Protagonismo no design global: Brasil entre as maiores delegações no Salão do Móvel de Milão 2025

12/05/2025
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Protagonismo no design global: Brasil entre as maiores delegações no Salão do Móvel de Milão 2025
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em um cenário global em transição econômica e ambiental, a Semana de Design de Milão 2025 reafirmou sua centralidade como espaço de tendências, reflexão e expressão de novas possibilidades sobre como queremos e podemos viver. Nesse contexto, o Brasil, com sua rica biodiversidade, cultura e repertório estético, além de capacidade industrial e um olhar que une afetividade, criatividade e tecnologia, mostrou estar plenamente em sinergia com os debates contemporâneos.

Entre os dias 08 e 13 de abril, a indústria de móveis e o design brasileiros ocuparam lugar de destaque na principal vitrine do setor no mundo. Na 63ª edição do Salone del Mobile.Milano (Salão do Móvel de Milão), o Brasil levou a quinta maior delegação internacional do evento, com peças de 33 indústrias e mais de 50 designers em exibição. Somando-se às ações do Fuorisalone, foram mais de 90 marcas em exposição na capital mundial do design neste ano. Organizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), as ações foram coordenadas por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture.

O resultado foi expressivo. O Espaço BRASIL, com 970 m² no Pavilhão 3 do Rho Fiera Milano, se destacou no evento, refletindo o interesse crescente do público internacional pelo mobiliário brasileiro. A edição deste ano recebeu mais de 302,5 mil visitantes qualificados de 151 países.

Dados

Testemunhamos mais uma vez a expressão autêntica de nossas raízes e nossa capacidade de dialogar com o mundo em peças que aliam estética, funcionalidade, inovação e consciência ambiental, confirmando o potencial, a visão e a originalidade da indústria e do design brasileiros diante de visitantes de quase todo o mundo. Em todo o Espaço BRASIL, o acolhimento e a troca de experiências solidificaram nossos laços com compradores mundiais, bem como com a imprensa e formadores de opinião de diversos países - afirma Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL

Espaço BRASIL: brasilidade em resposta às tendências globais

Sob à luz do tema “Thought for Humans” (“Pensado para Humanos”), a edição 2025 do iSaloni – como é popularmente conhecido – foi marcada por discussões sobre multifuncionalidade, bioeconomia, design regenerativo, materiais e processos de baixo impacto, experiências sensoriais e, especialmente, bem-estar. Refletindo, dessa forma, um movimento do setor em direção à humanização dos ambientes. Afinal, para além da estética, os espaços e itens que os compõem são – ou devem ser! – feitos por pessoas para pessoas.

Para se integrar e responder ao tema do evento, os expositores associados ao Projeto Brazilian Furniture contaram, mais uma vez, com os profissionais da Estojo assinando a cenografia do Espaço BRASIL. Nesse contexto, o conceito partiu primeiro de uma provocação, explica Cândida: “O que torna a indústria e o design brasileiros facilmente reconhecíveis e sobretudo relevantes para quem passa pelos corredores do maior evento do setor no mundo buscando por novidades?”. A resposta, segundo a diretora-executiva da ABIMÓVEL, foi encontrada no equilíbrio entre três forças profundamente enraizadas na identidade nacional: a matéria-prima com alma e origem brasileiras, a tradição que se reinventa e a afetividade como diferencial competitivo.

A primeira dessas forças se manifestou no uso consciente dos recursos naturais brasileiros: madeiras quentes, fibras vegetais, tecidos orgânicos, couros sustentáveis, pedras reinterpretadas e outros materiais que traduzem geografia e cultura. Os produtos apresentados pelas empresas e designers brasileiros não apenas respeitavam suas origens, mas também as elevavam por meio de processos industriais alinhados às tendências estéticas, à bioeconomia e certificações socioambientais. Já a reinvenção da tradição ficou evidente em peças que revisitavam técnicas ancestrais com o apoio de novas tecnologias, ergonomia, funcionalidade e acabamentos contemporâneos, em total sintonia com o tema central do iSaloni.

Por fim, a afetividade — um traço tão característico do nosso país — permeou cada forma, textura e paleta do estande. Essa dimensão sensível, presente desde a árvore viva que ancorava a cenografia, passando pelo lounge até os percursos pensados para favorecer encontros, foi fundamental para que os visitantes “sentissem” o Brasil antes mesmo de ouvirem as histórias de cada peça exposta.

Começou a 63ª edição do Salone del Mobile.Milano

E o que foi, afinal, apresentado pelas marcas brasileiras?

