Segunda edição da IFAT Brasil reafirma protagonismo da ApexBrasil na atração de investimentos sustentáveis

26/06/2025
Investimentos

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Segunda edição da IFAT Brasil reafirma protagonismo da ApexBrasil na atração de investimentos sustentáveis
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Agência marca presença com delegação voltada a usar a experiência internacional para aproveitar oportunidades para o Brasil em sustentabilidade

O uso de tecnologias sustentáveis nos processos produtivos é cada vez mais uma necessidade global. Acompanhando essa tendência, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participa pelo segundo ano consecutivo da feira IFAT Brasil, referência em soluções para gerenciamento de água, esgoto, drenagem e recuperação de resíduos que acontece em São Paulo entre 25 e 27 de junho. O evento é parte da estratégia do programa Invest in Brasil – Sustainable Infrastructure, voltado para atrair empresas estrangeiras com soluções ambientais, a exemplo de saneamento e gerenciamento de resíduos.

Esta edição foi marcada pelo anúncio do protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Energia de Resíduos (ABREN). A parceria tem o objetivo de impulsionar a cooperação institucional em prol do desenvolvimento da cadeia de gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil. A gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão, também participa do painel “Lições Globais e Oportunidades para o Brasil”, que irá debater como a experiência internacional pode ajudar o país a transformar resíduos em energia, por exemplo.

O acordo estabelece diretrizes para atuação conjunta na promoção de investimentos estrangeiros voltados à infraestrutura sustentável e à valorização de resíduos por meio do biogás, do biometano, do combustível derivado de resíduos (CDR) e da recuperação energética.  A parceria visa também fortalecer o ambiente de negócios, fomentar a inovação tecnológica e apoiar projetos que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental nas cidades brasileiras.

Parceiros institucionais como o BNDES, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Associação Brasileira de Energia de Resíduos (ABREN) e Agências estaduais de atração de investimentos como a Invest SP e o estado do Amazonas atuam no contato com investidores para buscar parcerias internacionais em soluções sustentáveis.

Rodadas de negócio no estande da ApexBrasil na IFAT 2025.

Para a gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão, os parceiros institucionais presentes na IFAT Brasil exerceram um papel fundamental na interação com investidores internacionais para prospectar oportunidades para o Brasil na promoção de tecnologias ambientais. 

Para atender a essas empresas estrangeiras, estamos aqui com o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e BNDES para prestar informações e tirar dúvidas junto com a ApexBrasil para que essas de empresas de fato abram suas operações aqui no país.
Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil

O presidente executivo da ABREN, Yuri Schmitke, relembra a importância da parceria com a ApexBrasil para promover atrair investimentos em soluções sustentáveis. “É muito importante essa cooperação com a ApexBrasil para que possamos fortalecer a parceria. No ano passado fizemos uma missão financiada pela União Europeia e vamos fazer uma nova edição este ano para a China e Europa. Foi realizada justamente para levar empresários, autoridades para discutir políticas públicas que são necessárias para que o Brasil traga incentivos para essas empresas investirem aqui”.

De acordo com Luciana Capanema, chefe do departamento de soluções para saneamento do BNDES, o evento é uma oportunidade única para trocar experiências e buscar melhores soluções em investimentos sustentáveis. “A feira é muito importante no setor de saneamento e resíduos sólidos urbanos. Tivemos a oportunidade de conversar com alguns interessados em investir no setor e no Brasil. Desejamos sucesso para a ApexBrasil nos próximos dias do evento”.

O potencial investidor dos Estados Unidos, Kyle Kornak, agradece a oportunidade dada pela ApexBrasil de trazer sua solução sustentável para o mercado brasileiro e ressalta os benefícios dessa parceria. “Vemos muitas oportunidades no agronegócio no Brasil assim como na indústria de gestão de resíduos. Sou grato à ApexBrasil por facilitar as conexões com investidores e outros atores-chave da indústria e por fazer a nossa entrada no mercado brasileiro possível”.

 

Painel Lições Globais e Oportunidades para o Brasil

Helena Brandão no painel “Waste-to-Energy: Lições Globais e Oportunidades para o Brasil".

A ApexBrasil, exercendo seu papel de liderança em atrair oportunidades para o país em diversos segmentos, participou do painel “Waste-to-Energy: Lições Globais e Oportunidades para o Brasil.”  Na ocasião, o debate que contou com a participação da gerente de Investimentos, Helena Brandão, se baseou em como a experiência internacional pode ajudar o Brasil a aproveitar as melhores práticas globais.

O conceito de “Waste-to-Energy” é relacionado com a conversão de lixo em energia, geralmente por meio da incineração. É uma alternativa eficaz para a gestão de resíduos, reduzindo a necessidade de aterros sanitários, além de oferecer benefícios como a promoção de uma sociedade mais sustentável e consciente sobre o consumo.

Em sua participação, Helena Brandão destacou o a atuação da ApexBrasil e os desafios no setor de infraestrutura sustentável. 

Sabemos que precisamos fazer um ajuste interno em termos regulatórios, licenciamento ambiental e acesso a recursos. A ApexBrasil é uma implementadora de políticas públicas com uma grande conexão com as principais instituições públicas como Ministério de Minas e Energia, PPI e BNDES para fazer essa ligação da empresa brasileira e estrangeira com esses órgãos públicos. Participamos de atividades no exterior promovendo os interesses nacionais em infraestrutura sustentável. Após essa promoção, conectamos com empresas estrangeiras e as trazemos para o Brasil para apresentar essas oportunidades in loco.
Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil
Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Infraestrutura
Setor de serviços:
Erro: