O Japão autorizou a importação de produtos à base de gordura de aves, suínos e bovinos do Brasil, abrindo um novo e promissor mercado para o setor de reciclagem animal. A negociação sanitária foi concluída entre os governos brasileiro e japonês, com participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Os ingredientes, utilizados na fabricação de ração animal e pet food, agora podem ser exportados para um dos mercados mais exigentes do mundo.
A abertura comercial é resultado também do trabalho do Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O projeto promoveu, em maio de 2024, o Business Connection Japan, realizado na Embaixada do Brasil em Tóquio durante a Missão Ásia. A rodada de negócios reuniu 15 empresas japonesas interessadas nos produtos da reciclagem animal brasileira, com foco em qualidade, segurança sanitária e potencial de fornecimento para o mercado japonês.
O evento contou com a presença do Secretário Henrique Eller, Chefe do Setor de Agricultura da Embaixada, representando o Embaixador Octávio Henrique Côrtes. O Adido Agrícola do MAPA, Marco Aurélio Pavarino, apresentou as oportunidades do setor no comércio bilateral. No evento, o Brazilian Renderers destacou a sanidade, rastreabilidade e qualidade dos produtos brasileiros, despertando o interesse dos participantes com a exibição
de um vídeo institucional. Após as apresentações das empresas participantes do projeto, foram realizadas rodadas de negócios e um almoço de encerramento, que consolidou conexões e abriu espaço para parcerias futuras.
A programação incluiu ainda uma reunião preparatória no dia 13 de maio, também na Embaixada, para alinhar os temas estratégicos da rodada com autoridades e representantes do setor. No dia seguinte ao Business Connection, o projeto foi recebido pela Japan Pet Food Association, fortalecendo o diálogo com uma das entidades mais relevantes para o setor no país.
Segundo o MAPA, com 125 milhões de habitantes, o Japão é a terceira maior economia do mundo e um importante parceiro do agronegócio brasileiro. Em 2024, foi o 7º maior destino das exportações agrícolas do Brasil, com embarques que somaram US$ 3,3 bilhões. De janeiro a julho de 2025, o volume exportado já alcança US$ 1,8 bilhão. A entrada das gorduras animais nesse fluxo consolida o Brasil também como fornecedor de matéria-prima de origem animal para nutrição pet e animal, setor no qual o país desponta pela excelência sanitária e tecnológica das farinhas, gorduras, palatabilizantes, hemoderivados e proteínas hidrolisadas.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.