Tangibilizando essas forças, as marcas nacionais colocaram a brasilidade no centro. A ArboREAL apresentou mesas, assentos e outras peças talhadas em madeira maciça, respeitando os veios, curvas e imperfeições naturais do material, conversando, assim, com a busca por autenticidade e integridade de processos. Destacando a criação nacional com um toque universal, a Modalle levou peças que traduzem a “bossa” requintada e acolhedora do Brasil para o mundo. Outra marca que apostou na energia brasileira com uma percepção global, convidando ao lazer sem esquecer da elegância nas áreas externas, foi a IBTW – In Between.

A Century exibiu estofados com design limpo, tecidos envolventes, conforto ergonômico e compromisso ambiental, reforçando a posição do Brasil como referência em sustentabilidade aplicada ao mobiliário. A CGS também levou móveis estruturais de linhas precisas, minimalismo inteligente e presença elegante, explorando a interface entre tradição e inovação. A St. James, por sua vez, reinterpretou a prataria tradicional com uma linguagem de design mais fluida, funcional e arquitetônica, reforçando a ideia de luxo silencioso. Enquanto a by Kamy apresentou tapetes artesanais inspirados na fauna e na flora brasileiras.

Patrocinadores

E estas são apenas algumas das marcas que se destacaram por lá.

Design + Indústria: conexões entre território e linguagem global

Complementando a presença brasileira na feira, a mostra “Design + Indústria”, organizada como parte do Projeto Brazilian Furniture e sob curadoria de Liana Tessler, também com cenografia da Estojo, reuniu o resultado do trabalho conjunto de cerca de 30 fabricantes e 50 designers de todo o país, conectando diferentes realidades produtivas e conceitos criativos em um pulsante enredo curatorial.

Dessa forma, a mostra revelou a essência de um programa — o Design + Indústria — que nasce da conexão entre a força tecnológica das indústrias com a sensibilidade e a criatividade dos designers brasileiros. As peças apresentadas traziam linhas contemporâneas, materiais sustentáveis e interpretações singulares da herança material, histórica e cultural brasileira, mostrando que o design nacional é original, sustentável e de potencial global.

Mais do que um recorte de produtos, a ação propôs um novo olhar para o futuro do design: em que tradição e inovação caminham lado a lado, onde diferentes biomas e culturas locais se traduzem em propostas de mobiliário contemporâneo, e em que a integração entre indústria e design se torna ferramenta estratégica para ampliar a presença do país no mercado internacional.

Ao levar essa diversidade para Milão, o Design + Indústria reafirmou que o Brasil é capaz de contar histórias e criar diálogos potentes, que atravessam fronteiras, através dos seus materiais, processos e olhares.

Parcerias
Empresários

Impacto e perspectivas futuras

Em termos de negócios, estima-se que a participação brasileira tenha gerado aproximadamente US$ 111,8 milhões em negociações fechadas e prospectadas, além de milhares de contatos e novas parcerias estabelecidas. O saldo comercial soma-se ao reconhecimento simbólico e institucional da marca Brasil no cenário internacional. Veja os principais resultados abaixo. 

Resultado Geral

Em um contexto de crescente demanda global por produtos com alma, responsabilidade e inovação, o Brasil reforça seu posicionamento: “A presença em Milão é apenas um capítulo de um movimento contínuo de valorização da cultura material brasileira e de fortalecimento da indústria nacional no exterior. O que vimos em Milão foi um Brasil que encanta, que propõe, que dialoga com o mundo sem abrir mão de sua identidade”, conclui Cândida Cervieri, diretora-executiva ABIMÓVEL.

Chuva de Caju no Fuorisalone

Paralelamente ao iSaloni, o Brasil também brilhou no Fuorisalone 2025, o circuito de mostras e instalações de design espalhadas por Milão. A exposição “Chuva de Caju”, instalada na Università degli Studi di Milano, levou ao público italiano e internacional um conceito criativo inspirado em um fenômeno natural que simboliza renovação e transformação.

Curada pelo designer Bruno Simões e organizada pela ApexBrasil com apoio da ABIMÓVEL, a mostra imersiva exibiu móveis, objetos e materiais brasileiros inovadores – de madeiras certificadas a couros sustentáveis e técnicas artesanais contemporâneas – conectando os visitantes à riqueza cultural e à criatividade brasileira. Aberta ao grande público como parte da exposição INTERNI “cre-Action”, a ação ampliou a visibilidade do Brasil na Semana de Design de Milão, demonstrando que nosso país não apenas exporta produtos, mas também novas formas de ver o mundo.

📌 Acompanhe os próximos passos do Projeto Brazilian Furniture:
 🔗 abimovel.com | brazilianfurniture.org.br
 📲 Redes sociais: @abimovel | @apexbrasil

Projeto Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.

Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ 763,02 milhões em exportações de produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.

Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.

Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br

Sobre a ABIMÓVEL

Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros. 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — Europa
Setor de Exportação: Moda
Setor de Investimento: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português
Erro: