Missão empresarial em Toronto reforça a conexão entre Brasil e Canadá e abre novas oportunidades para o setor de gemas e joias.
A recente missão empresarial a Toronto, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC), destacou-se como uma oportunidade estratégica para o setor brasileiro de gemas e joias. Integrada à programação da Brazil Week, a iniciativa buscou estreitar a relação econômica entre os dois países e fomentar parcerias promissoras.
A participação do projeto Precious Brazil — desenvolvido pela iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — ganha relevância em um cenário de desafios impostos pelo tarifário norte-americano. Frente a esse contexto, a diversificação de destinos de exportação tornou-se prioridade, e o Canadá se mostra como um mercado de interesse crescente.
Reconhecido internacionalmente como referência em pequena mineração ética, o Canadá oferece ao Brasil a oportunidade de alinhar-se com as melhores práticas globais. O IBGM, que vem desenvolvendo um modelo de autorregulação para a mineração de ouro em pequena escala, identifica nessa aproximação um caminho para reforçar o compromisso do setor com sustentabilidade e responsabilidade.
Embora o volume de exportações brasileiras de gemas e joias para o Canadá ainda seja modesto, a missão abriu portas para novas perspectivas de crescimento. O evento promoveu conexões diretas entre o Precious Brazil e importantes agências de fomento à internacionalização no mercado canadense. Essa interlocução é fundamental para identificar oportunidades, construir relações de confiança e consolidar a presença do Brasil em um destino que valoriza inovação, transparência e práticas sustentáveis.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.