A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) deu início às primeiras edições do Exporta Mais Brasil de 2025 no dia 7 de abril, em Aracaju (SE). A iniciativa teve foco no setor de Healthy Foods – alimentos e bebidas saudáveis – e contou com a participação de 20 empresas brasileiras, sendo19 com lideranças femininas. As exportadoras brasileiras representaram sete estados e, nos dois dias de evento na capital sergipana, foram realizadas 90 reuniões de negócios com seis compradores oriundos do Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Índia, Moçambique e Portugal. Foram realizados US$ 350 mil em negócios imediatos e US$ 1,6 milhão em expectativas de negócios para os próximos 12 meses.
Esta edição do Exporta Mais permitiu à ApexBrasil ajudar pequenos e médios empreendedores a mostrarem seus produtos a potenciais clientes estrangeiros e conhecer melhor as exigências de mercado. Bruno Rocha, da Anora Alimentos, acredita que a Agência contribuiu bastante para que sua empresa começasse a ter um olhar mais especial para o mercado internacional. “Por conta do PEIEX, a gente acabou indo para o Canadá. Depois disso, entendemos um pouco mais sobre temas relacionados a negociação, preço, frete. O PEIEX também nos auxiliou a entender como começar esse processo de exportação e ver que não era tão difícil assim. Pelo contrário, tem um caminho e um trabalho a ser feito, que a gente vai se organizando e vai fazendo acontecer.”
Ao invés de levar empresas brasileiras para fora do Brasil para participar de ações de promoção comercial, o programa Exporta Mais Brasil traz compradores internacionais ao país para fazerem negócios diretos com os produtores nacionais. Além disso, a iniciativa possibilita a esses compradores verem de perto a produção local, por meio de visitas técnicas onde podem conhecer de perto o processo de produção dos produtos e serviços do segmento em que atuam. . Nessa edição , os convidados estrangeiros visitaram as fábricas da Maratá Sucos do Nordeste e a da Tropfruit Nordeste, ambas em Estância, a cerca de 65km de Aracaju, e conheceram o processo produtivo de sucos na região.
Sérgio Ferreira, responsável pelo Escritório Nordeste da ApexBrasil, destacou a importância da troca de ideias realizadas entre empresários internacionais e nacionais. “Tratou-se de uma grande oportunidade para colocamos frente a frente compradores internacionais e empresas brasileiras,incentivando as exportações do país. Em Aracaju, tivemos seis diferentes compradores, de seis países distintos, realizando reuniões com 20 empresas de todas as regiões do Brasil.”
Uma novidade neste ano é a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), que viabilizará parte das passagens nacionais e hospedagens para MPEs participantes quando não forem oriundas do estado em que ocorrerá a rodada. Os compradores internacionais também contam, pela primeira vez, com o catálogo da Buy Brazil, plataforma que reúne empresas participantes das ações de promoção da ApexBrasil por meio de vitrines digitais exclusivas.