ApexBrasil e MDIC realizam encerramento do primeiro ciclo do Programa Elas Exportam

ApexBrasil e MDIC realizam encerramento do primeiro ciclo do Programa Elas Exportam

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Evento ocorrerá no dia 29 de novembro, às 14h, e incluirá histórias inspiradoras de empresárias que participaram do Programa 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) comemoram a conclusão da primeira edição do Programa Elas Exportam, cujo objetivo é apoiar mulheres empreendedoras interessadas em expandir-se no mercado internacional. O evento de encerramento ocorrerá na quarta-feira, dia 29, a partir das 14h, no auditório da ApexBrasil, em Brasília, e será transmitido simultaneamente pelo YouTube da Agência (clique aqui). 

O Programa busca aumentar a participação feminina no comércio exterior, já que, segundo estudo recente da Secretaria de Comércio Exterior, apenas 14% das empresas exportadoras possuem preponderância de mulheres nos seus quadros societários. O Elas Exportam teve como principal objetivo a formação de duplas de mentoria, em que empresárias experientes no comércio exterior apoiaram o desenvolvimento de empresárias iniciantes interessadas em se engajar na exportação. O ciclo inaugural foi realizado de agosto a novembro de 2023, e contou com intenso envolvimento das mentoras e mentoradas. 

De acordo com a Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, a primeira edição do programa atesta a importância da iniciativa e da construção de redes de mulheres. “Sabemos que adquirir as habilidades necessárias para a exportação é um processo complexo, então desenhamos essa iniciativa justamente para atacar os principais desafios, técnicos e socioemocionais, presentes nessa caminhada. Estamos encerrando esse ciclo inicial com uma percepção muito positiva do Elas Exportam, animadas com os próximos ciclos, em que adotaremos o formato setorial”, comemora.  

A solenidade de encerramento do primeiro ciclo do Programa contará com a presença de Tatiana Prazeres, Secretária de Comércio Exterior do MDIC, Clarissa Furtado, Gerente de Competitividade da ApexBrasil, e Dorothea Werneck, ex-Ministra do MDIC e ex-Presidente da ApexBrasil. As instituições parceiras do Programa, Rede Mulher Empreendedora (RME), Confederação Nacional da Indústria (CNI), SEBRAE Delas, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Banco do Brasil, também estarão presentes. 

A Secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, destaca a importância de iniciativas concretas, como o Elas Exportam, para que os ganhos do comércio atinjam um público mais amplo. “O diagnóstico de baixa participação das mulheres no comércio exterior nos lançou a responsabilidade de pensar em políticas públicas que contribuam para reverter esse quadro. Estamos muito satisfeitos com o primeiro ciclo do Elas Exportam, esperamos que o programa contribua para uma distribuição mais igualitária dos benefícios do comércio exterior”, afirma. 

Além das apresentações institucionais, a programação da tarde também inclui um painel com história inspiradoras de superação no comércio exterior, de mentoras e mentoradas que participaram do Programa. Haverá, ainda, a distribuição dos certificados às participantes e uma discussão sobre o que está reservado para as próximas edições, com recorte setorial focado em moda e cosméticos. 

Dez sessões de trocas 

O primeiro ciclo do Programa Elas Exportam foi composto de mentorias individuais e coletivas, oficinas, seminários e treinamentos de pitch (oratória), proporcionando suporte ao desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais fundamentais para impulsionar a atividade exportadora.  

Ao todo, foram realizadas dez sessões que abrangeram uma variedade de temas essenciais para a expansão das empresas no mercado internacional. Dentre as questões tratadas nos encontros estão: autoimagem, marketing e vendas internacionais, operações e logística internacional, negociação no comércio internacional, e-commerce, design e embalagens, entre outros. 

O Programa Elas Exportam surgiu como uma iniciativa crucial para reduzir o gap de gênero no comércio exterior. Além disso, o projeto faz parte das ações do programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil, que inclui atividades de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres.  

Encerramento da 1ª Edição do Programa Elas Exportam 

  • Data: 29 de novembro 
  • Horário: 14h às 18h 
  • Transmissão via YouTube: clique aqui

Elas Exportam 

O projeto Elas Exportam foi desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A ação será realizada em ciclos semestrais. Estão sendo oferecidas mentorias individuais e coletivas, oficinas, seminários e treinamento de pitch (oratória) para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a atividade exportadora. O objetivo é aumentar a presença de empresas brasileiras lideradas por mulheres no comércio internacional. 

Mulheres e Negócios Internacionais 

A ação é parte do Programa Mulheres e Negócios Internacionais, desenvolvido pela ApexBrasil. O Programa foi criado com o objetivo de apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacional, e conta com diversas atividades, como ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres. 

Tema: Qualificação Empresarial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: