ApexPod: ApexBrasil lança novo podcast com experiências exportadoras

ApexPod: ApexBrasil lança novo podcast com experiências exportadoras

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Com o slogan “Na Apex você pode”, o programa vai apresentar histórias inspiradoras de quem alcançou mercados internacionais e dicas para quem quer começar. O primeiro episódio é sobre mulheres que já atuam no comércio exterior e traz a história de sucesso de uma empresária do Norte que está conquistando o mundo com o “Tremidão”, um estimulante sexual de jambu

Começa nesta sexta-feira (10) a primeira temporada do ApexPod, o novo podcast da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa estará disponível em todos os tocadores de podcasts do país, com novos episódios toda semana.

Com o slogan “Na Apex você pode”, o ApexPod vai apresentar histórias inspiradoras de empresárias e empresários brasileiros que, mesmo achando que era impossível, conquistaram o comércio exterior. Cada episódio apresentará informações relevantes sobre o universo da exportação, com a participação de especialistas que vão explicar como a ApexBrasil pode ajudar empresas a conquistarem o mundo.

“Ao mostrar os projetos que deram certo, relatados pelos próprios empresários e empresárias que passaram por todo o processo da exportação, a ideia é estimular os brasileiros e brasileiras a buscarem novos mercados para seus produtos e mostrar como a ApexBrasil pode ajudar essas empresas”, explica o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “São muitas histórias interessante de empreendedores que a Agência vem apoiando, e muitas informações que os nossos especialistas podem oferecer e que vão ajudar aqueles que querem saber como alcançar o comércio internacional”, conclui.

A primeira temporada do ApexPod terá oito episódios de 30 minutos. Os programas serão lançados às sextas-feiras. Amanhã (10), o primeiro episódio será sobre empresas brasileiras lideradas por mulheres e os desafios que elas enfrentam no comércio internacional.

De acordo com estudo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, apenas 14% das empresas brasileiras são formadas majoritariamente por mulheres. Para mudar essa realidade, no ano passado, a ApexBrasil lançou o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) com uma série de ações que visam estimular empresárias a buscarem o mercado exterior.

“É muito mais difícil para uma mulher ter um ambiente para vender, ter um espaço para vender. Por isso que programas como esse, dedicado para mulheres e os negócios internacionais, é fundamental para dar mais oportunidades para as empresárias desenvolverem os seus produtos e seus serviços, para que possam vender mais”, afirma a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, durante entrevista no episódio em que ela também conta como surgiu a ideia de criar o Programa.

Além de Ana Repezza, no primeiro episódio os apresentadores Aarão Prado e Deborah Fortuna entrevistam também Ana Fontes, presidente e fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), que é parceira da ApexBrasil no MNI.

“A gente entendeu há muitos anos que a Independência financeira, a Liberdade financeira, é importante para todo mundo, mas para as mulheres é absolutamente fundamental. Uma mulher que é dona do seu dinheiro, ela é dona das suas decisões, ela é dona da sua vida. A gente acredita muito nisso e a gente acredita muito que as mulheres vão de fato transformar o mundo”, disse Ana Fontes durante o programa que estará disponível na sexta-feira (10), a partir das 9h30, em todos os tocadores de podcasts.

Histórias inspiradoras

O primeiro ApexPod conta duas histórias de mulheres empreendedoras da região Norte que começaram pequenas e já conquistaram o mundo com o apoio da ApexBrasil. Uma delas é a Joana Martins, fundadora da Manioca, uma empresa de molhos que incorporam a riqueza dos sabores, ingredientes e a diversidade cultural do Norte., A Manioca busca fortalecer as comunidades e a cadeia de produção amazônicas, oferecendo o melhor e mais saudável da região para o Brasil e - por que não? -, para o mundo.

“Eu percebi que aquilo que na Amazônia pra gente é muito comum, que são os alimentos que a gente consome, fora daqui eram completamente desconhecidos. E aí veio a vontade de fazer algo para mudar essa realidade”, conta Joana. Ao longo do episódio, a empresária relata toda a sua trajetória até chegar aonde está: além das redes de supermercados no Brasil inteiro, a Manioca já fez exportações para mais de 9 países, passou por feiras internacionais e hoje tem clientes regulares na França e nos Estados Unidos.

Outra história inspiradora que o primeiro ApexPod traz é da empresária paraense Tatiana Sinimbu, uma arquiteta que deixou a carreira para empreender com produtos feitos à base do jambu. Ela começou a criar extratos que incorporassem a experiência completa da erva, unindo a praticidade, durabilidade e a originalidade, mas que tivessem algo que é obrigatório quando se fala do jambu — os estímulos sensoriais. Foi assim que surgiu o “Tremidão”, um lubrificante natural que tem conquistado usuários de diversos lugares do Brasil e do mundo.

“As pessoas começaram a usar e caiu no boca a boca, foi se espalhando porque ele realmente tem efeitos interessantes. O jambu é um vibrador natural. Então eu até brinco que é como tomar um tacacá lá por baixo”, relata Tatiana.

Ao longo do episódio, ela conta como o apoio da ApexBrasil foi fundamental para que o seu produto ultrapassasse fronteiras. “A Apex me proporcionou ir para Nova York, para uma feira de produtos naturais que foi uma experiência incrível, que me gerou muitos frutos legais”, afirma. Além do sucesso nas vendas, o “Tremidão” também conquistou prêmios nacionais e na Alemanha. Tatiana disse que não vai parar de conquistar mais espaço enquanto ela não tremer o mundo todo.

Próximos episódios

Entre os temas abordados nos próximos episódios estão: o programa “Exporta Mais Brasil”; “Design Export; o boom dos Cafés Especiais; “Plataforma Brasil Exportação”; Especial G20; feiras internacionais; e ainda um episódio inteiro sobre os primeiros passos para exportação e os principais programas da Agência para empresas iniciantes nessa jornada.

O ApexPod pode ser ouvido nas seguintes plataformas de áudio:

Spotify 

YouTube

YouTube Music 

Apple 

Deezer 

Amazon

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: