Entre os dias 18 e 21 de agosto, a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte sediou a edição Frutas Frescas do programa Exporta Mais Brasil. A iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) reuniu 13 compradores estrangeiros e 28 empresas brasileiras, que realizaram 274 reuniões bilaterais, gerando US$1,1 milhão em negócios imediatos e US$4,9 milhões em expectativas para os próximos 12 meses.
Durante o evento, os compradores puderam visitar uma das fazendas de melões e melancias da Agrícola Famosa, para conhecer os rigorosos padrões de produção da fruticultura local e a qualidade dos produtos. A empresa, que gera mais de 10 mil empregos por ano na região, já exporta para países como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, França, Singapura, Lituânia e Canadá e busca alcançar novos mercados.
As rodadas aconteceram concomitantemente à Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit). Durante o evento, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da primeira participação da ApexBrasil na feira, levando compradores de 12 países para Mossoró, ampliando os investimentos.
O evento contou com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RN), a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Frutas do Brasil
Segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), as exportações brasileiras de frutas seguem em expansão e devem atingir, em 2025, uma das maiores marcas da história. Apenas no primeiro semestre, o Brasil exportou mais de 546 mil toneladas de frutas frescas e processadas, gerando US$ 583 milhões em receita.
O resultado do período apontou um crescimento de 27,17% em volume e 12,58% em valor quando comparado com o mesmo período do ano passado. O desempenho mostrou o esforço do Frutas do Brasil, projeto de internacionalização da Abrafrutas, em parceria com a ApexBrasil, para abrir novos mercados e mesas de negociações internacionais e melhorar a cadeia logística voltada à exportação por parte do setor privado de logística e exportadores.