Este ano, o País foi representado por 19 marcas no evento, que contaram com apoio institucional do Texbrasil — um aumento que tornou o grupo quase cinco vezes maior em comparação à edição anterior. A iniciativa foi promovida pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O evento reuniu compradores, formadores de opinião e profissionais do setor, vindos de mais de 60 países. Além disso, a mudança de calendário — adotada pelo segundo ano consecutivo — se mostrou eficaz, possibilitando assim alinhar a produção e entrega das coleções com o calendário de compras de mercados importantes, como o Caribe e os Estados Unidos, otimizando os prazos de entrega para a temporada de cruzeiros.
Geração de negócios e contatos qualificados na Swimshow Miami
Realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Miami Beach Convention Center, a SwimShow Miami reuniu profissionais internacionais do setor de moda praia e gerou resultados significativos para as marcas brasileiras. Durante o evento, foram registrados USD 320.500,00 em negócios imediatos e há uma expectativa de aproximadamente USD 1.400.000,00 para os próximos 12 meses.
As empresas também conquistaram 493 novos contatos comerciais. Com isso, ampliaram suas redes internacionais e fortaleceram oportunidades de exportação no segmento de moda praia.
De acordo com levantamento realizado com os expositores brasileiros, 40% das marcas superaram suas expectativas de negócios durante a feira. Os entrevistados destacaram, principalmente, a alta qualificação dos compradores internacionais presentes no evento.
Além disso, cerca de 50% do grupo demonstrou interesse em participar novamente da próxima edição. Esse retorno positivo reforça o potencial da feira para ampliar a presença global da moda brasileira.
A delegação de 2025 também contou com o suporte do Sebrae do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte.
Maturidade e preparação estratégica das marcas
Para Lilian Kaddissi, superintendente de Marketing e Negócios do Texbrasil, o desempenho do grupo reforça o avanço das marcas brasileiras rumo ao mercado internacional:
Além dos resultados comerciais imediatos, a feira proporcionou um ambiente valioso para a construção de relacionamentos e o fortalecimento da imagem do Brasil como polo criativo e competitivo.
Lilian Kaddissi, superintendente de Marketing e Negócios do Texbrasil
Além do suporte em feiras, o Texbrasil oferece capacitações, orientação comercial, inteligência de mercado e apoio técnico. Com esse conjunto de ações, prepara as empresas brasileiras para atuar com consistência e competitividade no cenário global. Para saber mais sobre a SwimShow entre em contato por este link com o nosso time.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$9 bilhões em negócios. O programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$204 bilhões.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.