Empresas lideradas por mulheres se destacam no comércio internacional e conquistam prêmios com biocosméticos 

24/03/2025
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Empresas lideradas por mulheres se destacam no comércio internacional e conquistam prêmios com biocosméticos 
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em homenagem ao Mês Internacional das Mulheres, ApexBrasil celebra conquistas de empresárias brasileiras que estão fazendo a diferença no mercado de cosméticos sustentáveis 

O mercado global de cosméticos naturais e orgânicos vem crescendo significativamente, impulsionado pela crescente conscientização dos consumidores sobre saúde, bem-estar e sustentabilidade ambiental. De acordo com a Business Research Insights, o setor no mundo foi avaliado em US$ 11,51 bilhões em 2023 e deve atingir US$ 22,06 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual de 7,5%. Nesse cenário, empresas inovadoras brasileiras e lideradas por mulheres têm se destacado ao unir tecnologia e biodiversidade para oferecer produtos eficazes e ecologicamente responsáveis, atendendo à demanda global por biocosméticos sustentáveis. 

As marcas brasileiras Bioart Biodermocosméticos, fundada por Soraia Zonta, e a Brazilian Secrets Hair, da empresária Andréa Vieira, são exemplos desse movimento. Comprometidas com a sustentabilidade, ambas vêm ganhando reconhecimento internacional e conquistando prêmios globais. Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), essas empresas fortaleceram sua presença no mercado externo e mostram que inovação e responsabilidade ambiental podem impulsionar a competitividade brasileira no setor de beleza. 

"Na ApexBrasil, temos um compromisso estratégico com a sustentabilidade e a equidade de gênero no comércio exterior. Trabalhamos para apoiar empresas brasileiras que são lideradas por mulheres e que praticam negócios responsáveis, alinhados a diretrizes globais de sustentabilidade”, afirma Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil. 

A diretora lembra que, além do programa Mulheres e Negócios Internacionais ter impactado diretamente 1.437 empresas lideradas por mulheres em 2024, a Agência aplica uma lente de gênero em todos os seus projetos com benefícios como vagas prioritárias, pontuação extra, critérios de desempate e descontos para participação em eventos e treinamentos oferecidos pela ApexBrasil.    

 

Reconhecimento da ONU 

No dia 13 de março de 2025, em Viena, na Áustria, Soraia Zonta, fundadora e CEO da Bioart, se tornou a primeira mulher latino-americana a conquistar a medalha de ouro na categoria Women Led Initiatives do Chemical Leasing Award, promovido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Além do prêmio, a empresária foi nomeada embaixadora da ONU para iniciativas sustentáveis na América Latina. 

"Estou muito emocionada. Depois do evento, fui convidada para representar o Brasil em eventos nos Estados Unidos e Portugal. Ser ouro no meio de tantos europeus e americanos, a maioria homens, tem um valor especial para mim. Agora nosso principal desafio é levar esse modo sistêmico de produção verde para novos empreendedores", afirmou Soraia. 

O Chemical Leasing Award reconhece iniciativas que promovem a gestão responsável de produtos químicos. A Bioart se destacou por sua atuação baseada na economia circular e na sustentabilidade, seguindo três pilares principais: liderança feminina, rastreabilidade da cadeia produtiva e educação do consumidor sobre cosméticos limpos e livres de toxinas. Duas linhas da empresa foram premiadas: a Linha Essencial e a Linha Solar, ambas livres de toxinas e disruptores endócrinos. "Fomos pioneiros em trazer maquiagem sem nenhuma toxicidade, pensando no bem-estar das pessoas e do planeta”, lembra Soraia. 

Com sede em Florianópolis, a Bioart já comercializou seus produtos de cuidados com a pele e beleza em países como Holanda, Portugal, Peru e França. Com a retomada das exportações após a pandemia, a empresa vem buscando ampliar sua presença na América Latina e Europa. Soraia conta que um dos impulsos para a exportação veio do Projeto ICV Global, realizado pela ApexBrasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2017. A iniciativa proporcionou uma aceleração para empresas brasileiras interessadas em exportação. Na ocasião, Soraia Zonta participou de mentorias sobre desenvolvimento e inovação no Vale do Silício, na Califórnia.  

A empresária também foi palestrante no E-Xport Meeting de 2024, evento da ApexBrasil voltado para o e-commerce internacional, realizado no final de julho, em São Paulo. Na ocasião, Soraia compartilhou sua trajetória e ressaltou a importância do compromisso socioambiental no mundo dos negócios. "As empresas sustentáveis são inúmeras vezes mais inovadoras e saudáveis para o planeta e para as pessoas. Precisamos cada vez mais conectar ética, sustentabilidade e criatividade no atendimento", destacou. 

Segundo Soraia, a sustentabilidade na Bioart não é apenas um discurso, mas uma prática consolidada há mais de uma década. Desde sua fundação, a empresa adotou rigorosos padrões internacionais, como a certificação Cosmos Ecocert, que avalia toda a cadeia produtiva – desde o manejo sustentável dos ingredientes até as condições de trabalho justas para mulheres e homens. 

