A feira, que começa no dia 4 de setembro, é uma das maiores do mundo no segmento de design e decoração
Entre 4 e 8 de setembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estará em Paris, na França, com 31 empresas brasileiras do segmento de design e decoração participando de uma das maiores feiras internacionais do setor no mundo: a Maison&Objet. O evento tem números grandiosos: são mais de 70 mil visitantes a cada edição, dos quais dois terços são revendedores em busca de produtos para seus negócios. Além de tendências e lançamentos, o evento apresenta instalações e painéis que contam com a participação de nomes expoentes nos variados segmentos voltados para casa e decoração.
A última participação de empresas brasileiras com o apoio da ApexBrasil no evento foi em 2018. Para a gerente de Indústria e Serviços da Agência, Maria Paula Velloso, voltar ao Maison&Objet é uma grande satisfação, principalmente com marcas brasileiras de diferentes regiões, a maioria liderada por mulheres, e todas com grande potencial exportador. “O Brasil tem muito a mostrar nessa área de design e decoração, e estamos levando representantes de diversas regiões do país para expor seu trabalho e expandir seu mercado. É uma grande satisfação para a ApexBrasil retomar a participação em um evento tão relevante para o setor”, afirma.
Segundo a organização do Maison&Objet, a audiência da feira costuma ser metade francesa e metade de outros países, o que mostra o grande potencial do alcance na Europa e Oriente. Dos expositores da mostra, 60% das marcas costumam fechar negócios durante o evento e 86% nos meses seguintes.
A participação brasileira tem como parceiros a Embaixada do Brasil na França e entidades setoriais como Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Associação Brasileira de Estilistas (Abest).
Design brasileiro em destaque
A curadoria das obras brasileiras que serão expostas é de Bruno Simões, arquiteto, jornalista e designer, que criou o conceito Amuleto para a exposição no evento. "Além da beleza estética, as peças são imbuídas de significado, memória e senso de pertencimento que funcionam como amuletos que carregam sabedoria por meio de técnicas artesanais e ancestrais", explica o curador.
Das 31 empresas brasileiras selecionadas, cinco são das regiões Norte e Nordeste e a maioria (21) com liderança feminina. Uma delas é a Trapos & Fiapos, do Piauí, que levará o tapete Entre Rios, feito de fibra natural de Taboa e Buriti e algodão orgânico bege. “Faz alusão aos dois rios que passam pela nossa cidade de Teresina, Rio Poty e Parnaíba. Conta a possibilidade das águas dos rios que sempre correm para um lugar maior, que é o mar”, explica a empreendedora e representante comercial da marca, Nara Melo, sobre a inspiração da peça.
A Trapos & Fiapos já participou de outros eventos internacionais com o apoio da ApexBrasil e já exporta para clientes nos Estados Unidos, na Suíça e Uruguai. Para Nara Melo, a oportunidade de ir à Paris agora ajuda a ampliar os mercados da marca. “Nossa intenção, ao participar da Maison&Object, é compreender o mercado consumidor da Europa de um modo geral: lojistas, galeristas, decoradores. Sentir se eles buscam algo personalizado, tapeçaria autoral, se buscam o feito à mão, da peça única com alto valor agregado. Queremos compreender o mercado para nos ajustarmos na expansão da marca com mais segurança e assertividade”, afirmou.
Outra participante da feira é a designer e ceramista Aline Angeli, de Alagoas. Levando peças em cerâmica de duas coleções intituladas Guardiães e Voos: a primeira inspirada na natureza e na simplicidade da região, com objetos que remetem a anfitriões silenciosos, e a segunda nas ondulações que remetem aos ventos, aos relevos que capturam movimento e falam da capacidade de transcendência por meio desenhos únicos. As peças são feitas de barro orgânico e modelados em forno artesanal a 1000 graus.
“Estou muito feliz com essa oportunidade de mostrar meu trabalho em uma vitrine tão importante como a Maison&Objet. Estou muito animada também com a linda cenografia, que certamente ajudará a valorizar as peças. A estrutura proporcionada pela ApexBrasil é fundamental. Sem isso, dificilmente ocorreria minha participação”, ressaltou a designer Aline Angeli, que neste ano expôs no FuoriSalone, em Milão, também com o apoio da ApexBrasil.
Além destas, participarão também marcas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Goiás.
Confira aqui o catálogo com todas as marcas brasileiras participantes.
Ano da Brasil no Brasil e Brasil na França
O evento acontece no contexto do ano da França no Brasil e Brasil na França, com foco em oportunidades para negócios, turismo e acordos 20 anos depois da primeira realização, em 2005. O ano de 2025 também marca os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países e os 10 anos do Acordo de Paris (Acordo do Clima). Além disso, a ação representa um formato escalável de apoio a empresas de setores normalmente não atendidas pelos projetos setoriais da ApexBrasil.