Estilistas contam histórias de superação de desafios nessa carreira
Muita emoção nas histórias contadas pelas estilistas de moda convidadas para o Diálogo "Creative Economy, Women in Fashion”, dando sequência à programação da Semana da Mulher, realizado no Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), na Expo 2025 Osaka, no dia 25 de agosto.
Conforme disse a Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, a apresentação de moda que aconteceu no Expo Hall “Shining Hat”, no dia 24 de agosto, com presença máxima de público (1.600 pessoas), “posicionou o Brasil de maneira diferente”. Ela agradeceu o empenho das cinco marcas de roupas em participar desse projeto no Japão: Argalji, Aluf, Artemisi, Mayara Junges e Penha Maia.
A Gerente do Departamento de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Veloso, disse que a escolha das marcas contemplou criações feitas em diferentes regiões do País. Lilian Kaddissi, Superintendente de Projetos Estratégicos, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) salientou a diversidade de história de mulheres com trajetória incrível nesse projeto.
ALUF
A head de Comunicação da Aluf, Marcelle Cristina Paradellas Dutra Bispo, disse estar muito feliz com essa oportunidade no Japão proporcionada pela ApexBrasil. “O carro-chefe eram brincos de cerâmica artesanal e o maior público era noiva japonesa. Estar no Japão é uma concretização de uma história”, comentou, explicando que o foco da diretoria criativa Ana Luisa Fernandes é com a sustentabilidade. Fazemos com coração, com essência”, reforçou.
PENHA MAIA
Outra superação de desafio foi da fundadora que tem o mesmo nome da marca Penha Maia. Ela ingressou na faculdade aos 38 anos porque queria trabalhar com moda. “Sempre gostei de fazer roupa e tenho a marca Pó de Arroz como referência para noivas”, destacou, informando que trabalha nesse ramo há 16 anos e já confeccionou mais de 2 mil vestidos de noiva. A Pó de Arroz mudou para negócio online e fundou a marca Penha Maia para estilos diferentes de noivas. Assim, ela já fez criações para artistas e teve estampada as criações em revistas como Vogue e Elle.
ARGALJI
Monique Argalji, da marca Argalji, lembrou do workshop que fez com o mestre japonês em modelagem 3D, Shingo Sato. “Admiro muito Shingo Sato e essa mostra japonesa de valorizar a construção da moda”, falou. Ela estava vestindo uma peça de roupa e exemplificou a importância a superação de desafios. “Essa roupa foi feita com sobra de tecido. O que seria descartado se tornou útil. A criação veio do desafio de trabalhar com o material que tinha em volta”, apontou.
ARTEMISI
A marca Artemisi já exporta looks para artistas K-Pop e de outros países e trabalha em três pilares: high fashion, tecnologia e futuro. Quem explicou foi Dayene de Santana Ruffo, que representava a estilista Mayari Jubini. O look da apresentação no Expo Hall “Shining Hat” foi feito com aplicação de metal, fivelas, argolas, saia tridimensional, luvas e botas, com técnica manual e 3D.
MAYARA JUNGES
Mayara Junges falou que estar representando a moda brasileira na Expo 2025 Osaka é uma experiência incrível. “É uma iniciativa importante para favorecer e divulgar a criatividade brasileira”. Os três looks apresentados no Expo Hall “Shining Hat” contemplaram volumes misturados com minimalismo. A marca trabalha com três cores: preto, vermelho e off white.
Os curadores são Bruno Simões e Olivia Merquior. Ele disse que o papel foi o de reconhecer talentos e unir pessoas. Já Olivia destacou que o nome projeto “Chuva de Caju”, atribuído ao Fashion Show Experience, foi adotado porque significa um momento de florescimento, de generosidade da natureza depois de período de seca, a fim de dar continuidade ao ciclo da fruta caju. E é assim que se espera nesse Fashion Show Experience. “A apresentação no Expo Hall Shining Hat foi uma reverberação de amor que temos pela arte e cultura brasileiras para oferecer ao mundo”, comentou emocionada.
A Semana da Mulher, da ApexBrasil, continua com uma série de eventos até o final do mês.
Acompanhe o Instagram com a programação: @brasilexpo2025
Fotos: Bruno Suzuki/Andri Magdych/ApexBrasil