A empresária destaca ainda que liderar um negócio sendo mulher impõe desafios adicionais, especialmente quando se busca criar um ambiente que apoie outras mulheres. “Está no meu posicionamento, no meu manifesto como mulher, aplicar todos esses pilares que o Chemical Leasing nos brindou com essa premiação. E isso é algo que eu pratico desde que comecei meus negócios”, afirma Soraia Zonta. Para ela, a liderança feminina enfrenta barreiras adicionais, seja no mercado, seja na estrutura social. “Liderar uma empresa onde queremos trazer mulheres que têm filhos é um desafio maior. A mulher tem mais barreiras em tudo: no mercado, nos negócios, no próprio Brasil”, acrescenta. Segundo ela, o reconhecimento da ONU tem um significado especial nesse contexto. “Esse prêmio existe desde 2014, mas só agora, 10 anos depois, houve a primeira premiação feminina nesse segmento. As mulheres começaram a ter mais destaque porque se posicionam, fazem com verdade, com qualidade”, ressalta. 

Além da recente premiação da ONU, Soraia já recebeu diversos prêmios, como o Monumental Liderança Feminina (2023), o The Winner Paris (2022), o IF Design Award (2021) e o Prêmio Vogue e EcoEra (2015), entre outros, consolidando seu papel como líder na indústria de beleza sustentável. 

 

Presente nos cinco continentes  

Outra empresa que vem se destacando internacionalmente é a Brazilian Secrets Hair (BSH). Apoiada pelo projeto Beautycare Brazil, realizado pela ApexBrasil em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a empresa conquistou um lugar no top 3 do renomado Cosmoprof Awards 2025, na categoria Produtos para Cabelo, com sua inovação Águas do Rio. A premiação ocorreu no dia 21 de março, durante a 56ª edição da Cosmoprof Worldwide Bologna, na Itália, trazendo para marca lugar de destaque no setor de cosméticos.  

O produto Águas do Rio é pioneiro no alisamento líquido vegano, trazendo uma tecnologia sem ácido glioxílico, sem tempo de espera e sem necessidade de enxágue, oferecendo um cuidado mais prático e seguro para os cabelos. "Nosso DNA está realmente na pesquisa e desenvolvimento. Buscamos constantemente novas tecnologias e inovações associadas a ingredientes naturais e biotecnologia, como a queratina vegetal", afirma Andréa Vieira, fundadora e CEO da BSH. 

Desde sua fundação, em 2011, no Rio de Janeiro, a Brazilian Secrets Hair tem se destacado pela combinação de inovação e sustentabilidade. Utilizando bioativos da floresta amazônica, a marca desenvolve produtos veganos, não testados em animais e em conformidade com os padrões regulatórios internacionais, como os da União Europeia, FDA (EUA) e ANVISA (Brasil). 

"Quando estamos desenvolvendo um produto, é essencial que uma empresa voltada para exportação compreenda a parte regulatória e as exigências específicas dos ingredientes. Certos componentes podem ter restrições em alguns países e serem permitidos em outros", explica Andréa. Segundo a empresária, a certificação é um aspecto muito importante. “Todos os nossos produtos são devidamente certificados como veganos pela The Vegan Society, na Inglaterra”, conta.  

A empresa também se preocupa com a pegada ambiental de suas embalagens. "Hoje, trabalhamos com plásticos biodegradáveis, que se decompõem em apenas sete anos, ao invés dos mais de 200 anos dos plásticos convencionais. Buscamos um trabalho de sustentabilidade para que nossos produtos tenham cada vez mais aceitação e reconhecimento ecológico", destaca Andréa. 

A Brazilian Secrets Hair vem ampliando sua presença global e hoje exporta seus produtos para mais de 35 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e o Oriente Médio. "Nosso mercado-alvo está voltado para a Europa e Oriente Médio, mas também temos uma excelente presença em países como Malásia e Filipinas. Hoje, quase 100% dos nossos produtos são exportados, o que nos enche de orgulho, especialmente ao chegarmos a mercados com regulamentações extremamente restritas", comenta Andréa. 

Ela também destaca os desafios e conquistas da presença feminina no mercado global: "sabemos que negociar em países árabes pode ser um desafio para as mulheres, mas adotamos uma postura profissional sólida. Estamos há mais de 15 anos no Oriente Médio, trabalhando com os principais players da região. Nossa trajetória não só fortalece a presença da nossa marca, mas também levanta a bandeira do Brasil e das mulheres fortes e executivas, que podem liderar qualquer tipo de negociação e consolidar nossa marca no cenário internacional". 

Ao longo dos anos, a BSH colecionou diversas premiações, incluindo o Prêmio ABRE, com a linha Bossa do Brasil, em 2024, e o Prêmio Produto para Cabelo do Ano, na Beautyworld Middle East, com o Hair, em 2023. 

  

Sobre o Beautycare Brazil 

Uma parceria entre a ApexBrasil e a ABIHPEC, o projeto Beautycare Brazil tem como objetivo impulsionar as exportações do setor, abrangendo desde produtos acabados até ingredientes, embalagens e serviços correlatos, além de fortalecer a imagem da indústria brasileira no mercado global. Com foco tanto em empresas que buscam ingressar no comércio exterior quanto naquelas já exportadoras, o Beautycare Brazil oferece suporte estratégico para a internacionalização, consolidando o Brasil entre os principais players do segmento. Em 2024, foram 80 empresas apoiadas, que juntas exportaram US$ 116 milhões. No mesmo ano, conforme a ABIHPEC, o setor movimentou US$ 884 milhões.  

Tema: Não se aplica
Mercado: Outros
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: