ApexBrasil amplia em mais de 50% o apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas, que representaram a maioria entre as atendidas pela Agência em 2024
Celebrado mundialmente nesta sexta-feira (27/6), o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, instituído pela ONU, destaca a importância estratégica desses negócios para o país e o mundo. No Brasil, as MPEs representam cerca de 95% das empresas nacionais e empregam cerca de 80% dos trabalhadores brasileiros, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No cenário internacional, micro e pequenos negócios já representam cerca de 40% do total de empresas exportadoras do país.
Ao exportar, pequenos negócios crescem, aumentam o faturamento, geram empregos, se tornam mais competitivos e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país. Atenta a esse potencial, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem intensificado seus esforços para inserir as MPEs no comércio exterior.
Em 2024, a ApexBrasil atingiu o marco histórico de 20.596 empresas apoiadas, das quais 54,2% (11.172) eram de micro e pequeno porte. O número representa um crescimento de 50,1% em relação a 2023, quando o total era de 7.441 MPEs atendidas. Por meio de capacitação, inteligência de mercado e apoio em eventos e missões internacionais, a Agência tem contribuído para transformar histórias de empreendedorismo local em casos de sucesso global.
Empresas como a Kamaleão Color e a Panier Brasil, ambas do Distrito Federal, são exemplos de como o apoio estruturado pode transformar pequenos negócios em exportadores consolidados.
Especializada em cosméticos, a Kamaleão Color nasceu em 2015 a partir de um sonho de Igor Ramon, e cresceu com a persistência e preparo do rapaz que era apaixonado pelo setor e fundou a empresa no quintal da casa de sua família. “A Kamaleão nasceu de um sonho de trabalhar com cabelo colorido. Hoje a empresa tem mil metros de planta de indústria e cinco fábricas. Estamos presentes em Brasília, São Paulo e nos Estados Unidos. Também estamos exportando para outros países”, conta Igor Ramon, que também é CEO da Kamaleão Color. Durante dois anos, com o apoio da ApexBrasil, a empresa se preparou para conseguir exportar, por meio do Programa de Qualificação para a Exportação - PEIEX e outros programas, e segue procurando conhecimento para vencer os desafios que aparecem.

Já a Panier Brasil, que produz bolsas artesanais, começou o seu processo de internacionalização após identificar demandas espontâneas vindas diretamente do mercado externo. “Quando começamos a receber pedidos de fora do país, percebemos o potencial do nosso produto para o comércio exterior”, conta Anna Luiza Chaves, CEO da empresa. “Produzimos bolsas artesanais com design inovador e exclusivas. A gente preza para que, preferencialmente, nossas bolsas sejam confeccionadas com matéria-prima sustentável”, reforça a empresária. Com uma trajetória de 10 anos no e-commerce nacional, a marca decidiu se preparar para ampliar fronteiras e buscou o apoio da ApexBrasil. “Em um ano, fizemos o PEIEX, participamos de edições do programa Jornada Exportadora e de rodadas de negócios organizadas pela ApexBrasil. Nesse tempo já vendemos para Inglaterra, França e Japão”, afirma a CEO.

Exportação: fortalecimento dos pequenos negócios
Segundo a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, a exportação é uma estratégia poderosa para o fortalecimento dos pequenos negócios porque amplia mercados, dilui riscos e impulsiona a competitividade. “No mercado interno, essas empresas enfrentam forte concorrência e muitas vezes limitação de demanda, mas ao acessar mercados internacionais, conseguem atingir novos públicos e aumentar seu faturamento em moeda forte, o que protege o caixa contra oscilações do câmbio. Além disso, a experiência com exportação exige a adoção de padrões internacionais de qualidade, logística e gestão, o que gera um salto de profissionalização e inovação”, completa a diretora.
“O crescimento no número de empresas apoiadas pela ApexBrasil em 2024 mostra que o Brasil tem um enorme potencial exportador. Cada vez mais, micro e pequenas empresas percebem que o comércio exterior pode ser um caminho viável para expandir seus negócios. Nosso compromisso é continuar criando condições para que elas aproveitem essa oportunidade”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Entre os principais programas da Agência voltados ao segmento está o PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação), que já capacitou mais de 30 mil empresas em todo o país. Apenas em 2024, foram 5.071 empresas atendidas, das quais mais de 70% eram de micro ou pequeno porte. A ApexBrasil também oferece inteligência de mercado, suporte em feiras internacionais, rodadas de negócio e ações de prospecção de clientes e mercados em diversos países.
Em 2024, a Agência ampliou suas frentes de trabalho com a assinatura de um acordo histórico com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prevendo um aporte de R$ 175 milhões para promover a internacionalização de MPEs, cooperativas e startups, com foco especial em empresas lideradas por mulheres e negros, e em regiões como Norte e Nordeste.
Pequenos negócios brasileiros pelo mundo
Em 2024, 28.847 empresas brasileiras exportaram, das quais 5.952 eram microempresas e MEIs, e 5.480 de pequeno porte. Segundo dados do relatório Exportação e Importação por Porte Fiscal das Empresas , elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC), ao longo de uma década (2014 – 2024), o aumento de empresas desse porte que atuam no mercado internacional foi de 112,45%.
Apesar do crescimento, o volume exportado pelas MPEs ainda é proporcionalmente baixo: US$ 2,6 bilhões, menos de 1% dos US$ 337 bilhões exportados pelo país em 2024. Por isso, ampliar a capacitação e criar oportunidades concretas de inserção no mercado internacional tem sido uma prioridade estratégica da ApexBrasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) trabalha para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A atuação da Agência se dá por meio de ações de promoção comercial, capacitação, inteligência de mercado e articulação institucional, beneficiando empresas de todos os portes, com atenção especial às micro e pequenas.