O Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), recebeu na última quinta-feira (18) o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso, para uma palestra sobre o tema: “Por que o Brasil? Estabilidade institucional, segurança jurídica e ambiente de negócios”.
Em sua apresentação, o ministro destacou o papel do Brasil como uma das dez maiores economias do mundo, com Produto Interno Bruto (PIB) estimado em cerca de US$ 2 trilhões. Barroso destacou também o crescimento do PIB acima das expectativas nos últimos dois anos, além das reservas internacionais robustas do país e a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica.
O ministro chamou atenção para desafios estruturais enfrentados pelo Brasil, mas enfatizou que o país sobressai como destino especialmente atraente para investimentos. Salientou, ainda, o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) como maior programa de inclusão social do mundo. “Com todos os seus desafios, o SUS foi fundamental para salvar milhares de vidas durante a pandemia”, lembrou.
No campo institucional, Barroso alertou para o cenário global de enfraquecimento democrático, que já não ocorre apenas por golpes militares, mas por líderes eleitos que, uma vez no poder, desconstroem os pilares da democracia. “A estabilidade institucional brasileira é uma conquista a ser preservada com vigilância e responsabilidade”, afirmou.
A Comissária-Geral do Brasil para a Expo 2025 Osaka, Maria Luisa Cravo Wittenberg, destacou a relevância do evento. “A palestra mostrou a potência do Brasil e o compromisso do país em enfrentar seus desafios sociais e educacionais com seriedade e trabalho conjunto”, afirmou.
Presenças internacionais reforçam prestígio do evento
A palestra contou com a participação de cerca de 50 convidados, incluindo representantes de pavilhões de países lusófonos. A Comissária do Pavilhão de Angola, Albina Assis, ressaltou a relação histórica com o Brasil: “Foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola”. O Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Embaixador Aldemo Garcia, elogiou a exposição feita por Barroso: “O ministro abordou com profundidade os principais desafios enfrentados pelo Brasil”.
Também estiveram presentes o Comissário-Geral do Pavilhão de São Tomé e Príncipe, Hamilton Cruz, que destacou a cooperação com o Brasil; e o Comissário-Geral de Moçambique, Riduan Ismael Adamo, que considerou a palestra “muito didática sobre a sociedade brasileira”.
Representantes de isntituições brasileiras também aprticiparam do evento, como Vanessa Handa, do Grupo Mulheres do Brasil que afirmou que “a palestra foi uma verdadeira aula sobre o Brasil atual”.
Assista aqui a palestra completa.