Moda brasileira divulgada na Expo 2025 Osaka

27/08/2025
Expo Osaka 2025
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Moda brasileira divulgada na Expo 2025 Osaka
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Estilistas contam histórias de superação de desafios nessa carreira

Muita emoção nas histórias contadas pelas estilistas de moda convidadas para o Diálogo "Creative Economy, Women in Fashion”, dando sequência à programação da Semana da Mulher, realizado no Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), na Expo 2025 Osaka, no dia 25 de agosto.

Conforme disse a Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, a apresentação de moda que aconteceu no Expo Hall “Shining Hat”, no dia 24 de agosto, com presença máxima de público (1.600 pessoas), “posicionou o Brasil de maneira diferente”. Ela agradeceu o empenho das cinco marcas de roupas em participar desse projeto no Japão: Argalji, Aluf, Artemisi, Mayara Junges e Penha Maia.

A Gerente do Departamento de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Veloso, disse que a escolha das marcas contemplou criações feitas em diferentes regiões do País. Lilian Kaddissi, Superintendente de Projetos Estratégicos, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) salientou a diversidade de história de mulheres com trajetória incrível nesse projeto.

ALUF
A head de Comunicação da Aluf, Marcelle Cristina Paradellas Dutra Bispo, disse estar muito feliz com essa oportunidade no Japão proporcionada pela ApexBrasil. “O carro-chefe eram brincos de cerâmica artesanal e o maior público era noiva japonesa. Estar no Japão é uma concretização de uma história”, comentou, explicando que o foco da diretoria criativa Ana Luisa Fernandes é com a sustentabilidade. Fazemos com coração, com essência”, reforçou.

PENHA MAIA
Outra superação de desafio foi da fundadora que tem o mesmo nome da marca Penha Maia. Ela ingressou na faculdade aos 38 anos porque queria trabalhar com moda. “Sempre gostei de fazer roupa e tenho a marca Pó de Arroz como referência para noivas”, destacou, informando que trabalha nesse ramo há 16 anos e já confeccionou mais de 2 mil vestidos de noiva.  A Pó de Arroz mudou para negócio online e fundou a marca Penha Maia para estilos diferentes de noivas. Assim, ela já fez criações para artistas e teve estampada as criações em revistas como Vogue e Elle. 

ARGALJI
Monique Argalji, da marca Argalji, lembrou do workshop que fez com o mestre japonês em modelagem 3D, Shingo Sato. “Admiro muito Shingo Sato e essa mostra japonesa de valorizar a construção da moda”, falou. Ela estava vestindo uma peça de roupa e exemplificou a importância a superação de desafios. “Essa roupa foi feita com sobra de tecido. O que seria descartado se tornou útil. A criação veio do desafio de trabalhar com o material que tinha em volta”, apontou.


ARTEMISI
A marca Artemisi já exporta looks para artistas K-Pop e de outros países e trabalha em três pilares: high fashion, tecnologia e futuro. Quem explicou foi Dayene de Santana Ruffo, que representava a estilista Mayari Jubini. O look da apresentação no Expo Hall “Shining Hat” foi feito com aplicação de metal, fivelas, argolas, saia tridimensional, luvas e botas, com técnica manual e 3D.


MAYARA JUNGES
Mayara Junges falou que estar representando a moda brasileira na Expo 2025 Osaka é uma experiência incrível. “É uma iniciativa importante para favorecer e divulgar a criatividade brasileira”. Os três looks apresentados no Expo Hall “Shining Hat” contemplaram volumes misturados com minimalismo. A marca trabalha com três cores: preto, vermelho e off white.

Os curadores são Bruno Simões e Olivia Merquior. Ele disse que o papel foi o de reconhecer talentos e unir pessoas. Já Olivia destacou que o nome projeto “Chuva de Caju”, atribuído ao Fashion Show Experience, foi adotado porque significa um momento de florescimento, de generosidade da natureza depois de período de seca, a fim de dar continuidade ao ciclo da fruta caju. E é assim que se espera nesse Fashion Show Experience. “A apresentação no Expo Hall Shining Hat foi uma reverberação de amor que temos pela arte e cultura brasileiras para oferecer ao mundo”, comentou emocionada.

A Semana da Mulher, da ApexBrasil, continua com uma série de eventos até o final do mês.

Acompanhe o Instagram com a programação: @brasilexpo2025


Fotos: Bruno Suzuki/Andri Magdych/ApexBrasil

Tema: Não se aplica
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Moda
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: