro de empresas da edição anterior. A 4ª edição do evento, que ocorreu em julho de 2023, levou uma delegação de mais de 100 pequenas e médias empresas brasileiras a participarem do Fórum E-commerce Brasil. Para este ano, 200 empresas se inscreveram para participar presencialmente. O evento será gravado e transmitido on-line de 3 a 5 de setembro para as empresas que não puderem comparecer e querem aprender mais sobre o comércio digital. 

“O aumento de participantes nesta edição mostra que o interesse das empresas brasileiras pelo comércio digital está aumentando. O evento é uma ótima oportunidade para os empreendedores e empreendedoras conhecerem o que a ApexBrasil oferece neste segmento, por meio do E-Xport”, afirma a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado. “Por meio do programa, a Agência tem feito parcerias estratégicas com as principais plataformas de e-commerce do mundo e isso facilita muito a entrada das nossas empresas neste universo”, reforça Clarissa, se referindo aos Memorandos de Entendimentos (MOUs) que, inclusive, serão assinados durante o evento.

Parcerias estratégicas para o e-commerce

Desde 2021, a ApexBrasil e a Amazon.com atuam conjuntamente capacitando empresas nacionais para venderem seus produtos pela plataforma. Durante o E-Xport Meeting, uma nova parceria será firmada, lançando a edição Amazon.com 2024, com o objetivo de capacitar ainda mais empresas interessadas em expandir seus negócios para os Estados Unidos. 

Também durante o evento, outro MOU será assinado pela ApexBrasil com o Mercado Livre e outro com a plataforma E-commerce Brasil. O propósito é combinar os melhores esforços para promover a exportação de produtos de vendedores do Brasil para o mundo.

Durante o evento também será lançado edital para formação de nova turma de capacitação para a plataforma Alibaba.com. A ação também faz parte do Programa E-Xport, no âmbito de MOU com a Alibaba.com, assinado em 2022, e conta com apoio do Escritório da ApexBrasil na China. As empresas selecionadas terão acesso especial à plataforma, que é o maior ecossistema de negócios digitais B2B do mundo.

Confira aqui na agenda do evento as datas e horários das assinaturas.

Painéis, oficinas e network 

Durante três dias, o E-Xport Meeting 2024 apresentará uma programação extensa que será realizada no auditório da ApexBrasil - dentro do Fórum E-commerce Brasil - , voltado especialmente para as empresas brasileiras interessadas na internacionalização. A programação contará com apresentação de mais de 40 palestrantes, entre eles especialistas da ApexBrasil, como a diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, a gerente de Competitividade, Clarissa Furtado, o gerente de Inteligência de Mercado, Igor Celeste, entre outros(as), e especialistas internacionais, entre eles representantes da  Amazon.com, Grupo Alibaba e Mercado Livre. Empresas de sucesso também compartilharão suas jornadas e experiências durante o “bate-papo com exportadores” – nos dias 31/7 e 1/8, das 13h às 14h. 

Ao todo serão 20 painéis que abordarão temas como: Checklist para o e-commerce internacional; O diferencial da sustentabilidade nos negócios digitais; E-commerce Internacional: perspectiva de gênero; E-Commerce para Indústrias; Inteligência de Mercado e Certificações; Processo Logístico e Requisitos para Exportação; Parcerias para o sucesso; Ecossistemas de apoio para o Brasil; A importância do e-commerce para a internacionalização dos negócios brasileiros; e outros assuntos. Será oferecida ainda a oficina “Passo a Passo do E-Commerce Internacional”, com a participação de representantes da Shipsmart, GlobalD, CRP Mango, Wave Commerce, F1 commerce e Larroude.  

Após o evento, as empresas participantes serão convidadas a preencher uma pesquisa detalhando os conteúdos consumidos, principais demandas e dúvidas sobre a internacionalização no e-commerce. Esses dados orientarão a organização de webinars e direcionarão as empresas para os serviços da Agência.

Perspectiva de gênero 

Desde quando lançou, em junho de 2023, o programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), a ApexBrasil tem aplicado uma lente de gênero em todos os seus projetos e programas, com o propósito de estimular e ampliar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio internacional. “A ApexBrasil tem um olhar especial para o empreendedorismo feminino e o e-commerce é, sem dúvida, um meio poderoso para alavancar as oportunidades das empreendedoras brasileiras", afirma Clarissa Furtado.

Para tanto, um dos painéis do E-Xport Meeting terá como tema “E-commerce Internacional: perspectiva de gênero”, e terá a participação da fundadora da Rede Mulheres Empreendedoras (RME), Ana Fontes, fundadora do movimento Mulheres no E-commerce, além das analistas da gerência de Inteligência de Mercado da Agência, Sandra Rebouças, e da gerência de Competitividade, Maira Rodrigues. A proposta é justamente ampliar o debate sobre as oportunidades para o empreendedorismo feminino no universo do comércio digital. 

Sobre a ApexBrasil 

A ApexBrasil é uma entidade sem fins lucrativos, interesse coletivo e utilidade pública, que mostra para o mundo o que o Brasil tem a oferecer.  A Agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos para setores estratégicos da economia, dando mais visibilidade às empresas brasileiras mundo afora. Para isso, encabeça uma série de ações, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira e fazer negócios. Atualmente, a Agência apoia mais de 17 mil empresas sendo 43% delas de micro e pequeno porte. Mais informações em www.apexbrasil.com.br

Serviço:

E-Xport Meeting 2024

Quando: 30 de julho a 1º de agosto

Onde: Distrito Anhembi, São Paulo

Cadastro de imprensa: https://eventos.ecommercebrasil.com.br/forum 

Programação completa: aqui 

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: