Em série de quatro episódios, programa vai abordar a relação entre ética, transparência, confiança e sucesso empresarial. Estreia acontece dia 7 de abril, às 11h, nas principais plataformas de áudio e no YoutTube
Após o grande sucesso da primeira temporada do Apexpod – o podcast da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) –, que alcançou quase 1 milhão de acessos até o início deste ano, a Agência se prepara para lançar, no dia 7 de abril, às 11h, a segunda temporada do programa. Com o tema central "Integridade faz bem aos negócios", a nova série abordará a relação entre ética, transparência, confiança e sucesso empresarial durante um bate-papo com diversos convidados entre especialistas e empresários. Serão quatro episódios, lançados semanalmente, sempre às segundas-feiras, nas principais plataformas de áudio e no YouTube.
Com apresentação de Aarão Prado e Deborah Fortuna, a nova temporada do Apexpod terá a participação da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, em todos os episódios. O presidente da Agência, Jorge Viana, o diretor de gestão Corporativa, Floriano Pesaro, e a gerente de Integridade e Compliance da ApexBrasil, Daisy Barretta, também participam de episódios do programa.
A série receberá especialistas de instituições como ONU-Habitat Brasil, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), CGU (Controladoria-Geral da União), Ministério da Justiça (MJ), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Caixa Econômica Federal, Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República (SPDIGI), Faculdade de Direito da USP e Agência Lupa.
Dentre os empresários, participam desta segunda temporada representantes das empresas Naturafrig, Wirth e Meu Resíduo e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que compartilharão suas experiências sobre os temas abordados e os desafios no seu processo de exportação.
A iniciativa é da gerência de Integridade e Compliance da ApexBrasil. Com essa temporada, a Agência, que é referência na promoção das exportações brasileiras e atração de investimentos estrangeiros para o país, reforça a mensagem de que integridade é um pilar essencial para empresas que querem crescer de forma sustentável e conquistar espaço no mercado global. “Ser ético não é apenas uma escolha moral, mas um diferencial competitivo essencial para o sucesso global”, afirma Ana Paula Repezza.
No episódio de abertura, “Reputação como valor”, os convidados vão discutir como a credibilidade de uma empresa pode ser um diferencial competitivo. Em seguida, “Integridade da informação” será o assunto do segundo episódio que vai abordar a importância da proteção e transparência dos dados e como lidar com as fakenews. O terceiro episódio, “Cidades inclusivas e sustentáveis”, vai explorar o impacto da integridade nos ambientes urbanos e empresariais. A temporada se encerra com o tema “Confiança para os negócios”, destacando no quarto episódio como a ética fortalece relações comerciais e impulsiona o mercado.
Episódio de estreia
A estreia da temporada começa com um debate essencial sobre reputação, destacando o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da CGU, e trazendo vozes de peso, como o secretário de integridade empresarial da CGU, Marcelo Pontes Vianna, o advogado e professor de direito penal da Faculdade de Direito da USP, Pierpaolo Bottini, e o gerente de integridade corporativa do Sebrae Nacional, Gabriel Portella. O episódio apresenta ainda um case inspirador da Wirth, empresa do setor calçadista que se consolidou internacionalmente com base na ética e na transparência.
Ouça a primeira temporada do Apexpod aqui. E acompanhe o lançamento da nova série no dia 7 de abril.
Nova temporada do Apexpod – o podcast a ApexBrasil
Estreia: 7 de abril
Novos episódios todas às segundas-feiras
Disponível no YouTube e nas principais plataformas de áudio