ApexBrasil identifica mais de 1800 oportunidades para produtos brasileiros no mercado paraguaio

ApexBrasil identifica mais de 1800 oportunidades para produtos brasileiros no mercado paraguaio

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Perfil de Comércio e Investimentos Paraguai traz também dados macroeconômicos, análises das tendências de exportações e importações, além de dados de acesso de mercado

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) continua seu giro pela América do Sul. Após os estudos com foco no Chile, Argentina e na Colômbia, Bolívia e  Mercosul, agora apresenta o Perfil de Comércio e Investimentos Paraguai. 

Em 2023, o Brasil superou a China e voltou a ser o maior fornecedor do mercado paraguaio com participação de 24,5%.  Nesse ano, as exportações brasileiras somaram US$ 3,7 bilhões, o maior valor da série desde 2003. Entre os principais produtos exportados estão máquinas agrícolas, adubos e fertilizantes químicos, automóveis e tratores, o que mostra uma pauta exportadora diversificada. 

Oportunidades: 

De acordo com o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, há 1.843 produtos com oportunidades de exportação para o Paraguai. Confira:  

  • Máquinas e equipamentos de transporte (destaques: ligação de circuitos elétricos, bicicletas etc.);
  • Combustíveis (destaques: óleos de petróleo, óleos leves etc.);
  • Produtos químicos (destaques: preparações capilares, produtos de beleza ou de maquilagem, medicamentos etc.)
  • Artigos manufaturados (destaques: produtos laminados planos de ferro ou aço, veludos e pelúcias garrafões, garrafas, frascos, tecidos de felpa longa, caixas e cartonagens etc.)

Acesso a mercado:

Além do Acordo de Complementação n.° 18 (ACE 18), que estabelece o marco comercial do Mercosul, o comércio entre Brasil e Paraguai também está amparado pelo ACE 74, voltado para produtos automotivos e internalizado em 2020. O processo de desgravação tarifária do ACE 74 foi finalizado em 2022. Dessa maneira, desde janeiro de 2023, os produtos passaram a ter margens preferenciais de 100%.

Investimentos

Em termos de investimentos, apesar de o Banco Central não ter divulgado o estoque de IED do Paraguai no Brasil em 2022, a Fitch contabiliza três obras de infraestrutura copatrocinadas pelo governo do Paraguai e o governo brasileiro. Duas delas compõem o “Corredor Bioceânico”, projeto que pretende ligar o Centro-Oeste brasileiro ao porto chileno de Antofagasta, através do Paraguai.

Quer saber mais e sobre o comércio, investimentos e questões de acesso ao mercado paraguaio? Veja o estudo completo

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Energias renováveis
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: