Agência marca presença com delegação voltada a usar a experiência internacional para aproveitar oportunidades para o Brasil em sustentabilidade
O uso de tecnologias sustentáveis nos processos produtivos é cada vez mais uma necessidade global. Acompanhando essa tendência, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participa pelo segundo ano consecutivo da feira IFAT Brasil, referência em soluções para gerenciamento de água, esgoto, drenagem e recuperação de resíduos que acontece em São Paulo entre 25 e 27 de junho. O evento é parte da estratégia do programa Invest in Brasil – Sustainable Infrastructure, voltado para atrair empresas estrangeiras com soluções ambientais, a exemplo de saneamento e gerenciamento de resíduos.
Esta edição foi marcada pelo anúncio do protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Energia de Resíduos (ABREN). A parceria tem o objetivo de impulsionar a cooperação institucional em prol do desenvolvimento da cadeia de gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil. A gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão, também participa do painel “Lições Globais e Oportunidades para o Brasil”, que irá debater como a experiência internacional pode ajudar o país a transformar resíduos em energia, por exemplo.
O acordo estabelece diretrizes para atuação conjunta na promoção de investimentos estrangeiros voltados à infraestrutura sustentável e à valorização de resíduos por meio do biogás, do biometano, do combustível derivado de resíduos (CDR) e da recuperação energética. A parceria visa também fortalecer o ambiente de negócios, fomentar a inovação tecnológica e apoiar projetos que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental nas cidades brasileiras.
Parceiros institucionais como o BNDES, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Associação Brasileira de Energia de Resíduos (ABREN) e Agências estaduais de atração de investimentos como a Invest SP e o estado do Amazonas atuam no contato com investidores para buscar parcerias internacionais em soluções sustentáveis.

Para a gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão, os parceiros institucionais presentes na IFAT Brasil exerceram um papel fundamental na interação com investidores internacionais para prospectar oportunidades para o Brasil na promoção de tecnologias ambientais.
Para atender a essas empresas estrangeiras, estamos aqui com o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e BNDES para prestar informações e tirar dúvidas junto com a ApexBrasil para que essas de empresas de fato abram suas operações aqui no país.
Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil
O presidente executivo da ABREN, Yuri Schmitke, relembra a importância da parceria com a ApexBrasil para promover atrair investimentos em soluções sustentáveis. “É muito importante essa cooperação com a ApexBrasil para que possamos fortalecer a parceria. No ano passado fizemos uma missão financiada pela União Europeia e vamos fazer uma nova edição este ano para a China e Europa. Foi realizada justamente para levar empresários, autoridades para discutir políticas públicas que são necessárias para que o Brasil traga incentivos para essas empresas investirem aqui”.
De acordo com Luciana Capanema, chefe do departamento de soluções para saneamento do BNDES, o evento é uma oportunidade única para trocar experiências e buscar melhores soluções em investimentos sustentáveis. “A feira é muito importante no setor de saneamento e resíduos sólidos urbanos. Tivemos a oportunidade de conversar com alguns interessados em investir no setor e no Brasil. Desejamos sucesso para a ApexBrasil nos próximos dias do evento”.
O potencial investidor dos Estados Unidos, Kyle Kornak, agradece a oportunidade dada pela ApexBrasil de trazer sua solução sustentável para o mercado brasileiro e ressalta os benefícios dessa parceria. “Vemos muitas oportunidades no agronegócio no Brasil assim como na indústria de gestão de resíduos. Sou grato à ApexBrasil por facilitar as conexões com investidores e outros atores-chave da indústria e por fazer a nossa entrada no mercado brasileiro possível”.
Painel Lições Globais e Oportunidades para o Brasil

A ApexBrasil, exercendo seu papel de liderança em atrair oportunidades para o país em diversos segmentos, participou do painel “Waste-to-Energy: Lições Globais e Oportunidades para o Brasil.” Na ocasião, o debate que contou com a participação da gerente de Investimentos, Helena Brandão, se baseou em como a experiência internacional pode ajudar o Brasil a aproveitar as melhores práticas globais.
O conceito de “Waste-to-Energy” é relacionado com a conversão de lixo em energia, geralmente por meio da incineração. É uma alternativa eficaz para a gestão de resíduos, reduzindo a necessidade de aterros sanitários, além de oferecer benefícios como a promoção de uma sociedade mais sustentável e consciente sobre o consumo.
Em sua participação, Helena Brandão destacou o a atuação da ApexBrasil e os desafios no setor de infraestrutura sustentável.
Sabemos que precisamos fazer um ajuste interno em termos regulatórios, licenciamento ambiental e acesso a recursos. A ApexBrasil é uma implementadora de políticas públicas com uma grande conexão com as principais instituições públicas como Ministério de Minas e Energia, PPI e BNDES para fazer essa ligação da empresa brasileira e estrangeira com esses órgãos públicos. Participamos de atividades no exterior promovendo os interesses nacionais em infraestrutura sustentável. Após essa promoção, conectamos com empresas estrangeiras e as trazemos para o Brasil para apresentar essas oportunidades in loco.
Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil