Empresas brasileiras do setor plástico transformado participam de missão comercial à Colômbia com foco na internacionalização

25/08/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Instituto Nacional do Plástico (INP)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Empresas brasileiras do setor plástico transformado participam de missão comercial à Colômbia com foco na internacionalização

Descrição da imagem: Imagem panorâmica de Bogotá, cidade-sede da Missão Colômbia, ao entardecer. Entre os prédios altos e modernos, destaca-se no centro um arranha-céu iluminado com as cores da bandeira colombiana (amarelo, azul e vermelho). À frente, observa-se uma área verde com árvores e construções, enquanto ao fundo se ergue um conjunto de montanhas.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Ação promovida pelo Think Plastic Brazil busca ampliar exportações e conexões com mercados estratégicos

Entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, o Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), realizará uma Missão Comercial à Colômbia, reunindo 26 empresas brasileiras do setor de plásticos transformados em uma agenda estratégica de negócios e prospecção com compradores da região.

A ação ocorrerá em Bogotá, com apoio de consultorias locais especializadas, oferecendo aos participantes a chance de se conectar com compradores não apenas da Colômbia, mas também de países vizinhos como Equador, Panamá e Costa Rica, ampliando as oportunidades comerciais no continente.

A Colômbia é uma das economias mais dinâmicas da América do Sul e uma porta de entrada para os mercados andinos. Esta missão foi desenhada para criar conexões de valor, com segurança, apoio técnico e inteligência comercial, abrindo caminho para a expansão regional de nossas indústrias.
Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil

Empresas parceiras participantes da missão são: ARTHI, Astra S/A, Enerbras, Estamparia de Alumínio Oliveira, Force, Fortlev, FRONTEC, Jaguar, LOLLY, MarGirius, Martiplast, Maxcrill, Maxeb, Metaltru, Nitronplast, Nutriplan, Plasvale, Rainha, Sanremo, São Bernardo, Schwanke, Sforplast, Tigre, Uninjet, Velper e Wyda.

 

MERCADO DE PLÁSTICOS TRANSFORMADOS COLOMBIANO

A Colômbia segue como um dos mercados mais relevantes para os plásticos transformados brasileiros. Em 2025, o país projetou crescimento do PIB de 2,5%, com expectativa de alcançar 2,8% em 2026, impulsionado pelo consumo privado, aumento das exportações e investimentos. A inflação caiu para 4,5% e o desemprego fechou o ano anterior em 9,1%, o menor nível desde 2017. “Mesmo com desafios fiscais e alta informalidade, a economia colombiana mostra sinais claros de recuperação e estabilidade, com destaque para o setor agrícola, que cresceu 8,1% em 2024, e para o turismo, que bateu recorde com 6,7 milhões de visitantes”, complementa Carlos Moreira.

No setor de plásticos transformados, os dados de exportação das empresas associadas ao Think Plastic Brazil reforçam a importância estratégica da Colômbia. Entre janeiro e julho de 2024, foram exportados US$ 39,86 milhões, com 30,17 milhões de quilos. No mesmo período de 2025, os números subiram para US$ 46,82 milhões e 36,25 milhões de quilos, colocando a Colômbia como o sétimo principal destino, atrás apenas de mercados como Argentina, Chile e Bélgica. O crescimento em valor e volume mostra uma demanda sólida e contínua.

Além disso, o Think Plastic Brazil já realizou 20 ações no país, sendo 18 feiras e dois projetos individualizados em Bogotá. Essas iniciativas geraram mais de 10 mil reuniões de negócios, com a participação de 339 empresas associadas. O resultado foi a concretização de US$ 10,3 milhões em negócios e uma expectativa de mais de US$ 138 milhões, com um retorno de US$ 132,02 para cada dólar investido. Esses dados comprovam que a Colômbia não apenas é um mercado em expansão, mas também um parceiro comercial estratégico para o setor.

