Lançado o estudo Oportunidades de Exportações e Investimentos nos estados com foco no Rio Grande do Norte

25/08/2025
Inteligência de mercado

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Lançado o estudo Oportunidades de Exportações e Investimentos nos estados com foco no Rio Grande do Norte
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Inteligência da ApexBrasil continua a lançar os Estudos Estaduais, para apoiar os estados brasileiros em seus esforços de promoção de exportações e de atração de investimentos estrangeiros. O lançamento do novo ciclo de estudos vai ao encontro das estratégias tanto da ApexBrasil quanto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que buscam diversificar as origens das exportações brasileiras, apoiando todos os estados brasileiros, em especial os de menor participação nas exportações brasileiras como os das regiões Norte e Nordeste, a ampliar seus negócios com diversos países do mundo.

O estudo sobre o Rio Grande do Norte apresenta um panorama econômico do estado, destacando seu desempenho nas exportações e o potencial para atração de investimentos. Em 2024, o estado exportou US$ 1,1 bilhão, registrando um crescimento de 350% em dez anos. O principal macrossetor da pauta exportadora é o de indústrias de transformação, com 77,5% das vendas externas, seguido pela agropecuária (19%) e pela indústria extrativa (3%).

Os principais destinos das exportações potiguares incluem Singapura, Países Baixos, Panamá, Reino Unido, Malásia, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Destaca-se a ausência de países da América do Sul e da China entre os principais parceiros comerciais, apesar do potencial de negócios com essas regiões.

Entre os setores tradicionais da pauta exportadora, foram identificadas 1.845 oportunidades em 37 setores, com destaque para frutas e nozes frescas ou secas (352 oportunidades), cal, cimento e materiais de construção (161), tecidos de algodão (145) e açúcares e melaços (100).

Além disso, foram mapeados setores com estrutura produtiva local e potencial exportador, como confecção de artigos do vestuário e acessórios, fabricação de artefatos têxteis, exceto vestuário, fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos e fabricação de conservas de frutas, legumes e outros vegetais.

No que diz respeito aos investimentos estrangeiros, foram concluídos US$ 27,4 milhões no estado entre 2019 e 2024. Os setores com maior capacidade de atração incluem construção, serviços empresariais, comércio atacadista, fabricação de têxteis e vestuários, gestão de resíduos, mineração e utilidades públicas. Entre os principais investidores estão Carrefour (França), World Hotels (Alemanha) e Centurylink (EUA).

Tema: Inteligência
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: