O segundo semestre de 2025 tem sido marcado por uma agenda intensa de ações internacionais do Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Depois de participar da feira ILDEX Indonésia, o projeto seguiu seu roteiro pela Ásia e desembarcou na China, onde realizou encontros estratégicos em Pequim.
No dia 23 de setembro, representantes da ABRA foram recebidos pela Embaixada do Brasil em Pequim. A reunião institucional teve como objetivo alinhar estratégias, reforçar a cooperação bilateral e contextualizar as iniciativas brasileiras do setor de reciclagem animal no mercado chinês. O diálogo aproximou as ações do projeto das prioridades diplomáticas brasileiras, oferecendo respaldo institucional às próximas movimentações no país.
A escala do mercado chinês reforça a relevância desse alinhamento. O país lidera os três pilares do consumo de ingredientes utilizados em rações, pet food e produtos derivados de origem animal: possui o maior rebanho suíno do mundo, com 427 milhões de cabeças previstas para 2025; a maior população de aves, com 5,3 bilhões de cabeças em 2023; e a maior produção de pescado, estimada em 52,9 milhões de toneladas em 2025.
Esse cenário representa oportunidades diretas para a indústria brasileira de reciclagem animal. A recente habilitação de 51 plantas brasileiras amplia a capacidade de atendimento a um mercado exigente, que prioriza qualidade, rastreabilidade e controle sanitário. O setor vem se estruturando, com apoio técnico e institucional da ABRA e do projeto Brazilian Renderers, para atender a essas demandas.
A reunião em Pequim integra o roteiro internacional do projeto, que busca consolidar a presença do Brasil em mercados estratégicos e fortalecer a competitividade global da reciclagem animal.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.