O governo brasileiro e o governo do México concluíram as negociações sanitárias que autorizam a exportação de farinhas de origem animal (de bovinos e suínos) do Brasil para o mercado mexicano. O anúncio foi feito ao final da Missão México, realizada na Cidade do México entre 26 e 28 de agosto, da qual a ABRA integrou a delegação oficial.
A conquista resulta do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e reflete a atuação da ABRA e do Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dedicado à promoção internacional de farinhas, gorduras e outros produtos da reciclagem animal.
Com cerca de 130 milhões de habitantes e segunda maior economia da América Latina, o México é um destino estratégico. Segundo o MAPA, entre janeiro de 2023 e julho de 2025, importou US$ 7,7 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para soja, café e proteínas. A nova abertura amplia esse fluxo e cria oportunidade direta para os exportadores de reciclagem animal, segmento essencial para rações, pet food e insumos de origem animal.
Para sustentar essa abertura e transformar intenção em negócios, a aproximação com o mercado mexicano vem sendo construída pelo Brazilian Renderers desde 2022, quando participou da FIGAP 2022 – Livestock Innovation and Business Forum for Mexico and Latin America. De lá para cá, a ABRA ainda marcou presença em eventos como o Foro Mascotas e o III Congresso Nacional de Fabricantes de Alimentos Balanceados para Animais (CONAAL), além de apoiar institucionalmente agendas relacionadas ao setor, à exemplo do Foro Global Agroalimentario (FGA 2025), e o Projeto promoveu a rodada de negócios Business Connection México, no ano passado.
A escolha de realizar a REAM 2025, organizado pela ABRA e AgriGlobal Market, em solo mexicano, em Guadalajara, também colabora para consolidar o país como destino prioritário nas ações de internacionalização do setor e acelerar contratos.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.