 

SOBRE AS EMPRESAS

Alklin: A marca Alklin é de propriedade da empresa Schwanke Industrial, que, com mais de 70 anos de história, é líder na categoria de panos de limpeza no Brasil, com 17,2% do mercado de Varejo Autosserviço e Cash&Carry. Localizada em Santa Catarina, no Sul do Brasil, possui dois parques fabris, um em Blumenau, cidade sede, e outro em Penha. Além de atuar na categoria de panos, a empresa trabalha com as seguintes categorias de produtos: esponjas, vassouras, rodos/mops e utilidades domésticas (escovas, pás, baldes, desentupidores, protetores veda porta, cordas para varal e tapetes).

Arthi: Está há mais de 25 anos no mercado oferecendo produtos para cozinha, banheiro e organização, com mais de 500 itens distribuídos no Brasil e no exterior. Com sede em Bom Jesus dos Perdões (SP) e planta moderna equipada com tecnologia de ponta, a empresa alia qualidade, design e funcionalidade a investimentos constantes em inovação e capacitação. Atenta às demandas do consumidor, ampliou seu portfólio para incluir produtos emborrachados e mantém forte compromisso ambiental, com processos sustentáveis e uma estação modelo de tratamento de efluentes.

Astra S/A Indústria e Comércio: Destaca-se pelo desenvolvimento contínuo de produtos inovadores e investimentos em tecnologia para atender às demandas do mercado nacional e internacional. Desde 1966, atua como referência em ferramentas para pintura e acabamento, com fábricas em Esteio/RS e Paulista/PE. Além de expandir sua capacidade produtiva e diversificar o portfólio com novos itens como rolos, pincéis especiais e máquinas elétricas, a empresa mantém um forte compromisso social e ambiental, promovendo programas como o Projeto Pescar, Jovem Aprendiz, Mulheres InBetta, ações de inclusão para PCDs e iniciativas sustentáveis. Reconhecida por sua qualidade, a ATLAS coleciona prêmios, incluindo o Top of Mind da ANAMACO, e reforça sua presença como uma das marcas mais lembradas e respeitadas do setor de construção.

Enerbras: Em 2025, a Enerbras celebra três décadas de história no setor de materiais elétricos, uma trajetória marcada por resiliência e dedicação. Como parte das comemorações, a empresa está participando de diversas ações ao redor do mundo, entre elas a Expo Ferretera, onde apresentará seu mais recente lançamento: a ducha E-Griff, com design moderno e tecnologia inovadora. O produto está disponível em duas cores, branco e preto, com acabamento matte.

Fortlev: O compromisso diário de cuidar da água para famílias de todo o Brasil, reforça a importância desse recurso essencial a cada produto entregue. Mais do que fabricar reservatórios, tubos e conexões, a empresa busca ser referência em soluções para armazenamento de água. Desde 1989, a Fortlev alia qualidade e inovação, contando com um dos parques industriais mais modernos do país para tubos e conexões, além de estar sempre à frente no desenvolvimento de reservatórios com soluções arrojadas que combinam inovação e tradição em cada lançamento.

Jaguar: Com mais de 45 anos de atuação, é pioneira na produção de utilidades domésticas e embalagens industriais, oferecendo mais de 500 produtos ao mercado nacional e internacional, estando presente em mais de 20 países. Reconhecida pela inovação, qualidade, resistência e durabilidade, a empresa se destaca pelo desenvolvimento de projetos exclusivos com tecnologia de ponta, equipe especializada e compromisso com a sustentabilidade, mantendo-se em constante crescimento e transformação.

MarGirius: Fundada em 1949 em São Paulo e transferida para Porto Ferreira em 1973, a MarGirius é um dos maiores fabricantes brasileiros de controles elétricos e eletrônicos, com mais de 19.000 produtos para diversas aplicações. Com foco em segurança e qualidade, a empresa oferece tomadas, led drivers, filtros de linha, adaptadores, disjuntores, sensores, interruptores residenciais e para aparelhos, chaves tipo boia, pressostatos, relés fotoeletrônicos, entre outros. Presente em residências, comércios e indústrias, a MarGirius garante segurança e confiabilidade no controle da energia elétrica do dia a dia.

