Brasil amplia exportações ao Japão com abertura para produtos da reciclagem animal

23/09/2025
Notícias do Agro

Por: Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil amplia exportações ao Japão com abertura para produtos da reciclagem animal

Descrição da imagem: A imagem apresenta a bandeira do Japão ao fundo, com destaque para o círculo vermelho central. Em primeiro plano, há montes de farinhas de origem animal em diferentes tonalidades e, ao lado direito, um recipiente de vidro com óleo amarelo translúcido, simbolizando os produtos exportados pelo Brasil ao mercado japonês.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O Japão autorizou a importação de produtos à base de gordura de aves, suínos e bovinos do Brasil, abrindo um novo e promissor mercado para o setor de reciclagem animal. A negociação sanitária foi concluída entre os governos brasileiro e japonês, com participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Os ingredientes, utilizados na fabricação de ração animal e pet food, agora podem ser exportados para um dos mercados mais exigentes do mundo.

A abertura comercial é resultado também do trabalho do Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O projeto promoveu, em maio de 2024, o Business Connection Japan, realizado na Embaixada do Brasil em Tóquio durante a Missão Ásia. A rodada de negócios reuniu 15 empresas japonesas interessadas nos produtos da reciclagem animal brasileira, com foco em qualidade, segurança sanitária e potencial de fornecimento para o mercado japonês.

O evento contou com a presença do Secretário Henrique Eller, Chefe do Setor de Agricultura da Embaixada, representando o Embaixador Octávio Henrique Côrtes. O Adido Agrícola do MAPA, Marco Aurélio Pavarino, apresentou as oportunidades do setor no comércio bilateral. No evento, o Brazilian Renderers destacou a sanidade, rastreabilidade e qualidade dos produtos brasileiros, despertando o interesse dos participantes com a exibição

de um vídeo institucional. Após as apresentações das empresas participantes do projeto, foram realizadas rodadas de negócios e um almoço de encerramento, que consolidou conexões e abriu espaço para parcerias futuras.

A programação incluiu ainda uma reunião preparatória no dia 13 de maio, também na Embaixada, para alinhar os temas estratégicos da rodada com autoridades e representantes do setor. No dia seguinte ao Business Connection, o projeto foi recebido pela Japan Pet Food Association, fortalecendo o diálogo com uma das entidades mais relevantes para o setor no país.

Segundo o MAPA, com 125 milhões de habitantes, o Japão é a terceira maior economia do mundo e um importante parceiro do agronegócio brasileiro. Em 2024, foi o 7º maior destino das exportações agrícolas do Brasil, com embarques que somaram US$ 3,3 bilhões. De janeiro a julho de 2025, o volume exportado já alcança US$ 1,8 bilhão. A entrada das gorduras animais nesse fluxo consolida o Brasil também como fornecedor de matéria-prima de origem animal para nutrição pet e animal, setor no qual o país desponta pela excelência sanitária e tecnológica das farinhas, gorduras, palatabilizantes, hemoderivados e proteínas hidrolisadas.

Brazilian Renderers

Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.

Sobre a ABRA

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Outros
Erro: