A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) participa da feira International Food and Hospitality (AAHAR) na Índia, com 19 empresas e o Instituto Brasileiro de Feijões e Pulses (IBRAFE) entre os dias 05 e 09 de março.
A AAHAR está na 38ª edição e é um evento B2B realizado pela Organização de Promoção Comercial da Índia (IPTO). A participação brasileira visa aumentar o volume de exportações brasileiras para a Índia, diversificar a pauta exportadora e posicionar o país como parceiro estratégico para a segurança alimentar, destacando o aspecto sustentável da produção agropecuária nacional. Dentre os principais produtos alvos do mercado indiano estão as carnes de aves, suína e bovina, frutas, alimentos orgânicos e alimentos processados prontos para o consumo.
O evento contará com exposição regular de produtos, com previsão de reuniões de negócios entre empresários e compradores. O evento contará com empresários de todas as regiões do Brasil, e produtos como açaí, feijões, castanhas, biscoitos, cereais, chocolates, sucos, bebidas alcóolicas e mel fazem parte do catálogo das empresas participantes.
Comércio Índia-Brasil
O volume de comércio entre Brasil e Índia tem se expandido de forma consistente. Entre 2003 e 2022, o país asiático passou de 26º destino para 10º maior destino das exportações brasileiras. Em 2024, o Brasil foi o 13º maior fornecedor de bens para a Índia, com 1,56% de participação. Acesse o Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil – Índia e o Perfil de Comércio e Investimentos dos BRICS da ApexBrasil para mais informações sobre o mercado indiano.