Seis passos para exportar com sucesso: MEGATRILHA DIGITAL DA EXPORTAÇÃO

27/05/2024
Impulso nas Exportações
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Seis passos para exportar com sucesso: MEGATRILHA DIGITAL DA EXPORTAÇÃO
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* por Juarez Leal, Núcleo de Plataformas Digitais da ApexBrasil

Na última quinta-feira (23/05), a ApexBrasil e outras grandes instituições de comércio exterior lançaram a “Megatrilha Digital da Exportação”. Essa iniciativa visa ajudar as empresas a alcançarem o sucesso em suas exportações de maneira mais fácil e automatizada, seguindo seis etapas essenciais:

1º passo - Classificação do Produto: Comece definindo a classificação internacional do seu produto, o que é importante para identificar o processo operacional de exportação. No Brasil, usamos a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI). Internacionalmente, isso é feito usando a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que é uma adaptação do Sistema Harmonizado (SH), desenvolvido pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA).

Confira abaixo soluções úteis para identificar o NCM/SH do produto a ser exportado:

2º passo - Escolha dos Mercados: Determine os mercados prioritários para seus produtos. Analise dados históricos de exportação brasileira e importação por outros países para identificar onde há maior demanda por seu produto.

Aqui estão algumas ferramentas online poderosas que poderão ajudar:

  • ComexStat, do MDIC, um sistema online para consultas e extratos de dados do comércio exterior brasileiro.
  • Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, uma plataforma online e gratuita que auxilia exportadores a identificarem oportunidades para seus produtos em mercados internacionais, em 175 países, que correspondem a 98,8% do comércio global.
  • Curso de Inteligência Comercial, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA Business School), que ensina como utilizar ferramentas para apoiar a tomada de decisão.
  • Global Trade Helpdesk (GTH), que é uma plataforma online de inteligência de mercado, desenvolvida pelo International Trade Centre (ITC), pela UNCTAD (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento) e pela OMC (Organização Mundial do Comércio) que permite a empresa identificar e avaliar oportunidades de comércio dentre os mercados-alvo, por meio de dados de importações destes mercados, tarifas e exigências regulatórias. Além disso, é possível encontrar parceiros para financiamento, desenvolvimento de estratégias de comércio, distribuição e muito mais.

3º passo - Adaptação do Produto: Prepare seu produto para atender às exigências dos compradores internacionais, incluindo embalagens, certificações e idiomas locais que poderão afetar as suas características essenciais. Diante deste desafio, a empresa deve buscar o apoio de instituições com experiência no tema e que ofereçam soluções que viabilizem estas adaptações.

Confira algumas soluções práticas que podem ajudar:

  • “Design Export (DEX)”, da ApexBrasil, que oferece apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação por meio consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design.
  • “Sebraetec”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferece serviços de consultoria e capacitação tecnológica para micro e pequenas empresas (MPEs), com o objetivo de promover a inovação e aumentar a competitividade dessas empresas no mercado. Este programa disponibiliza subsídios financeiros para que as MPEs contratem serviços tecnológicos especializados em áreas como design, inovação, produtividade, qualidade, tecnologia da informação, sustentabilidade, entre outras.
  • “Desenvolvimento e Adequação de Embalagem para Exportação”, curso à distância da CNI, que apresenta as normas, selos, certificações, legislação, perfil do consumidor do mercado externo de maneira ampla.

4º passo - Formação de Preços: Defina preços competitivos para o mercado internacional, considerando todos os custos envolvidos. Será fundamental para o posicionamento correto junto aos compradores internacionais e diante da concorrência local.

Abaixo, indico alguns cursos que a empresa pode acessar para realizar o treinamento de seus funcionários: 

5º passo - Marketing Internacional: Desenvolva uma estratégia de comunicação para promover sua marca no exterior de forma diferenciada, gerando percepção de valor junto aos compradores, bem como divulgar seus respectivos atributos nos canais de comunicação e linguagem adequados para o público final.

Há opções de cursos de curta duração presenciais e à distância que podem ser extremamente úteis para as empresas, como: 

6º passo - Promoção de Negócios: Sua empresa pode realizar negócios com os compradores em mercados internacionais de forma direta ou indireta.

Indiretamente, sua empresa pode contar com o apoio de uma comercial exportadora ou “trading company” que tenha experiência no seu setor de atuação ou mercado no exterior que pretende atuar. 

Seguindo esses passos, certamente sua empresa aumentará significativamente as chances de sucesso na exportação, de forma digital, ágil e altamente qualificada pelas soluções técnicas sugeridas.

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

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