O projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), esteve em Kuala Lumpur entre os dias 27 e 29 de agosto para participar da Livestock Malaysia 2025 — considerada a maior exposição da cadeia de proteína animal no país. A feira reuniu mais de seis mil visitantes locais e internacionais em busca de inovação, tecnologias e parcerias estratégicas.
Com estande institucional, o Brazilian Renderers foi ponto de apoio para os associados da ABRA e empresas participantes do projeto. O espaço funcionou como vitrine dos produtos da reciclagem animal brasileira, além de base para networking, promoção de negócios e fortalecimento das relações comerciais com o mercado asiático. A presença no evento reforçou o posicionamento do setor como referência global em qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.
A atuação do projeto na Malásia contou com apoio direto da Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur, que prestigiou o estande e acompanhou as articulações locais. Estiveram presentes a embaixadora Daniella Ortega de Paiva Menezes, o chefe do Setor de Promoção Comercial, Victor Cirne, o adido agrícola brasileiro, Dalci de Jesus Bagolin, e Sangkar Bahadur, da equipe local. O suporte da representação diplomática foi essencial para fortalecer os vínculos institucionais e ampliar o alcance estratégico da participação brasileira.
Durante os três dias de feira, o estande recebeu também visitas de autoridades da Malásia, como Datuk Seri Isham Ishak, Secretário-Geral do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar; Sri Arthur Joseph Kurup, Vice-Ministro da mesma pasta; e Alda Binti Muhid, diretora de Serviços de Controle de Doenças e Biossegurança Veterinária. Os encontros ampliaram a visibilidade do projeto e abriram portas para futuras articulações institucionais e comerciais.
A Livestock Malaysia é organizada com apoio do Departamento de Serviços Veterinários e do Ministério da Agricultura da Malásia, reunindo fabricantes de ração, produtores, distribuidores, médicos-veterinários e representantes da indústria. A presença brasileira no evento integra as ações estratégicas do Brazilian Renderers para ampliar a presença internacional do setor e consolidar novos mercados.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.