A 5ª edição do evento acontece de 30/7 a 1º/8, em São Paulo, e discute o papel do e-commerce na internacionalização de empresas brasileiras
Nos dias 30 de julho e 1º de agosto, a ApexBrasil realizará o aguardado E-xport Meeting 2024, evento que se consolidou como um marco no calendário das empresas brasileiras interessadas em expandir para o mercado internacional através do e-commerce. O encontro, que ocorrerá no Fórum E-commerce Brasil, em São Paulo, busca conectar as empresas nacionais aos principais especialistas e plataformas globais de comércio virtual.
Lançado em 2017, o programa apresenta tecnologias e tendências para as empresas brasileiras por meio de palestras, casos de sucesso, rodadas de negócios e oficinas voltados para o e-commerce internacional. O principal objetivo do E-xport Meeting é capacitar empresas nacionais de produtos e serviços para ampliar a participação do Brasil no comércio eletrônico mundial.
Segundo a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, "o e-commerce é uma ferramenta valiosa para as empresas brasileiras conquistarem o mundo. Na ApexBrasil, estamos aqui para apoiar os empreendedores e empreendedoras brasileiras através de capacitação e parcerias estratégicas. Temos um olhar especial para o empreendedorismo feminino, e o e-commerce é, sem dúvida, um meio poderoso para alavancar as oportunidades das empreendedoras brasileiras."
Empreendedorismo feminino: casos de sucesso
A Maison Charlô Store, empresa especializada em mesa posta, foi fundada por duas irmãs, Karen e Karol Reis. Por meio dos programas de internacionalização da ApexBrasil, puderam explorar o mercado americano e expandir seus negócios. Na jornada de sete anos no mercado brasileiro e dois no internacional, o e-commerce foi ferramenta essencial para o impulsionamento dos negócios.
“Desde o início, a presença digital permitiu que a marca se destacasse rapidamente no mercado, conquistando corações e mesas com nossos produtos de alta qualidade e design impecável. Essa visibilidade online nos possibilitou alcançar um público mais amplo e diversificado, o que foi crucial para nossa expansão internacional, mesmo sendo um produto de nicho”, explicou a CEO Karen Reis.
Outra empresa que utiliza o e-commerce para alavancar vendas internacionais é a Distillerie Stock do Brasil. Valéria Cristina, diretora executiva, conta que a empresa está presente em duas plataformas e-commerce, o Alibaba e a Amazon. “A gente consegue introduzir o produto no mercado internacional e tem a possibilidade de testar o produto, entender os sabores que mais vendem, ouvir o feedback dos consumidores e ver quais estados estamos vendendo mais, o e-commerce nos ajuda muito nesse sentido”, explica.
Novidades da 5ª edição
Uma das novidades deste ano é o subsídio de ingresso para 200 empresas brasileiras, o dobro do número de participantes em 2023, com valor individual estimado em 2.500 reais.
Além disso, após o evento, as empresas participantes serão convidadas a preencher uma pesquisa detalhando os conteúdos consumidos, principais demandas e dúvidas sobre a internacionalização no e-commerce. Esses dados orientarão a organização de webinars e direcionarão as empresas para os serviços da Agência.
As inovações em relação à última edição também incluem uma jornada completa pré e pós-evento para as empresas participantes, além de acesso a benefícios negociados pela ApexBrasil com fornecedores da cadeia de e-commerce internacional.
Novas parcerias
A ApexBrasil está intensificando parcerias estratégicas com stakeholders do e-commerce no Brasil e no exterior. O ponto alto dessas colaborações será o E-Xport Meeting 2024, evento projetado para estreitar laços com potenciais parceiros, celebrar acordos e fortalecer redes já existentes.
As parcerias de sucesso com Amazon Brasil, o Mercado Livre e o E-commerce do Brasil chegam para somar forças e ampliar o alcance do evento e das ações da ApexBrasil para promover as empresas brasileiras pelo mundo.
Programação E-Xport Meeting 2024
O E-xport Meeting 2024 vai reunir especialistas, autoridades e líderes de mercado para discutir e planejar o futuro do e-commerce internacional. Durante três dias, o Fórum do E-commerce, em São Paulo, será palco de uma programação extensa, que contará com o auditório da ApexBrasil voltado especialmente para as empresas brasileiras buscantes da internacionalização. Vamos conferir:
30 de julho de 2024
15h: Início do credenciamento oficial do evento
17h - 19h: Palestras em salas selecionadas do Pavilhão
Abertura com participação da Diretora de Negócios, Ana Paula Repezza
Aula Inaugural: Check List para e-commerce internacional com Pedro Trevisan da GlobalD
18h - 20h: Coquetel de networking por todo o salão de negócios
31 de julho de 2024
8h: Abertura do credenciamento oficial do evento
9h30: Abertura das plenárias do evento
10h - 12h: Oficina: Passo a Passo do E-Commerce Internacional
Moderado por Camila Paschoal da ApexBrasil, com participação de diversos especialistas
12h - 13h: O diferencial da sustentabilidade nos negócios digitais
Participação de Leonardo Machado da ApexBrasil e outros especialistas
12h - 14h: Almoço finger food em todo o pavilhão
13h - 14h: Espaço do Vendedor - Café ApexBrasil
Networking com exportadores brasileiros, moderado por Amanda Mesquita
14h - 15h20: Plenária de Gestão & Operações - Tropicalizando Marcas Internacionais em outros mercados com a participação da Diretora de Negócios, Ana Paula Repezza.
15h30 - 16h30: Importância do e-commerce para internacionalização dos negócios brasileiros
16h30 - 16h40: Lançamento de Novos Projetos - Programa E-Xport
16h40 – 17h – E-commerce Internacional: perspectiva de gênero
17h - 17h30: E-commerce B2B e B2C para Indústrias
17h30 - 18h: Plataforma Brasil Exportação, Inteligência de Mercado e Certificação
19h: Coquetel de networking por todo o salão de negócios
1 de agosto de 2024
10h - 11h30: Avaliação de Catálogos, Seleção de Produtos e Dicas de Marketing para mercado internacional
11h30 - 13h: Pagamento, Contabilidade e tributação
12h - 14h: Almoço com finger food em todo o pavilhão
13h - 14h: Networking com exportadores brasileiros no Espaço do Vendedor - Café ApexBrasil
14h00 - 15h00: Processo Logístico e Requisitos para a Exportação
15h00 – 16h00: Conformidade e Certificações de Produtos – FDA
16h00 - 16h30: Parcerias para o sucesso com SEBRAE, CNA e CNI
16h30 - 17h30: Ecossistema de apoio do Brasil com BB, Correios e Connect Americas
17h30 - 21h: Coquetel de networking por todo o salão de negócios, seguido de show especial de encerramento no Pavilhão