Na última sexta-feira (22/08), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) publicou o Perfil de Comércio e Investimentos: Canadá. O estudo, elaborado pela equipe de Inteligência da Agência, finaliza as publicações de Perfis do continente Norte Americano e revela que o país não somente é peça-chave nas importações e exportações brasileiras, como também tem investido muito no mercado do Brasil.
O comércio bilateral entre o Brasil e o Canadá avançou de 11º (2022) para 9º fornecedor do Canadá (2024). O Estudo revela que as exportações se concentram em poucos produtos, com destaque para alumina, açúcares, aeronaves e ouro.
O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou mais de 530 produtos com potencial de exportação para o Canadá, abrangendo setores como máquinas e equipamentos de transporte, alimentos, artigos manufaturados e alguns minerais.
Acesso ao mercado e investimentos
O estudo revela ainda que o Canadá mantém uma extensa rede de acordos comerciais, e aproximadamente 80% das suas importações são originadas de parceiros que possuem acordo comercial. A finalização de um acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e o Canadá pode aumentar a competitividade das exportações brasileiras no mercado canadense. Desde 2018, houve sete rodadas de negociação para um ALC entre MERCOSUL e Canadá, com troca de ofertas sobre bens, serviços, investimentos e compras governamentais. Dado o atual contexto comercial, é possível que haja o relançamento das negociações.
Além disso, de acordo com o Relatório de Investimento Direto 2024 do Banco Central do Brasil (BCB), o estoque de IED canadense no Brasil foi de US$ 32,9 bilhões em 2023 (dado mais recente disponível), um aumento de 21,9% em relação ao ano anterior, quando era de US$ 27,0 bilhões. Em 2023, este valor constituiu o maior estoque de investimento canadense registrado no Brasil. Projetos Setoriais
A ApexBrasil atualmente possui 11 projetos setoriais com foco no Canadá. Confira:
Alimentos, Bebidas e Agronegócios: ABIARROZ (indústria do arroz), ABICAB (chocolates, amendoins e balas), ABIPESCA (pescados) e ABPA (carnes suínas, frango e ovos); CONSEVITS-RS (vitivinicultura), CropLifeBrasil (germoplasma, defensivos químicos e bioinsumos);
Saúde: ABIHPEC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos);
Tecnologia da Informação e Comunicação: SOFTEX (desenvolvimento de software); e
Economia Criativa: BM&A (música e artes), SIAESP (indústria audiovisual) e ABRAGAMES (jogos eletrônicos).