Metaltru: Transformar aço, plástico e madeira reutilizada em produtos inovadores, com design e funcionalidade, tem sido a vocação da empresa ao longo de 38 anos de história. Presente em mais de 40 países e contribuindo para facilitar o dia a dia de milhares de consumidores, com foco em responsabilidade social, respeito ao ser humano e ao meio ambiente, com a satisfação de seguir no caminho certo.

Nitron: A Nitron atua no mercado de utilidades domésticas em plásticos há 35 anos. Com mais de 300 itens em linha, hoje a Nitron é uma das principais fabricantes de utilidades domésticas em plástico do Brasil, resultado de uma atuação voltada principalmente na qualidade de seus produtos, investimentos constantes e modernização profissional, respeitando as principais necessidades e desejos de seus consumidores.

Ou: Com 30 anos de experiência, a <Ou> é líder no setor de organização, destacando-se por seu design único, inovação, funcionalidade e sustentabilidade. Presente em 24 países e com pontos de venda em todo o Brasil, a marca oferece produtos que transformam o dia a dia das pessoas, promovendo ambientes organizados e confortáveis. A marca conta com a Casa <Ou>, um espaço exclusivo em São Paulo, onde clientes e parceiros podem vivenciar a essência da marca por meio de experiências e workshops focados em organização e bem-estar.

Plasvale: Facilitar o dia a dia das pessoas é a missão da Plasvale, que, desde 1977, trabalha com amor na criação, qualidade, sustentabilidade e tecnologia de seus produtos. A excelência no desenvolvimento de cada peça só é possível pelo envolvimento e dedicação dos mais de 500 funcionários que trabalham diariamente pensando em você e na sua família para estar presente no seu lar, tornando a sua vida mais fácil, prática e feliz. Todos os produtos Plasvale são livres de qualquer substância tóxica – inclusive, a empresa é BPA FREE – e atendem aos mais altos padrões de qualidade, sendo testados para oferecer o maior desempenho possível e garantir a satisfação de clientes e consumidores.

Sanremo: Com localização estratégica na região do Mercosul, a Sanremo possui capacidade de produção de 5 milhões de peças ao mês. Mantém no portfólio itens para cozinha, organização, lavanderia e limpeza, animais domésticos, baby, jardinagem e térmicos, chegando a aproximadamente 1.000 SKUs. É marca referência em qualidade, com 100% da produção a partir de matérias-primas virgens, como polipropileno, polietileno, poliestireno, nylon e silicone. Todos os produtos são livres de BPA (Bisfenol-A) e possuem pigmentos atóxicos. Mantém-se responsável diante dos desafios de sustentabilidade ambiental por meio do uso de tecnologias limpas e constantes campanhas de conscientização entre seus 500 colaboradores.

São Bernardo: Os utensílios plásticos fabricados pela empresa podem ser encontrados em diversos países, desde a Argentina até a Austrália, sempre com sucesso. Esse reconhecimento é fruto de cinco décadas de experiência e da melhoria contínua dos processos de fabricação da São Bernardo, uma empresa familiar fundada em 1959, que inicialmente produzia ferramentas e peças de aço, como prateleiras e estantes. Hoje, a empresa conta com uma moderna unidade industrial na cidade de Itaquaquecetuba/SP, com certificação ISO 9001.

Tigre: Com mais de 83 anos de história, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que cresce a cada ano. Somos movidos por cuidar da água para transformar a qualidade de vida das pessoas. Transformamos sua experiência com a água para além da obra, por meio das melhores soluções do mercado.

 

Sobre o Think Plastic Brazil

O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 250 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.

Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.

 

Sobre o INP

Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).

O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade. 

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Informações à Imprensa

Promenade Comunicação

 

Renata Garcia Bernardes

renata@promenadecomunicacao.com.br  

Tel: (11) 4508-8436 ou (11) 4508-8425

WhatsApp: (11) 98326-8408

 

Keise Tiffany

atendimento3@promenadecomunicacao.com.br

Tel: (11) 4508-8436 ou (11) 4508-8425

WhatsApp: (11) 95963-8039

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Colômbia
Setor de Exportação: Plástico e Embalagem
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: