Shows de Teresa Cristina e Lisa Ono encantam o público da Expo Osaka durante abertura da Semana da Mulher

25/08/2025
Expo Osaka 2025

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Shows de Teresa Cristina e Lisa Ono encantam o público da Expo Osaka durante abertura da Semana da Mulher
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Mulheres que inspiram, mulheres que lideram, mulheres que transformam oportunidades em ações em prol de outras pessoas. A Semana da Mulher, realizada pelo Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka, começou neste domingo (24) com o objetivo de valorizar o papel feminino nas agendas econômicas e sociais globais. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o evento - que vai até o dia 30 de agosto com diversas atividades voltadas ao debate sobre equidade de gênero - começou com uma tarde de cultura e moda brasileiras para celebrar a visibilidade das mulheres. A abertura aconteceu no Expo Hall “Shining Hat”.  

“A Expo 2025 Osaka nos convida a refletir sobre o futuro, sob o tema “Projetando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”. Desde o primeiro momento em que a ApexBrasil começou a planejar a participação do Brasil aqui, ficou claro para nós que esse debate só poderia ser completo se colocasse a igualdade de gênero em seu centro”, disse a diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza, durante a abertura do evento.Uma sociedade verdadeiramente sustentável e inovadora só se consolidará quando todas as pessoas, independentemente do gênero, tiverem as mesmas oportunidades de sonhar, empreender e liderar. Igualdade é, portanto, justiça — e também um pilar da inovação, do desenvolvimento e da paz”, completou.  

Ana Repezza é também a idealizadora do programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil, responsável pela concepção da Semana da Mulher na Expo Osaka. Criado pela Agência em 2023 com o objetivo de promover maior participação de empresas lideradas por mulheres no mercado internacional, o MNI já prestou mais de 4 mil atendimentos e vem ganhando reconhecimento internacional. O programa já conquistou o reconhecimento do WTPO Awards, concedido pelo International Trade Centre, e o Prêmio de Igualdade de Gênero no Comércio, concedido pela OMC em 2025. Isso mostra ao mundo que o Brasil pode ser referência em iniciativas de igualdade de gênero no comércio”, enfatizou. 

A ministra-conselheira da Embaixada do Brasil em Tóquio, Patricia Côrtes, também discursou e salientou que “promover os direitos das mulheres é mais do que apenas uma questão de justiça; é uma prioridade estratégica inabalável. Quando as mulheres prosperam, as sociedades prosperam. Quando as mulheres lideram, as empresas crescem. E quando as mulheres têm participação igualitária no comércio e na inovação, a economia global se torna mais forte, mais diversa e mais dinâmica”. 

 

Samba, Pagode e Bossa Nova em Osaka 

Conhecida como a embaixadora da Bossa Nova no Oriente, Lisa Ono brilhou mais uma vez no Pavilhão Brasil da Expo Osaka e foi a primeira apresentação da Semana da Mulher. A artista interpretou a famosa música “Garota de Ipanema”, composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que na sua voz ganha sonoridade especial e encantou o público. A artista também interpretou as músicas Caminho de mim, Madalena, Wave, O Barquinho, Batucada e Chega de Saudade.  

A cantora Teresa Cristina, uma das maiores intérpretes de samba e pagode do país, colocou o público - formado por japoneses, brasileiros e diversas outras nacionalidades - para dançar, mostrando que a música é, de fato, uma linguagem universal capaz de unir todas as pessoas. A artista apresentou o projeto “Pagode, Preta”, um show repleto de sucessos atemporais que Teresa criou para homenagear a importância do pagode, seus músicos, cantores e compositores. O repertório apresenta clássicos do pagode dos anos 80 e 90 que tocaram a vida (e o coração) dos brasileiros. Para acompanhá-la no show icônico, Teresa Cristina convidou uma banda composta inteiramente por mulheres negras.  

O samba nasceu de uma mulher e a mulher ocupa a roda de samba na sua essência e essa energia precisa continuar, disse ela, que tem mais de 25 anos de carreira e já esteve três vezes no Japão. 

O grupo japonês Alawodudu, de samba e reggae, também se apresentou no evento. Com membros de Tóquio e Osaka, os japoneses alegraram o público com ritmos brasileiros. 

Moda brasileira em destaque  

Um dos destaques da abertura da Semana da Mulher na Expo Osaka foi o momento Fashion Show Experience, iniciativa que teve a realização do TexBrasil, Projeto Setorial da ApexBrasil realizado em parceria com a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). O programa tem como objetivo promover a internacionalização da moda brasileira. Em Osaka, foi apresentado o projeto “Chuva do Caju” - de curadoria de Bruno Simões e Olivia Merquior - reunindo cinco marcas de estilistas brasileiras que exibiram no palco suas produções ousadas, criativas e sustentáveis 

Entre os destaques esteve a estilista paraibana Penha Maia, referência da moda conceitual nacional, que já vestiu nomes como Ney Matogrosso, Pabllo Vittar, Ivete Sangalo e Anitta, além de ter seu trabalho publicado em revistas como Vogue, Elle, Claudia e Harper's Bazaar. “Participar desse evento foi sem palavras, não consigo mensurar. Acho que foi mais um grande passo para a minha trajetória e para a minha profissão. Estar perto de mulheres que compartilham esse mesmo sonho foi muito bom”, afirmou. 

Também ganharam destaque: a Artemisi, fundada em 2019 por Mayari Jubini, que alia luxo artesanal e tecnologia em peças de alto impacto; a Mayara Junges, lançada em 2022 após o sucesso do icônico Top Flor, que combina volumes, assimetrias e design minimalista; a ALUF, reconhecida pela moda autoral de estética sensível e experimental, e a Argalji, de Monique Argalji, com criações inovadoras e duradouras. 

Monique Argalji descreveu sua participação como “um mix de emoções fortes. Nervosismo junto com uma alegria muito grande, extremamente lisonjeada de estar fazendo parte desse projeto da iniciativa da Apex”. Ela acrescentou: “Foi uma honra muito grande poder apresentar e mostrar nosso trabalho para compradores japoneses e aprender mais desse espaço, porque realmente a exportação é uma novidade”. Com 20 anos de carreira, Monique ressaltou que esse momento foi resultado de uma longa construção de seu trabalho. 

Programação da Semana da Mulher   

Desenvolvida em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Mulheres, a Rede Mulher Empreendedora, a ONU Mulheres do Brasil e a Delegação Brasileira do Women 20, a programação reunirá, ao longo da semana, lideranças femininas, especialistas e representantes de organizações internacionais para ampliar o diálogo sobre o empoderamento feminino em pautas globais. As atividades da Semana da Mulher na Expo 2025 Osaka vão até o dia 30 de agosto no Pavilhão Brasil, no Expo Hall e no Women’s Pavilion da Cartier, espaço dedicado ao empoderamento feminino na Expo. 

Tema: Não se aplica
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Moda — Economia Criativa
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: