México autoriza importação de farinhas de origem animal do Brasil

23/09/2025
Notícias do Agro

Por: Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
México autoriza importação de farinhas de origem animal do Brasil

Descrição da imagem: A imagem mostra a bandeira do México em primeiro plano à esquerda, ao lado de montes de farinhas de origem animal de diferentes cores e texturas, representando os produtos brasileiros. No centro, há um tubo de ensaio com óleo amarelo translúcido, simbolizando derivados do setor. Ao fundo, aparecem contêineres de carga em porto, remetendo ao comércio internacional e às exportações.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O governo brasileiro e o governo do México concluíram as negociações sanitárias que autorizam a exportação de farinhas de origem animal (de bovinos e suínos) do Brasil para o mercado mexicano. O anúncio foi feito ao final da Missão México, realizada na Cidade do México entre 26 e 28 de agosto, da qual a ABRA integrou a delegação oficial.

A conquista resulta do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e reflete a atuação da ABRA e do Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dedicado à promoção internacional de farinhas, gorduras e outros produtos da reciclagem animal.

Com cerca de 130 milhões de habitantes e segunda maior economia da América Latina, o México é um destino estratégico. Segundo o MAPA, entre janeiro de 2023 e julho de 2025, importou US$ 7,7 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para soja, café e proteínas. A nova abertura amplia esse fluxo e cria oportunidade direta para os exportadores de reciclagem animal, segmento essencial para rações, pet food e insumos de origem animal.

Para sustentar essa abertura e transformar intenção em negócios, a aproximação com o mercado mexicano vem sendo construída pelo Brazilian Renderers desde 2022, quando participou da FIGAP 2022 – Livestock Innovation and Business Forum for Mexico and Latin America. De lá para cá, a ABRA ainda marcou presença em eventos como o Foro Mascotas e o III Congresso Nacional de Fabricantes de Alimentos Balanceados para Animais (CONAAL), além de apoiar institucionalmente agendas relacionadas ao setor, à exemplo do Foro Global Agroalimentario (FGA 2025), e o Projeto promoveu a rodada de negócios Business Connection México, no ano passado.

A escolha de realizar a REAM 2025, organizado pela ABRA e AgriGlobal Market, em solo mexicano, em Guadalajara, também colabora para consolidar o país como destino prioritário nas ações de internacionalização do setor e acelerar contratos.

Brazilian Renderers

Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.

Sobre a ABRA

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América Central e Caribe
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Outros
Erro: