Inscrições abertas para o Programa Exporta Mais Brasil – Edição Cafés Especiais

25/08/2025
Notícias do Agro

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Inscrições abertas para o Programa Exporta Mais Brasil – Edição Cafés Especiais
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) abriu as inscrições para a Edição Cafés Especiais do Programa Exporta Mais Brasil. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), e tem como objetivo aproximar produtores e exportadores brasileiros de compradores internacionais qualificados e ampliar a presença do café nacional em mercados estratégicos. 

A ação contará com três eventos de cupping, todos em novembro. O primeiro será realizado de 4 a 7, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, e terá como foco produtores de cafés especiais certificados pela BSCA. Na sequência, de 9 a 14 de novembro, acontecerão mais duas sessões de cupping exclusivas para produtores com selo de Indicação Geográfica das regiões do Caparaó e das Matas de Minas, ambas reconhecidas mundialmente pela qualidade e diversidade de seus grãos. Nas regiões produtoras que serão visitadas pelos compradores internacionais, a ação contará com o apoio do Conselho das Associações das Matas de Minas e da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (APEC). 

Para participar, todos as amostras de café devem ter no mínimo 82 pontos e existem critérios específicos para cada uma das sessões: 

Sessões de cupping na Semana Internacional do Café (SIC): 

  • Apresentar laudo de avaliação emitido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).  

Sessões de cupping na região do Caparaó  

  • Apresentar laudo de avaliação emitido pelo Conselho das Associações das Matas de Minas. 

Sessões de cupping na região de Matas de Minas: 

  • Apresentar laudo de avaliação e selo de Indicação Geográfica emitido pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (APEC). As empresas deverão apresentar a documentação solicitada para atéduas amostras que serão provadas no cupping após a pré-seleção dos participantes. A ApexBrasil recomenda que sejam inscritas amostras a partir de 85 pontos, que têm maior potencial de seleção e são o principal alvo da ação de promoção comercial. Mais informações estão disponíveis no Regulamento. 

As empresas selecionadas poderão credenciar até dois representantes para participação nos eventos, com suporte de tradutores, conforme disponibilidade, e acompanhamento técnico especializado da equipe da Agência.  

Além das sessões de degustação e das rodadas de negócios presenciais com compradores internacionais, os inscritos terão acesso a uma trilha de capacitação para a exportação, composta por webinars e cursos online que oferecem apoio à jornada de internacionalização. Além disso, as empresas participantes contarão com exposição digital de suas marcas na plataforma Buy Brazil, vitrine da ApexBrasil que conecta empresas brasileiras à compradores de diferentes partes do mundo.  

As inscrições para a Edição Cafés Especiais do Programa Exporta Mais Brasil estão abertas até o dia 4 de setembro, por meio do seguinte link. Esta é uma oportunidade para que produtores apresentem seus cafés especiais a importadores internacionais e fortaleçam a posição do Brasil como líder global em qualidade, diversidade e inovação no setor cafeeiro. Participe! 

Serviço 

Programa Exporta Mais Brasil | Cafés Especiais 

Período de inscrições: até 4 de setembro 

Datas e locais das sessões de cupping: 

Belo Horizonte (SIC): 04 – 07 de novembro –  

Região das Matas de Minas: 09 – 14 de novembro  

Região do Caparaó: 09 – 14 de novembro  

Inscrições: clique aqui 

Regulamento: disponível no link 

 

Sobre o Exporta Mais Brasil 

Liderado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações. Por meio do programa, empresas de diferentes setores produtivos realizam reuniões com compradores internacionais, que vêm ao Brasil em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos. Desde o lançamento, em 2023, o Exporta Mais Brasil completou 28 rodadas pelo país dedicadas a diferentes setores produtivos. Foram cerca de seis mil reuniões de negócios entre mais de 878 empresas brasileiras e mais de 305 compradores internacionais de 65 países com uma expectativa de geração de negócios que ultrapassou a marca de meio milhão de reais – totalizando R$ 553 milhões em negócios gerados entre 2023 e 2024. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Cafés Especiais
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: