Precious Brazil fortalece conexões no Canadá em busca de novos mercados

23/09/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Vita Conteúdo

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Precious Brazil fortalece conexões no Canadá em busca de novos mercados
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Missão empresarial em Toronto reforça a conexão entre Brasil e Canadá e abre novas oportunidades para o setor de gemas e joias.

A recente missão empresarial a Toronto, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Brazil-Canada Chamber of Commerce (BCCC), destacou-se como uma oportunidade estratégica para o setor brasileiro de gemas e joias. Integrada à programação da Brazil Week, a iniciativa buscou estreitar a relação econômica entre os dois países e fomentar parcerias promissoras.

A participação do projeto Precious Brazil — desenvolvido pela iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — ganha relevância em um cenário de desafios impostos pelo tarifário norte-americano. Frente a esse contexto, a diversificação de destinos de exportação tornou-se prioridade, e o Canadá se mostra como um mercado de interesse crescente.

Reconhecido internacionalmente como referência em pequena mineração ética, o Canadá oferece ao Brasil a oportunidade de alinhar-se com as melhores práticas globais. O IBGM, que vem desenvolvendo um modelo de autorregulação para a mineração de ouro em pequena escala, identifica nessa aproximação um caminho para reforçar o compromisso do setor com sustentabilidade e responsabilidade.

Embora o volume de exportações brasileiras de gemas e joias para o Canadá ainda seja modesto, a missão abriu portas para novas perspectivas de crescimento. O evento promoveu conexões diretas entre o Precious Brazil e importantes agências de fomento à internacionalização no mercado canadense. Essa interlocução é fundamental para identificar oportunidades, construir relações de confiança e consolidar a presença do Brasil em um destino que valoriza inovação, transparência e práticas sustentáveis.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros — Promoção Comercial
Mercado: América do Norte
Setor de Exportação: Pedras, bijuterias e joias
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: