Marcas de cachaça brasileiras exibem premiações mundiais que ampliam visibilidade da bebida no II Seminário e Feira de Cachaças do Brasil, na Paraíba

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Com apoio da ApexBrasil e do Instituto Brasileiro da Cachaça, cachaças nacionais foram destaque nas maiores competições ide destilados do mundo – a Spirits Selection e a World Spirits Competition, concorrendo com cerca de 1700 marcas internacionais

Com incentivo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), cachaças brasileiras conquistam cada vez mais primeiros lugares em eventos internacionais do setor e trazem credibilidade ao produto essencialmente nacional. Nos dois dias de II Seminário e Feira de Cachaças do Brasil, entre a última sexta-feira (21) e o sábado (22), muitas marcas exibiram orgulhosamente os selos que conquistaram no Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles (CMB), que ocorre de forma itinerante em diferentes países, e no World Spirits Competition (SFWSC), competição anual em São Francisco, nos Estados Unidos, que há mais de 20 anos, com média de 1700 marcas inscritas em cada premiação. Entre elas, a Ouro 1, produzida no município de Papagaios, em Minas Gerais, ganhou medalha Duplo Ouro —pontuação máxima em mais de um critério — e Ouro na World Spirits e na Spirits Selection, respectivamente, este ano.

“Aqui mesmo, na feira, percebo que muitos visitantes enxergam os selos nas nossas garrafas e param para olhar, o que, sem dúvidas, acaba sendo uma estratégia de promoção comercial. E foi possível graças ao apoio da ApexBrasil e do IBRAC que, através do projeto setorial Taste Brasil viabiliza a nossa participação e faz todo o trabalho de fortalecimento da imagem da cachaça lá fora, como um destilado singular e de qualidade”, explica o master blender da Ouro 1, Amilton Medeiros. Com incentivo do projeto, a Ouro 1 exporta para os Estados Unidos. A primeira venda foi realizada há cerca de 5 anos, em uma rodada de negócios organizada no âmbito do Taste Brasil.

Agora, uma das empresas que vive pela primeira vez esse tipo de experiência com incentivo da ApexBrasil e do IBRAC, é a também premiada Cachaça Pai Vovô, de São Domingos (PB). Nos dias de evento em João Pessoa, a empresa esteve em contato com sete compradores internacionais, onde se apresentou com a credibilidade de quem conquistou a medalha Ouro na SFWSC.

“Nossa cachaça foi idealizada para exportação. Então, desde o início, há cerca de três anos, procuramos a ApexBrasil e o IBRAC para nos qualificarmos para conquistar o mercado internacional. O suporte foi melhor do que esperávamos: conseguimos participar da competição em São Francisco com incentivo da instituição e aqui em João Pessoa tivemos nosso primeiro contato com compradores do exterior, através das duas instituições”, destaca o gerente de marketing, Franz Lima.

Taste the New, Taste Brasil

Desde 2010, o projeto setorial existe através de convênio entre ApexBrasil e IBRAC, e a marca Taste the New, Taste Brasil foi criada em 2014, como estratégia de divulgação. O projeto atualmente conta com mais de 50 empresas. Seus mercados-foco são a Alemanha, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, México, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Suas ações envolvem apoio às empresas para participação em eventos internacionais, missões prospectivas e comerciais, reuniões de negócios e, principalmente, trabalho de divulgação da imagem dos produtos brasileiros, que é, justamente, onde o incentivo às premiações se insere.

“Uma das grandes dificuldades do setor, principalmente de micro e pequenas empresas, é a divulgação do produto lá fora. Trabalhamos para solucionar isso, com a própria estratégia de posicionamento de marca como o slogan e o material de campanha do Taste the New, Taste Brasil, e com a participação em concurso internacional. Cada medalha que uma empresa consegue numa competição internacional gera uma mídia espontânea para ela e, assim, uma vantagem competitiva”, explica o diretor executivo do IBRAC, Carlos Lima. O incentivo à participação é feito, muitas vezes, com custeio total ou parcial das inscrições das marcas.

IBRAC

O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) é a entidade representativa do segmento produtivo da Cachaça. Com abrangência nacional, possui entre os seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da Cachaça de vários estados brasileiros, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça comercializado formalmente no Brasil. No Instituto também estão presentes 13 entidades de classe (estaduais/regionais/nacionais) do setor. Com essa composição, o IBRAC é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil. Entre suas atuações estão a realização de ações relacionadas ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, o desenvolvimento econômico e sustentável do setor, o combate ao mercado ilegal de bebidas, além da promoção, proteção e defesa da denominação “Cachaça” e da sua indicação geográfica, em âmbito nacional e internacional.

ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

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